Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
varanda gourmet com horta de temperos

Horta de temperos em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ter sempre à disposição ingredientes frescos e saudáveis para dar um sabor diferenciado aos pratos é uma das utilidades de cultivar uma horta de temperos em casa. É possível mesmo em pequenos espaços. Além de ajudar na construção de ambientes aconchegantes e tranquilos, o hábito de cuidar de plantas faz bem para a saúde física e mental. 

Outro benefício da jardinagem, segundo pesquisadores, é a capacidade de combater ansiedade, estresse e depressão. Além disso, o contato com bactérias inofensivas existentes na terra pode melhorar o humor e diminuir dores e crises alérgicas, segundo estudo da Universidade de Bristol.

Ficou animado para montar uma horta de temperos em casa, mas não sabe o que plantar? A Pointer separou para você algumas sugestões de hortaliças, suas aplicações na culinária e os benefícios à saúde, além de dicas para colocar a mão na massa. 

O que plantar?

varanda com prateleira com temperos
Temperos que necessitam de diferentes tipos de rega devem ser cultivados em vasos separados, como nessa varanda com Varanda Canela, da linha Lazer, no piso

Algumas dúvidas surgem na hora de escolher o que plantar em uma horta: qual o tempero mais indicado? Como montar o vaso? Quais os cuidados necessários? Fique tranquilo que nós iremos ajudá-lo. 

Ao escolher as espécies, prefira os temperos que agradam o paladar da sua família. Assim, o cultivo motivará o preparo de pratos saborosos. Esse incentivo extra ajuda a deixar de lado comidas industrializadas e manter uma alimentação saudável.

cozinha com horta de temperos
Práticos, temperos dão um toque especial na decoração desta cozinha com Ibérica Design

Pimenta-de-cheiro, coentro, cebolinha, salsinha, hortelã, manjericão e alecrim são saborosos, muito utilizados na culinária brasileira, fáceis de cultivar e necessitam de pouco espaço. Conheça alguns detalhes de cada um desses temperos.

Pimenta-de-cheiro

pimenta-de-cheiro
Fácil de cultivar, a pimenta é rica em vitaminas e minerais

Com presença marcante na região norte, a pimenta-de-cheiro se espalhou pelo Brasil, trazendo ainda mais sabor para diferentes pratos da nossa culinária, como peixes, caldos e carnes. Rica em vitaminas e minerais, ela aumenta a imunidade do organismo, atua como um anti-inflamatório poderoso e protege o coração, entre outros benefícios para a saúde.   

Cultivar pimenta em casa é fácil. Basta seguir alguns cuidados simples. Essa planta é apaixonada por temperaturas mais elevadas. Por isso, é necessário deixar o vaso exposto diretamente ao sol. Lembre-se de manter a terra sempre úmida, mas cuidado com os excessos para não comprometer as raízes. 

Coentro

coentro
O coentro é um tempero que se adapta com facilidade em vasos

Confundido visualmente por alguns com a salsinha, o coentro oferece um sabor forte e marcante para os pratos. Esse tempero tradicional na cozinha nordestina é utilizado tanto no preparo de molhos, quanto em carnes, aves e peixes. Ingrediente indispensável no caldinho de sururu, prato típico alagoano, por exemplo. 

Entre suas propriedades, a hortaliça é rica em vitaminas K e C, assim como em fibras e minerais. O consumo faz bem para a digestão e o fígado, ajudando também a manter o organismo reforçado. 

Essa planta aromática se adapta bem aos vasos, mas exige uma profundidade acima de 25 centímetros para acomodar bem as longas raízes. O coentro gosta bastante do sol, porém não precisa de tanta água quanto a pimenta-de-cheiro.

Salsinha

salsinha
Remova as folhas perto da borda para fortalecer a salsinha

Também presente nas cozinhas da região norte, esse ingrediente acrescenta um toque especial ao pirão de peixe, por exemplo. Com ação anti-inflamatória, antioxidante e desintoxicante, o tempero também auxilia na circulação sanguínea. 

Para plantar a salsinha, coloque as sementes em um vaso preparado com a mistura de húmus de minhoca e terra. A hortaliça necessita de bastante sol no período da manhã e água. Portanto, ela precisa ser regada diariamente. Na colheita, corte as folhas mais próximas à borda do vaso, evitando remover as que estão no centro. Isso mantém a planta forte, facilitando o crescimento natural nas extremidades. Essa dica também pode ser utilizada com a cebolinha. 

Hortelã

hortelã
Raízes da hortelã costumam invadir o espaço de outras plantas

Esse tempero apresenta um aroma marcante característico. Saborosa, a hortaliça é utilizada no preparo de diferentes receitas, dependendo da região do Brasil. Refrescante, a hortelã é conhecida por sua ação expectorante. Quando consumida regularmente, ela contribui para a prevenção de câncer. 

