
O uso de materiais naturais na decoração e suas sensações
Pointer TipsVocê já ouviu falar em design biofílico? Esse conceito aborda a importância de trazer elementos orgânicos para a arquitetura. E não é apenas uma questão estética: o uso de materiais naturais traz mais saúde física e, principalmente, mental ao morador.
Mais do que uma tendência, a biofilia traz saúde, conforto e conexão com a natureza. Veja como usar materiais naturais na decoração e quais sensações cada um proporciona. Continue a leitura.
Por que usar materiais naturais na decoração?
Veja como ter plantas, madeira e fibras em casa pode transformar uma simples residência em um lar dos sonhos.
Necessidade humana

O homem é biologicamente ligado à natureza (foto: Sanni Sahil)
O ser humano precisa do contato com a natureza. Há uma predisposição biológica que exige essa interação para melhoria da saúde física e mental. Pense em como muita gente se sente mais calma ao se sentar em um parque ou observar o balanço do mar. A conexão com o meio ambiente é intrínseca ao indivíduo — afinal, também somos parte dele.
Mais concentração
Segundo a Teoria da Restauração da Atenção (Attention Restoration Theory) afirma que é possível restaurar a concentração após passar algum tempo na natureza.
Com uma rotina agitada, porém, nem sempre é possível ir a um parque ou jardim, por exemplo. Portanto, trazer elementos naturais para sua casa é uma forma de manter esse contato; de trazer vida e cor para seu espaço.
Mais saúde
Plantas, luz solar e ventilação melhoram a qualidade do oxigênio na casa. Quando você abre a janela, evita que o ar fique \”viciado\”, ou seja, sem renovação. Dessa forma, impede a proliferação de vírus e outros microrganismos que possam causar doenças respiratórias.
Sensação de amplitude

Piso e parede revestidos com Matera, da linha Matera
Quando refletida em um ambiente claro, a luz solar \”amplia\” visualmente o ambiente, ou seja, traz a sensação de que a casa é maior, pois ilumina locais normalmente escondidos pela sombra.
Como usar materiais naturais na decoração
Veja como investir em elementos orgânicos para deixar sua residência em contato com a natureza.
Madeira

No piso, Parquet Avelana, da linha Lenho; nas paredes, Avelana Sweet, da linha Mediterrânea
Quando falamos de elementos naturais na arquitetura ou decoração, a madeira é um dos primeiros nomes que vêm à mente. Muito popular, a matéria-prima remete a diversas sensações, como casa de campo, casa de praia ou fazenda, por exemplo. A madeira é um excelente isolante térmico, o que traz conforto tanto nos dias frios quanto no calor.
Mais do que um belo efeito estético, a madeira também pode acalmar o seu dia. Segundo um estudo de 2017 feito com 18 mulheres universitárias, tocar o material por 90 segundo pode proporcionar relaxamento fisiológico.
Para revestimentos, a madeira é um pouco mais complicada, já que o material mofa com o contato com a água. O verniz protege a casa, mas sua reaplicação deve ocorrer a cada cinco anos. Além disso, alguns reparos são essenciais, já que o material é suscetível à retração ou dilatação por conta da umidade.
O benefício, porém, é que a manutenção de móveis de madeira é consideravelmente mais tranquila. O material, aliás, quando bem envernizado, pode durar por décadas.
Tecidos naturais

Tecidos naturais deixam a casa mais confortável (foto: Bearaby)
Já parou para pensar na importância do tecido para ter mais conforto em casa? Apesar de fazer toda a diferença para uma casa mais confortável, esse elemento é, muitas vezes, negligenciado.
Pense na sua roupa. Em dias de calor, é fundamental olhar a etiqueta para saber qual o tecido da peça. Se estiver escrito \”100% poliéster\”, você vai suar — mesmo que a blusa em questão seja sem mangas.
O mesmo acontece na sua casa. Linho, algodão, lã e até viscose — que, embora não seja natural, é composta por fibras de celulose da madeira, bambu ou eucalipto — são formas de trazer mais textura, frescor e, principalmente, conforto para a residência.
A mistura de texturas é agradável ao toque, deixa a casa mais confortável e proporciona uma decoração visualmente mais interessante. Aposte nos tecidos em móveis, mantas e almofadas.
Fibras
Além do tecido, outra forma de trazer materiais naturais para sua decoração é por meio das fibras. Trançadas, formam artesanato — uma arte com funcionalidade para sua residência.
Algumas formas de utilizar a fibra na decoração da sua casa são:
- cestos trançados para roupas, revistas, pães e até plantas;
- mesas, cadeiras e escrivaninhas de fibras de rattan;
- jogos americanos;
- tapetes de sisal;
- luminárias;
- pufes.
Tome cuidado apenas com bambu, principalmente em ambientes úmidos, pois essa fibra tem mais facilidade em mofar.
Plantas

No piso, Spark Black, da linha Spark; nas paredes, Giardino, da linha Matera
Uma forma fácil de trazer elementos naturais para a decoração é por meio das plantas. Aposte em texturas, cores e funções diferentes. A lavanda, por exemplo, trará relaxamento, enquanto o gerânio colore e perfuma.
Há inúmeras plantas que você pode cultivar em casa. É preciso observar, no entanto, quais cuidados cada espécie necessita e, principalmente, se são tóxicas para animais. A costela-de-adão, por exemplo, é linda, mas tóxica para cães e gatos; já a violeta africana e a bromélia são seguras.
Iluminação e ventilação naturais
Embora não sejam materiais naturais, a luz, o calor e a ventilação são fundamentais para esse contato com a natureza.
O contato com o sol é uma questão de saúde. Bastam alguns minutos para que nosso organismo consiga regular o ciclo circadiano e a produção de vitamina D, essencial para os ossos. E quando falamos da casa, o calor evita o excesso de umidade e a formação de bolores.
A ventilação, além de também evitar mofo e trazer conforto térmico, reduz os riscos de doenças respiratórias e proliferação de vírus. Abrir as janelas permite que o ar se renove É uma questão, acima de tudo, de saúde.
Janelas amplas e bem-posicionadas permitem que a luz solar e a ventilação entrem da melhor forma possível. Caso sua residência não as tenha, basta abri-las para renovar a qualidade do ar.
Formas orgânicas

Formas redondas, com linhas e fios, remetem a materiais naturais (foto: Raymond Petrik)
Aqui, não falamos diretamente de materiais naturais, mas em sua inspiração no design. Formas fluidas, arredondadas, até mesmo um pouco assimétricas, remetem ao movimento das águas, à diversidade das folhas e à riqueza das rochas.
Como visto, o uso de materiais naturais traz não apenas beleza, mas auxilia na saúde física e mental do morador. Ter um espaço que funciona como um refúgio do caos urbano permite que você possa recuperar as energias para enfrentar uma rotina agitada.
E se você deseja ampliar o uso de materiais da natureza como revestimento, veja como utilizar pedras naturais.