
Manutenção: como preparar a casa para todas as estações
Não categorizadoEssencial para deixar a casa sempre bonita e saudável, a manutenção doméstica previne acidentes, quebras de aparelhos essenciais e até acidentes domésticos. Mas por ser um cuidado longo e contínuo, é preciso alterná-la durante as estações. Por exemplo: não faz sentido verificar as condições do seu aquecedor justamente no inverno, quando você mais precisa do aparelho.
Neste post, você confere um checklist completo sobre os cuidados que deve ter durante todo o ano, separados por estação. Confira!
Manutenção doméstica durante a primavera

Aproveite para fazer uma manutenção mais intensa durante as estações amenas (foto: Clay Banks)
A primavera é uma estação de transição entre o frio e o calor intenso. Quem mora em locais quentes deve aproveitar o período para fazer a manutenção externa da casa, já que a temperatura extrema pode causar grande desconforto.
Limpeza de calhas
Na primavera, o sol surge e, embora haja algumas chuvas rápidas, é um momento com mais conforto térmico para a limpeza de calhas. É também uma estação de transição para o verão, que costuma ter temperaturas de calor intenso.
Além do clima extremo, o verão pode ter chuvas intensas, principalmente em janeiro e fevereiro. Portanto, é o melhor momento para limpar as calhas.
Guarda-roupa

Alguns casacos podem ficar em cabides (foto: Lisa Anna)
Aqui, o conselho é para manutenção das roupas. A primavera é a estação na qual você guarda seus casacos mais pesados e se prepara para as altas temperaturas. Então, separe um espaço no alto do seu guarda-roupa para colocá-los. Confira as dicas:
- prefira embalagens a vácuo: além de economizar espaço, tirar o oxigênio evita que microrganismos se proliferem;
- roupas de couro devem ficar no cabide, enquanto as de lã precisam de sacos de TNT;
- coloque os casacos em malas ou caixas para ocupar menos espaço no armário;
- lave todas as peças antes de guardá-las.
Veja também o que não foi usado na última estação e pode ser doado para quem necessita. Também verifique se suas roupas de verão estão com rasgos ou desgastes. Assim, você pode fazer uma lista e adquiri-las enquanto a procura por esse tipo de peça continua baixa.
Fechaduras e dobradiças
Como as janelas e portas permanecerão por mais tempo abertas durante o verão, veja se as dobradiças, esquadrias e fechaduras estão funcionando perfeitamente.
Rede de proteção
A proliferação de moscas e mosquitos aumenta muito durante o verão. Para se proteger desse problema, aproveite a primavera para verificar se a rede de proteção das janelas está em boas condições. Caso não esteja, faça a troca.
Ventiladores de teto

O ventilador de teto permite que o ar circule por todo o ambiente (foto: Kalyanaraman S)
Outra forma de auxiliar na circulação de ar é com o ventilador de teto. Mais adequado a ambientes amplos, o aparelho refresca de maneira mais difusa. Veja se todas as pás do ventilador funcionam perfeitamente e se a canopla e outros componentes estão bem fixos.
Manutenção doméstica durante o verão
O verão é uma época de extremo calor no Brasil. Aqui, a manutenção deve ser mais leve, já que os principais cuidados foram feitos na primavera.
Janelas e portas abertas
Durante o inverno, muitas regiões do Brasil passam por temperatura extremas, o que faz com que a casa permaneça fechada por muitos dias. Em dias de calor, aproveite para abrir portas e janelas. A circulação ajuda a manter a qualidade do ar e, por consequência, evita doenças respiratórias.
Para não receber uma luz solar direta e muito forte, abra as janelas nas horas mais frescas do dia, quando há ventilação natural.
Cortina blackout
A cortina blackout mantém a temperatura local. Portanto, auxilia tanto durante o frio quanto no calor, quando impede que o sol penetre e esquente o ambiente.
Outra vantagem é que, como ele auxilia a manter o clima no ambiente, reduz a necessidade de uso do ar-condicionado. Embora seja mais comum seu uso no quarto, a cortina blackout é uma ótima escolha para outros cômodos da sua casa.
Ar-condicionado

