Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Você sabe o que é junta de assentamento?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você sabe o que é junta de assentamento? O termo pode parecer complicado, mas na verdade significa algo simples — e importante! A junta de assentamento é o espaço reservado entre as peças de revestimento durante a instalação.

Já vamos adiantar que a Pointer trabalha com dois padrões de junta de assentamento. Os produtos com a borda bold têm junta de 3 mm de distância entre as peças. Já nos retificados, o distanciamento é de 1,5 mm. Para saber a diferença entre cerâmica bold e retificada, clique aqui.

É possível conferir a junta de assentamento na foto de exemplo abaixo, em que mostramos a cerâmica retificada Graphic e sua junta de assentamento de 1,5 mm revestindo a parede.

 

Na imagem, a junta de assentamento de 1,5 mm da linha Graphic

Isso é de grande importância na hora de instalar os revestimentos na sua casa. Do contrário, você pode enfrentar algumas adversidades para a conclusão do seu projeto.

Vamos ver, então, como fazer da maneira correta a junta de assentamento? É só acompanhar!

Qual é a importância da junta de assentamento?

Seja cerâmica, Supercerâmico ou porcelanato, a junta de assentamento é um ponto relevante para os revestimentos cerâmicos.

Como os espaços entre as peças são preenchidos pelo rejunte, isso permite que o assentamento compense a variação natural das peças cerâmicas, o que confere mais precisão de alinhamento.

 

Na imagem, a junta de assentamento no revestimento Stellar Gray, de 1,5 mm

Além disso, esse trabalho milimétrico pode compensar as dilatações causadas por mudanças bruscas de temperatura, por exemplo.

Sem falar que, diante da necessidade de substituir alguma peça cerâmica, a junta de assentamento permite uma reposição mais fácil e sem riscos às peças vizinhas.

Como fazer uma boa junta de assentamento?

A principal questão a ficar de olho é a seguinte: a distância da junta de assentamento varia conforme as determinações de cada fabricante. Exemplo disso foi dado no início do conteúdo, em que destacamos as duas condições dentro dos produtos da Pointer.

Cada fabricante passa anos desenvolvendo e analisando os seus produtos e sabe, exatamente, qual é a melhor junta de assentamento de acordo com as características de cada cerâmica.

Caso fique com alguma dúvida, você pode encontrar as informações sobre a junta de assentamento da Pointer na própria caixa do produto. Ou consultar depois facilmente em nosso site.

Um bom assentamento traz segurança e durabilidade aos revestimentos, como Jacquard Steel, da linha Zeppelin, na parede, e Carrara Statuario, da linha Classica, no piso

Quais problemas podem surgir quando não se segue a recomendação de junta de assentamento?

Caso a sua obra não seja executada cuidadosamente e de acordo com as determinações do fabricante, alguns problemas podem surgir, como por exemplo:

  • perda de garantia do produto;
  • microfissuras nos rejuntes;
  • danos às peças, que podem soltar (ou desplacar) com o tempo.

Então, evite esses problemas seguindo à risca as orientações do fabricante. E caso queira ver como os produtos da Pointer se encaixam bem com o seu bom gosto decorativo, é só experimentar o nosso novíssimo simulador de ambientes!