Montar o home office no quarto se tornou tendência. Afinal, descanso e trabalho possuem em comum a necessidade de um ambiente tranquilo e reservado, seja para dormir ou para desempenhar as funções profissionais. Este ambiente da casa também garante a privacidade necessária, diferentemente da cozinha e da sala que recebem uma maior circulação dos moradores.
Primeiramente, o movimento do home office ocorreu de forma emergencial por conta da Covid-19. Mas, ao longo de 2020, o conceito ganhou força, a ponto de muitas empresas discutirem a adoção deste modelo mesmo na fase pós-vacina.
Se você faz parte desse grupo ou sempre quis trabalhar na própria residência, apresentaremos o que levar em consideração na hora de montar o home office no quarto. Acredite, é possível criar um escritório funcional neste espaço da casa sem gastar muito dinheiro. Com algumas soluções simples, é possível delimitar corretamente os espaços, separando as atividades profissionais dos momentos de descanso, para a cabeça não pifar.
1 – Sinergia
Tradicionalmente, as pessoas costumam colocar uma mesa de cabeceira ao lado da cama para apoiar o despertador, um livro ou até mesmo o aparelho celular na hora de dormir. A criação do home office no quarto pode começar com a substituição deste móvel por um gaveteiro para arquivar papéis e objetos importantes do trabalho.
Ao lado, uma bancada se transformará em mesa para apoiar o computador, assim como objetos decorativos para deixar o ambiente agradável. Na parede, um quadro estilizado para anotações contribui de forma eficiente para o desempenho das funções profissionais e para a estética.
2 – Segmentação
Para quem não abre mão da segmentação, é possível ter uma área exclusiva para o descanso e outra para o trabalho dentro do mesmo ambiente. Na imagem acima, repare como o revestimento na parede em combinação com o elemento decorativo indicam a delimitação dos espaços.
Além disso, a mesa de escritório está mais afastada da cama, no outro extremo do quarto. Além de uma boa iluminação natural, luminária e plantas valorizam o “segmento profissional”, deixando o espaço mais aconchegante.
3 – Modernidade
Principalmente em quartos menores, alinhar na mesma parede guarda-roupas, escrivaninha e cama é uma ótima solução para “ganhar espaço”, facilitando também a circulação no local e acabando com aquela sensação de estar dentro de uma “lata de sardinha”. Os nichos na parede dão o toque final, podendo acolher tanto itens profissionais, quanto pessoais.
Com a bancada ao lado da cama, a cadeira com rodinhas confere praticidade. Opção muito utilizada em escritórios, não combina tanto com a sala ou a cozinha, mas pode ser usada tranquilamente no quarto. Lembre-se de adquirir um modelo ergonômico, que permita encostar completamente as costas. Modelos com apoio para os braços também são indicados.
Apesar da proximidade entre trabalhar e dormir, a organização e o toque pessoal com objetos particulares, como fotos de momentos agradáveis em família, garantem o conforto necessário para os momentos de descanso, facilitando “desligar” um pouco do trabalho.
Dicas extras
Independentemente da proposta que mais agrada, pensar em alguns detalhes ajuda no momento de reformar o quarto para acolher o home office. Após escolher onde os móveis ficarão, identifique os locais que precisam de tomadas apropriadas para ligar computador, impressora, luminária, carregador de celular, entre outros equipamentos eletrônicos.
Pensar no revestimento cerâmico para o quarto também é uma forma de garantir um ambiente prático, eficiente e, ao mesmo tempo, confortável. Antialergênica, a cerâmica é fácil de limpar, necessitando apenas de um pano único ou algum produto convencional do dia a dia, como detergente ou saponáceo líquido. Além disso, é muito resistente, não quebra com facilidade e não risca, por exemplo, com as rodinhas da cadeira. Com essas e outras vantagens, é por isso que é a melhor opção para um ambiente onde você passará muito tempo.
É nesse momento que a Pointer faz a diferença, com uma grande variedade de Supercerâmicos e cerâmicas com qualidade. Acesse nosso site, navegue no simulador de ambientes e encontre a opções que melhor combina com o seu estilo.