Faça a manutenção do ar-condicionado de acordo com as exigências da Anvisa (foto: isaac.)
Um dos aparelhos mais utilizados durante o verão é o ar-condicionado. Por isso, sua manutenção é essencial para que funcione plenamente. Limpe os filtros regularmente para auxiliar na durabilidade do eletrodoméstico e, claro, manter o ar do ambiente mais limpo.
Confira a frequência de limpeza do ar-condicionado, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):
- tomada de ar externo: limpeza mensal. Se a tomada for descartável, troque após três meses, no máximo;
- serpentinas de aquecimento e de resfriamento: limpeza trimestral;
- filtros: limpeza mensal ou troca trimestral;
- bandeja de condensado: limpeza mensal;
- casa de máquinas: limpeza mensal;
- umidificador: limpeza trimestral;
- ventilador: limpeza semestral.
Manutenção doméstica durante o outono
Assim como a primavera, o outono é uma época de transição entre duas estações extremas — em muitos estados, o inverno costuma ser bastante rigoroso. Então, aqui também há necessidade de cuidados maiores para que, durante o frio, você possa ter mais sossego. Veja o que fazer.
Aquecedor
Alguns condicionadores de ar também contam com sistema de aquecimento, porém não há muita potência. Se o inverno onde você mora for mais rigoroso, provavelmente o aparelho não dará conta.
Caso queira comprar um aparelho, aproveite o outono para adquiri-lo, pois a demanda ainda está baixa. Outro aspecto importante é mantê-lo longe de tecidos, não colocar nada sobre sua superfície e, principalmente, não dormir com o aquecedor ligado.
Vedação de janelas e portas

Uma boa vedação deixa a temperatura da casa mais agradável (foto: Bernhand)
É muito importante manter o ar circulando dentro de casa, mas nem sempre possível. Caso você sofra com o frio durante o inverno, verifique se suas janelas e portas ficam bem vedadas. Se não ficarem, utilize um veda-fresta.
Manchas de bolor
No calor, há mais chuvas e, consequentemente, o ar fica mais úmido. Nessas horas, a parede pode apresentar mofo, que surge principalmente quando há pouca ventilação.
Verifique se a casa tem alguma infiltração, vazamento ou problema estrutural que possa causar esse problema. Se for apenas a falta de ventilação, é mais simples de controlar.
Uma forma de evitar esse problema é utilizando cerâmicas na parede. O revestimento é antifúngico e antimicrobiano, ou seja, evita a proliferação de microrganismos.
Manutenção doméstica durante o inverno
Enquanto alguns estados brasileiros sequer sentem a chegada do frio, em outros a temperatura cai consideravelmente. Dessa forma, deixe a manutenção mais simples para agora. Confira nossa lista.
Segurança contra incêndios
Um cuidado essencial durante o inverno é não manter o aquecedor ligado por muito tempo. Como o aparelho esquenta muito, o risco de incêndios é maior. Porém, um ambiente fechado e com outros sistemas de aquecimento corre esse risco eventualmente.
Se você tiver um sistema de detecção de incêndio na sua casa, faça a manutenção logo no início do inverno.
Varredura

Use instrumentos propícios para jardinagem (foto: Wendell Shinn)
O outono costuma ser uma estação seca, mas há uma grande queda de folhas secas nessa época, o que pode entupir as calhas até mesmo quando ocorrer um temporal rápido. Faça a limpeza do jardim e dos ductos regularmente para evitar problemas.
Para deixar o trabalho mais rápido, tenha aparelhos específicos de jardinagem — principalmente a vassoura, que é maior e tem garras.
Poda de árvores: quando fazer?
Se você tem um jardim ou calçada com árvores, precisa fazer a manutenção periodicamente. É preciso ter cuidados, principalmente quando há contato com fiação elétrica ou está próxima a outras residências. Geralmente, cada prefeitura tem regras rígidas sobre esse tipo de manutenção.
O ideal é podar árvores a cada três meses. O importante, claro, é fazer a poda antes da época de chuvas — no início de dezembro, pois o verão é uma época mais chuvosa.
E os móveis, quando limpar?

O estofado também precisa de limpeza constante (foto: Giorgio Trovato)
Sofás e poltronas precisam de uma limpeza superficial a cada semana ou quinzena. Uma vez ao mês, porém, limpe os móveis também em seu interior. Também aproveite para fazer a limpeza do tapete, principalmente se pretender mantê-lo no cômodo durante o inverno.
Pronto para fazer a manutenção contínua da sua casa? E aproveitando que a primavera só chega em setembro, veja como criar uma decoração de inverno incrível.
[Capa: Sam Clarke]