Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Jardim de inverno: saiba o que você precisa para montá-lo

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Você sempre quis um jardim de inverno elegante em casa, mas achava inacessível e complicado demais para montar? Então este artigo é para você!

Selecionamos as melhores dicas para você montar um jardim no seu lar, mesmo em espaços pequenos, sem precisar gastar uma fortuna. Falaremos sobre as plantas, o tipo de decoração, o local escolhido e mais, tudo de maneira simples e prática. Vamos lá?

Defina o local

Em primeiro lugar, é importante definir o lugar em que você pretende montar seu jardim de inverno. Existem casas que já são construídas com esse espaço junto à sala de estar, mas se não for seu caso, não se preocupe, outro espaço pode ser adaptado.

Seja embaixo das escadas, na varanda ou em algum canto da sala, o importante é que seja um local minimamente ventilado e iluminado naturalmente, para proporcionar o crescimento saudável das plantas.

Cultive as plantas certas

As plantas devem ser cultivadas em vasos apropriados, e a escolha delas merece atenção especial. Se seu jardim não vai receber luz direta do sol, é essencial que você procure plantas que necessitem de pouca luz, como pacová, espada de são jorge, lírio da paz, bromélia, cacto ou samambaia, por exemplo.

É importante salientar que algumas plantas são tóxicas para animais, quando ingeridas. Sendo assim, se você tem cachorro ou gato em casa, vale pesquisar quais plantas tirar da lista (incluindo a espada de são jorge e o lírio da paz), para não correr riscos!

Escolha a decoração do jardim de inverno

As formas de decorar seu jardim são inúmeras: você pode cobrir o local definido com pedriscos, cascas de pinho, argila expandida ou pallets de madeira, por exemplo. No entanto, se preferir utilizar somente terra, é preciso bastante cuidado na hora de demarcar o local, para não espalhar terra pela casa toda e evitar bagunça.

Também é interessante utilizar alguns itens para dar um charme ao ambiente, como caixotes, correntes, arandelas ou pequenas fontes de água. Se preferir adicionar alguma mobília, o espaço fica ainda mais aconchegante: bancos, mesinhas, aparadores, prateleiras ou escadas em madeira para os vasos menores dão um belo efeito.

Uma dica para complementar o clima verde do seu ambiente é cultivar também um jardim vertical, para servir como “pano de fundo” do seu jardim de inverno. Enfim, leve em conta o espaço e orçamento disponíveis para realizar o projeto e abuse da criatividade, assim, com certeza o resultado será uma vista linda.

Faça a manutenção

Procure fazer a poda e a limpeza com frequência, retirando os galhos secos e folhas amareladas do local. Verifique a necessidade de regar e adubar cada planta e sempre faça vistorias à procura de bichinhos, pois os jardins de inverno, assim como os externos, também estão suscetíveis ao surgimento de pragas.

Se respeitar as condições de cada espécie, a manutenção não dará muito trabalho, e você sempre terá um jardim charmoso e revigorado em sua casa!

E então, pronto para começar a cultivar seu próprio jardim de inverno? Fique por dentro das melhores tendências de decoração, curta nossa fanpage no Facebook!