Depois de uma reforma, nossa vontade é estrear logo as novidades, não é mesmo? E a boa notícia é que, terminado o quebra-quebra, só resta mais uma etapa antes de poder curtir seu novo lar: a limpeza pós-obra.
Neste post, você encontra ótimas dicas de como acelerar esse processo e garantir sua eficácia. Continue lendo!
1. Peça ajuda para a limpeza pós-obra
Deixar sua casa brilhando depois de uma reforma exige um pouco mais de esforço que uma faxina normal, do dia a dia. Isso porque, além de a sujeira ser consideravelmente maior, você vai ter que caprichar em cada canto — inclusive no teto, dentro dos armários, no alto das prateleiras etc.
Sendo assim, a fim de garantir sua própria segurança, é importante contar com o apoio de pelo menos mais uma pessoa nessa tarefa — seja para segurar a escada ou passar o balde enquanto estiver limpando no alto.
Chame os amigos e familiares para ajudar! Como recompensa, você pode oferecer o primeiro cafezinho ou lanche no novo lar, por exemplo. Que tal?
2. Escolha os produtos adequados
Dependendo do tipo de obra, é provável que seus produtos de limpeza comuns não sirvam para a faxina. Afinal, você lidará com uma sujeira bem diferente daquela do cotidiano.
A fim de ajudá-lo a acertar na escolha e facilitar sua vida, listamos as principais recomendações para cada substância ou material que precisa ser removido:
- tinta: solventes próprios, ácido nítrico ou álcool;
- cera e graxa: saponáceo, bicarbonato de sódio ou cloro dissolvidos em água;
- lodo: amoníaco;
- ferrugem: saponáceo ou água sanitária.
No caso do cimento, gesso e rejunte, é preciso conferir o produto indicado com o fabricante ou consultar as instruções na embalagem.
Outro cuidado importante em relação a esses materiais é o momento certo de realizar a faxina. Alguns deles precisam de um pouco mais de tempo para secar, e tentar limpá-los antes da hora pode resultar em danos.
Dica extra: use detergente neutro diluído em água ao higienizar o porcelanato. Assim, não ficam manchas e você não corre o risco de estragá-lo.
3. Remova o esmalte das unhas e use luvas
Não é só questão de conservar a manicure: os esmaltes coloridos podem riscar e manchar as paredes e outras superfícies. Por isso, na hora de fazer a faxina, opte por removê-los ou use luvas o tempo todo.
Aliás, além desse cuidado, proteja-se também com uma máscara, principalmente ao retirar a poeira ou usar produtos de limpeza potencialmente tóxicos ou de cheiro muito forte. Assim, você se previne de reações alérgicas!
4. Limpe dos fundos para a porta
Um dos desafios comum na limpeza pós-obra é manter um cômodo limpo depois de iniciar a faxina de outro. Por esse motivo, o ideal é começar pelos fundos da casa e ir progredindo ambiente por ambiente, até chegar à entrada.
Desse jeito, você pode fechar as portas das partes que já estão limpas, evitando que a sujeira das outras se espalhe e acabe voltando.
5. Aprenda a limpar o teto
Principalmente para quem não é muito alto, limpar o teto da casa pode parecer uma missão impossível. Mas fica mais fácil cumpri-la seguindo este passo a passo:
- Molhe uma vassoura de cerdas macias em um balde com água e o produto de limpeza adequado à superfície do seu teto.
- Retire o excesso de água apertando a vassoura contra um pano de chão próximo do balde.
- Esfregue o teto com a vassoura, como se estivesse limpando o piso.
- Repita o processo até retirar toda a sujeira. Se necessário, passe um pano para secar, usando a própria vassoura ou um rodo.
O ideal é fazer a limpeza de cada cômodo de cima para baixo. Assim, você não suja acidentalmente o chão que acabou de varrer na hora de esfregar o teto.
Agora que sua casa está pronta, limpa e linda, que tal deixá-la ainda mais agradável e cheirosa acrescentando um pouco de natureza? Leia nosso post sobre as melhores flores para ambientes internos!