Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 segredos que ajudarão a limpar o rejunte do piso

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você acha que os rejuntes são apenas detalhes sem importância na casa? Definitivamente não! Eles dão o toque final ao acabamento dos revestimentos da residência. Além da função estética, boa parte dos rejuntes veda o piso, impedindo a entrada de sujeira nas frestas. Este post vai trazer algumas dicas importantes de como limpar o rejunte do piso.

O único problema é que, com o passar do tempo, a sujeira inevitavelmente se acumula nos vãos e a aparência fica encardida e cada vez mais difícil de ser removida. A boa notícia é que vamos compartilhar com você seis segredos para limpar o rejunte do piso no dia a dia. Venha conferir!

1. Limpe de acordo com o tipo de sujeira

Nem toda sujeira do rejunte é limpa da mesma forma, sabia? Existem basicamente dois tipos de impurezas, e elas demandam higienizações específicas.

O primeiro tipo é aquela camada escura que fica incrustada no rejunte naturalmente. Para lidar com ela, o recomendado é usar produtos específicos ou receitas caseiras que têm o vinagre ou o limão como base.

Já o segundo tipo é proveniente da gordura normal do preparo de alimentos no dia a dia, atacando mais as cozinhas ou espaços culinários da sua casa. Nesse caso, o ideal são os produtos alcalinos, como detergentes neutros, desengordurantes e limpadores específicos.

Atenção: evite o uso de ácidos clorídrico para limpar o rejunte, pois esse tipo de material causa danos ao seu piso.

88974-5-segredos-que-ajudarao-a-limpar-o-rejunte-do-piso

2. Evite o uso de materiais abrasivos

Ao limpar o rejunte do piso, esqueça os produtos abrasivos, pois eles podem danificar o rejuntamento e até mesmo o revestimento, provocando manchas e arranhões irreversíveis.

Fuja de soda cáustica, escovas e esponjas duras, palhas de aço, acetona, limpa-alumínio, sabão em pó e aguarrás, além de produtos com ácido ou limpa-pedras, que danificam o revestimento.

Também fuja do cloro puro. Já a água sanitária é permitida na limpeza de rejuntes claros.

3. Não deixe os produtos agirem no rejunte por muito tempo

Não deixe os produtos de limpeza agirem diretamente sobre o rejunte por longos períodos. Depois de removerem a sujeira, eles começam a corroer e esfarelar o rejunte (independentemente de serem ácidos ou alcalinos).

Essa ação corrosiva torna o rejunte mais poroso, o que compromete sua impermeabilização. Esse processo de desgaste deixa o rejunte vulnerável ao surgimento de mofo e infiltrações.

Alguns especialistas recomendam deixar os produtos agirem por cerca de 20 minutos, enquanto outros sugerem um período de cinco minutos. Seja como for, leia as instruções de uso do material escolhido e siga as recomendações do fabricante.

4. Aposte em soluções caseiras para limpar o rejunte

Além dos produtos industrializados, há algumas receitinhas caseiras muito eficazes para limpar rejunte. Entre elas, se destacam as soluções de água quente com vinagre branco de álcool, bem como a pasta feita com um limão espremido e duas colheres de bicarbonato.

Usar a receita com o vinagre branco é muito simples. Confira:

  • aplique o vinagre branco diretamente no rejunte, de forma a deixá-lo bem molhado;
  • deixe o líquido agir por, no máximo, 20 minutos;
  • é muito importante que o vinagre não seque no rejunte;
  • quando a sujeira começar a sair, esfregue com uma esponja ou escovinha macia;
  • como o vinagre tem um odor muito forte, pode ser uma boa ideia passar um desinfetante aromatizado depois de aplicá-lo no seu banheiro ou cozinha.

Já a receita com o bicarbonato de sódio pode ser utilizada em forma líquida ou como uma pasta para limpezas mais pesadas.

A versão líquida dessa receita deve incluir a mistura de uma porção de bicarbonato para duas de água, utilizando uma escova de dentes velha para aplicá-la no rejunte.

Já a pasta deve ser feita misturando duas colheres de bicarbonato com um limão. A proporção vai variar dependendo do nível de textura pretendido.

Aplique a pasta em uma região pequena do piso e deixe-a agir por cerca de dez minutos. Depois, com uma escova pequena (pode ser uma de dentes mesmo), esfregue para retirar as manchas.

Caso seja necessário, coloque mais pasta no lugar e repita o processo até que o rejunte fique limpo. Depois de terminar, passe um pano úmido na região a fim de eliminar resíduos e deixar tudo brilhando.

Se as soluções caseiras não forem suficientes, recorra a limpadores específicos ou aposte em máquinas de limpeza a vapor com o bocal de esponja. A alta temperatura da água (acima de 100 graus Celsius), combinada ao atrito da esponja, auxilia na remoção de sujeira do rejunte sem que haja a necessidade de aplicar produtos.

88976-5-segredos-que-ajudarao-a-limpar-o-rejunte-do-piso

5. Evite o acúmulo de sujeira

Mas há algo ainda mais eficiente do que usar técnicas e produtos para limpar o rejunte do piso: investir na prevenção do problema!

A umidade e o ambiente “abafado” de uma residência fechada são receitas certeiras para o acúmulo de bolor no rejunte do piso da sua casa. Por isso, mantenha a casa inteira ventilada.

Além disso, lembre-se de aplicar selador no seu rejunte uma vez por ano, para evitar que a sujeira grude e se torne difícil de sair.

Por fim, recomenda-se trocar o rejunte de tempos em tempos, já que o material se desgasta quando envelhece e, com isso, dificulta a limpeza e fica mais vulnerável à formação de mofo.

6. Crie uma rotina de limpeza

Outra maneira de não deixar que a sujeira se acumule nos rejuntes do seu piso ou azulejo é criar um hábito de limpeza preventiva.

O ideal é fazer regularmente uma limpeza com as técnicas, receitas e produtos citados neste artigo na casa inteira. Dessa maneira, você evita que os rejuntes acumulem muita sujeira, diminuindo sua vida útil e dando um aspecto feio à casa.

Na cozinha, que sofre bastante com a gordura, o recomendado é fazer uma limpeza dedicada uma vez por mês, dependendo dos seus hábitos culinários. Se você cozinha todos os dias e usa bastante óleo e gordura, então talvez deva limpar a cozinha mais frequentemente.

Já no banheiro, a faxina pesada pode ser feita uma vez a cada quinze dias, focando nos principais pontos de acúmulo de sujeira do cômodo.

Seguindo essas dicas, vai ficar mais fácil limpar o rejunte do piso da sua casa e mantê-lo sempre com aparência de novo. Afinal, todos gostamos da nossa residência bonita e limpa, não é mesmo?

Você tem alguma outra dica para limpar o rejunte? Então aproveite o campo de comentários abaixo e deixe uma mensagem com a sua rotina de faxina!