Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

A importância de conferir quando receber os revestimentos (e outros materiais) na obra

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Para muita gente, fazer uma obra representa a realização de um sonho. Mas já imaginou perceber rachaduras ou defeitos no material depois da instalação? Ou que foi assentado um revestimento diferente daquele escolhido na loja? Para evitar esse tipo de frustração, é importante conferir revestimentos e outros itens, como louças e metais.

Dá trabalho? Dependendo da quantidade, sim. Mas vale a pena para garantir um resultado final perfeito, sem perrengues graves no processo. Afinal, revestimento assentado é revestimento aceito. A seguir, vamos te explicar tudo o que você precisa verificar e como fazer isso, para resolver os problemas com agilidade e garantia. 

Como conferir revestimentos e outros materiais da obra

Não importa se você retirou o produto na loja ou recebeu em casa, a etapa da conferência é essencial para garantir que o resultado final não seja comprometido. Verifique cada detalhe de louças, metais, rejuntes, argamassas, tubulações, além de conferir todas as peças dos revestimentos. Sim, estamos sugerindo você abrir todas as embalagens e checar item por item. Para isso, verifique:

Embalagem

Ao receber os materiais, veja se as embalagens estão inteiras e fechadas. Se estiverem violadas, não receba o produto, pois pode ser que as peças estejam danificadas. Também confira na embalagem se consta o nome e as especificações técnicas do produto que você comprou. Erros acontecem e, às vezes, a loja ou a transportadora podem te entregar o produto errado.

Nota fiscal

Também é importante conferir se o que você recebeu corresponde ao que comprou. Verifique se o nome do produto é o mesmo da embalagem, além de observar a cor, o tipo de acabamento, o tamanho e, claro, a quantidade.

Produto

Por fim, mesmo que você não vá instalar assim que receber, é importante abrir as embalagens para saber se está tudo certo com o material. Desse jeito, você não perde o prazo de troca ou devolução caso algo esteja danificado.

Verificar embalagem, nota fiscal e o produto são formas de garantir que você recebeu exatamente o que comprou (Foto: Oxana Melis/Unsplash)

Conferir revestimentos é passo indispensável

E já que esse é o blog de uma marca de revestimentos cerâmicos, vamos falar mais especificamente da conferência deles. Se você instalar um revestimento com defeito, ou que veio errado, dificilmente haverá troca. Revestimento assentado é revestimento aceito.

Por outro lado, se você logo perceber o defeito ou erro, a loja e/ou o fabricante rapidamente poderão fazer a correção. Final feliz para a sua obra! O responsável pela conferência é o dono da obra – não confie na mão de obra contratada, que pode não dar tanta atenção como você.

Entre os problemas mais comuns com revestimentos estão: 

  • Vir o revestimento errado; 
  • O revestimento chegar com peças quebradas;
  • Algumas peças apresentarem defeitos;
  • O revestimento vir no formato ou acabamento diferente do que você comprou.

E se você não supervisiona, manda assentar o revestimento e só depois percebe que tem algo errado, dificilmente conseguirá trocar. A loja e a fábricante, em geral, não farão a troca de um revestimento já assentado.

conferir revestimentos

Materiais de obra como louças, metais e revestimentos precisam de conferência. Na imagem, revestimentos cerâmicos escolhidos foram Stellar Grey, os lançamentos Mandala Blu e Piquet Blanc e o Filete Gray, da linha Zeppelin

Armazenamento correto dos materiais evita problemas

Depois de conferir revestimentos e outros materiais, você precisa armazenar tudo corretamente para evitar quebras e outros danos durante o tempo que ficarem guardados. Confira algumas dicas para não errar:

  • Revestimentos de grandes formatos precisam ser carregados por duas pessoas, cada uma segurando em uma extremidade. Isso evita que a peça trinque ou quebre;
  • Separe os produtos de acordo com as suas características para não confundir na hora da instalação;
  • Estoque em um local sem umidade para não estragar seus produtos;
  • Armazene as caixas na vertical ou na posição indicada pelo fabricante para evitar que o material quebre.

Agora, se você ainda não comprou os revestimentos cerâmicos da obra, a gente tem dicas importantes para essa escolha. Descubra como escolher o revestimento ideal para cada ambiente da casa!