Seu cultivo é muito simples. A planta necessita de terra úmida e adubada com húmus de minhoca ou composto orgânico. Além disso, pode ser mantida tanto no sol quanto na sombra. Diferentemente das demais, a hortelã é mais sensível e, por isso, não pode ficar exposta ao vento forte. Portanto, não é recomendada para a varanda do apartamento.

Outra dica: deixe a hortelã em um vaso exclusivo. Isso é necessário já que as suas raízes costumam invadir o espaço de outras plantas, o que prejudica o desenvolvimento.

Manjericão

manjericão
Evite expor por muito tempo o manjericão diretamente ao sol

Com sabor marcante, é muito utilizado para acompanhar massas. É um dos principais ingredientes do pesto, um molho italiano tradicional. Além de combater a insônia, ajuda a aliviar problemas como tosse, dor de garganta e enxaqueca. 

Fácil de cultivar, o manjericão se adapta bem a apartamentos pequenos, já que não exige a exposição direta e constante ao sol. Lembre-se de regá-lo regularmente. Como tem ciclo anual, precisa ser replantado frequentemente. Para isso, basta retirar um pedaço a partir da divisão do caule com as folhas e colocá-lo em um pote com um pouco de água, seguindo para o vaso assim que começar a enraizar.  

Cebolinha

cebolinha
Cebolinha tem cultivo semelhante ao do manjericão

Costuma ser utilizada no preparo de uma grande variedade de pratos quentes na região norte, do feijão a sopas e peixes. Para manter as propriedades nutricionais, é indicado acrescentar o tempero após o fogo ser apagado. Também é possível comer em saladas. Rica em vitamina A, cálcio e fósforo, a cebolinha reforça o organismo com sua ação antioxidante. 

O cultivo segue processo semelhante ao do manjericão. Após cortar a base, deixar o pedaço selecionado em um pote com um pouco de água até enraizar. Uma outra opção é plantar as sementes diretamente no vaso. Nesse caso é preciso apenas um pouco mais de paciência para a colheita. Utilize um solo mais úmido. Lembre-se de regar a cada três dias, em média. 

Alecrim

alecrim
Alecrim é um tempero saboroso típico do Mediterrâneo

Muito usado em carnes assadas, é um ingrediente indispensável na batata rústica, aquela preparada no forno com azeite. Com propriedades diuréticas, o chá de alecrim equilibra a pressão arterial, combate o estresse e alivia dores de cabeça. 

Vistosa e com folhas bem finas, essa erva aromática é típica da região do Mediterrâneo. Precisa de um solo mais arenoso e de uma quantidade menor de água no momento da rega. Por isso, evite plantar o alecrim no mesmo vaso que o manjericão. 

Onde montar?

cozinha com espaço para horta de temperos suspensa
Evite deixar os vasos com temperos perto do fogão, como nessa cozinha com Lenho Ripa

Respeitando as particularidades de cada espécie, a horta de temperos pode ser montada em diferentes espaços da casa. Caso você não tenha uma varanda, a área de serviço serve como uma boa alternativa. Na sala, as plantas ajudam até mesmo a compor a decoração do ambiente. Na cozinha, os ingredientes ficam à mão na hora de preparar os alimentos. Cuidado apenas para não deixá-los em um local muito abafado e quente, como perto do fogão. Evite também apoiar os vasos em janelas. Possíveis quedas podem causar graves acidentes. Ao regar, cuidado também para não deixar água parada por causa do Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir diversas doenças.

varanda com horta de temperos
Varanda oferece boa iluminação para as plantas mas exige o cuidado com o vento. Na imagem, Pietra Di Basalto Crema, no piso

O espaço escolhido deve ser arejado e iluminado. Em linhas gerais, as plantas necessitam no mínimo de 4 horas de luz todos os dias. Com relação aos vasos, utilize recipientes com aproximadamente 15 centímetros de profundidade. Para facilitar o trabalho, compre terra apropriada para o cultivo de temperos. A compostagem consegue gerar um adubo poderoso, mas esse é um assunto para uma outra oportunidade. 

cozinha com horta de temperos
Vasos com temperos devem ficar em local arejado e iluminado, como nessa cozinha com Pietra Di Basalto Grigio, no piso

Além de regar, a horta de temperos exige alguns cuidados. Periodicamente, verifique se os caules estão fortes e saudáveis. Caso necessário, remova as folhas secas. Para fortalecer a planta, basta podar os galhos. Ferramentas apropriadas facilitam o trabalho, como: pá, tesoura de poda e regador. 

Gostou das dicas? Com certeza ficou mais fácil escolher as espécies para iniciar a sua horta de temperos em casa independentemente do espaço disponível. Acompanhe mais dicas como essas em nosso blog.