Marie Kondo: veja quem é e coloque as dicas dela em prática na sua casa
Dicas PointerQuem não quer ter a casa em ordem? Pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso adotar algumas estratégias para que a prática seja eficiente.
Marie Kondo, escritora e especialista em organização pessoal, acredita que manter seu lar arrumado e descartar o que não é necessário são atitudes capazes de trazer uma vida mais feliz. Para ela, a desordem do mundo externo reflete o nosso estado de espírito.
Com 33 anos de idade, a japonesa escreveu “A mágica da arrumação – A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”, com milhões de exemplares vendidos. Também é a autora de “Isso me traz alegria – Um guia ilustrado da mágica da arrumação”, traduzido para mais de 40 idiomas.
Neles, ela descreve o método KonMari e explica como organizar a casa pode nos ensinar habilidades para a vida. Devemos também aprender a jogar fora ou doar o que não nos serve ou nos é indiferente e guardar apenas aquilo que nos faz feliz.
Veja algumas dicas de Marie Kondo que separamos para que você tenha um lar mais organizado — mas não se esqueça de que é necessário desapego e determinação. Confira!
Organize por categorias
Marie Kondo propõe começar a arrumação por categorias, não cômodo por cômodo, como muitas pessoas fazem.
Segundo ela, o ideal é reunir em apenas um lugar todos os elementos da mesma natureza (roupas, livros, papéis, itens diversos e objetos com valores sentimentais).
Assim, além de encontrar um lugar específico para cada coisa, é possível guardar e descartar, as duas etapas mais importantes do método.
Guarde apenas o que te faz feliz
Usar a emoção na hora de guardar ou descartar seus pertences é essencial para organizar e ter uma casa feliz, sem excessos.
Desapegando dos sentimentos de culpa e do foco de quantas coisas vamos jogar fora ou doar, devemos refletir sobre o que nos traz alegria. A ideia é viver somente com o que interessa e nos faz bem.
Ao guardar, deixe tudo bem visível
É muito simples empilhar tudo, não é mesmo? Entretanto, essa prática impede que encontremos nossas roupas ou objetos, pois dificulta a localização — além de ser fácil de bagunçar.
E quem nunca esqueceu que tinha alguma coisa só porque ela ficava escondida? Por isso, devemos deixar tudo bem visível para que tenhamos menos trabalho na hora de procurar algo.
Dê um lugar para cada coisa
Após descartar o que não precisará mais, é hora de pôr cada pertence no seu devido lugar. Seja nas prateleiras, armários ou guarda-roupa, você deve sempre seguir categorias. Alguns conselhos da organizadora são:
- colocar em cabides a maioria das roupas;
- dobrar algumas peças de forma a ficarem em pé;
- colocar os livros lado a lado;
- dispor papéis em pastas na vertical com etiquetas;
- armazenar alguns objetos em caixas organizadoras.
Organizar nossa casa pode não ser uma tarefa simples. Mas, segundo Marie Kondo, a prática influencia diretamente em nosso estado de espírito. Devemos aprender também a viver apenas com o que precisamos, sem excessos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como ter um lar organizado e feliz!
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida