Peça bastante tradicional na decoração de interiores, a mesa de centro pode ser usada em diferentes locais e de diversas maneiras. É importante que a procura por esse tipo de mobília leve em conta o ambiente onde será colocada e o estilo da residência.
Se ainda possui dúvidas, acompanhe este post com dicas que orientam a escolha para melhor proveito dos potenciais da mesa de centro!
Como escolher a mesa de centro?
Avalie o tamanho e formato do ambiente
Mesmo que pequena, toda mesa de centro ocupa uma área considerável. É por isso que você deve medir o cômodo para escolher um modelo que se encaixe no espaço e não prejudique a circulação das pessoas.
Mantenha sempre 60 centímetros de distância entre a mesa e os móveis mais próximos para garantir conforto e segurança na passagem dos moradores.
Para obter harmonia na composição, avalie também o formato do cômodo onde a mesa será colocada: ambientes quadrados pedem mesas quadradas ou com formato redondo, enquanto ambientes retangulares ficam melhores com mesas retangulares ou ovais.
Combine a mesa com a mobília existente
Se o cômodo possui uma decoração mais neutra e minimalista, você pode até ousar com uma mesa de centro colorida e diferenciada. Caso contrário, a dica é combinar o estilo da peça com o restante da mobília para evitar excesso de informações.
Em uma sala, por exemplo, a mesa de centro pode conter tonalidade semelhante à do estofado do sofá ou ser revestida com o mesmo material contido no aparador ou rack de TV. Quanto mais você puder unir as mesmas características em diferentes peças, mais harmonia trará ao conjunto.
Em que ambiente usar a mesa de centro?
Varandas e áreas externas
Além de decorar a casa nos ambientes internos, a mesa de centro também pode ser útil em espaços abertos ou ao ar livre. Em festas realizadas nas varandas e sacadas, você pode usar a peça para apoiar bandejas com aperitivos, louças, copos e guardanapos.
Só evite os modelos em madeira para essa finalidade, pois é um material que mancha em contato constante com alimentos e bebidas. Se quiser decorar a peça, aposte nas toalhinhas de renda de plástico que, além de belas, são fáceis de limpar.
Quartos e suítes
Uma mesa de centro mais alta substitui facilmente o criado-mudo dos quartos. Escolha um modelo com a mesma altura que a cama para obter funcionalidade com um visual mais moderno.
Na mesinha, você pode apoiar objetos importantes, como livros, agendas, despertador e telefone. Não se esqueça também de adicionar uma luminária ou abajur para os momentos de leitura.
Ah, e quem transformou um cantinho do quarto em home office pode aproveitar uma mesa baixinha ou menor para apoiar materiais e equipamentos de estudo/trabalho.
Salas de estar
A sala é o ambiente mais comum para usar esse tipo de peça. Se for essa a sua escolha, certifique-se de que a altura da mesa escolhida seja igual ou menor que a dos assentos do sofá.
Além da tradicional posição central, você pode colocar a mesinha ao lado do sofá e transformá-la em uma peça de apoio para objetos, como jogos de tabuleiro, esculturas e vaso com flores.
Se a altura da peça permitir, coloque algumas cestas e caixas na parte de baixo para guardar revistas, brinquedos, controle remoto e outros aparelhos eletrônicos.
Em casas maiores, a mesa de centro também pode ser usada ao longo de corredores para agregar volume ao espaço e servir de apoio para objetos. Nesses casos, procure dar preferência aos modelos estreitos para não prejudicar a passagem das pessoas.
Viu como é fácil combinar e aproveitar a mesa de centro em diferentes ambientes? Se quer mais dicas de decoração, não deixe de acompanhar a página da Pointer no Facebook e no Instagram!