As formas orgânicas são uma das principais tendências da arquitetura e design de interiores deste ano. Elas apareceram com tudo na Casa Cor 2022 e em diversos eventos do setor ao redor do mundo.
Enquanto as formas retas e rígidas prevaleceram por anos como sinônimo de sofisticação, agora o movimento está de volta. Criando ambientes cheios de personalidade, muito mais leves e alegres.
Quer entender melhor essa tendência e descobrir como usar as formas orgânicas aí na sua casa? A Pointer te ensina!
O que são as formas orgânicas na decoração?
As formas orgânicas, como o próprio nome sugere, são aquelas inspiradas na natureza. Como plantas, flores, frutos, céu, animais, água, etc.
Como geralmente remetem à organismos vivos, elas trazem ideia de flexibilidade, movimento e até de sensualidade.
Na arquitetura e decoração, essas formas orgânicas são reproduzidas de diferentes maneiras. Desde revestimentos com uma pegada natural, até as linhas curvas.
Na década de 1960, o design curvo esteve muito em voga, com formas mais suaves e arredondadas em móveis e até em estruturas, como nos famosos arcos. Isso trazia um toque mais divertido e aconchegante.
Com o passar dos anos e a chegada do estilo moderno e contemporâneo, as linhas retas passaram a reinar, sendo sinônimo de elegância, austeridade e sofisticação.
Mas, após a pandemia, tudo mudou. Agora queremos lares mais aconchegantes, confortáveis e que tragam boas sensações. Por isso, as formas orgânicas voltaram com tudo – bem como o design curvo.
Como trazer essa tendência para sua casa?
Depois de entender melhor o que são as formas orgânicas, ficou fácil pensar em ideias para inseri-las na sua casa, não é? Veja algumas sugestões que separamos!
Móveis arredondados
Os móveis arredondados são uma verdadeira sensação na decoração atualmente. Especialmente os estofados, como sofás e poltronas.
Exemplo de móveis arredondados usados em projeto do arquiteto Danilo Noleto para a Casacor TO 2022 (Crédito: Archtrends)
Eles ajudam a criar ambientes harmoniosos, além de suavizarem a decoração. E podem ser combinados com elementos naturais, realçando ainda mais essa pegada orgânica.
Outra ideia é usar esses móveis como ponto focal do espaço, já que eles funcionam como verdadeiras esculturas.
Arcos e cantos arredondados
Os arcos já foram muito presentes na arquitetura e, depois, acabaram caindo em desuso.
Agora, eles estão de volta com força total, ajudando a criar pontos de interesse e equilibrando os volumes dos ambientes. Eles podem aparecer tanto em áreas externas, como internas.
Os arcos arredondados marcam a arquitetura orgânica, como este projeto da arquiteta Deborah Nazareth (Crédito: Deborah Nazareth)
Outra tendência forte da arquitetura são os cantos arredondados. Tanto em paredes como em ambientes. Por exemplo, as cozinhas arredondas estão com tudo e ainda ajudam a aproveitar melhor o espaço, o que é uma ótima sacada para ambientes pequenos.
Marcenaria
Até a marcenaria pode entrar na onda das formas orgânicas. Você pode incluir as linhas fluidas em painéis e nos próprios móveis.
Além disso, a madeira já traz em si essa pegada natural totalmente à tendência.
Objetos de decoração
Não quer investir em uma reforma total e nem trocar os móveis principais de casa? Não tem problema, invista em objetos de decoração com formas orgânicas e traga a tendência nos detalhes.
Objetos de decoração arredondados e vasos de plantas ajudam a trazer o toque orgânico ao ambiente, como esse espaço com E-Motion Wood na parede
Os espelhos são ótimos exemplos. Os modelos arredondados e que trazem sensação de movimento ficam incríveis em diferentes ambientes e podem dar um destaque todo especial a um corredor, sala ou outro espaço.
Além dos espelhos, você pode investir em luminárias, esculturas, molduras, tapetes, vasos de plantas, cortinas e outros que tragam uma textura natural e um design mais curvo.
Revestimentos
É claro que os revestimentos não ficam de fora da tendência das formas orgânicas. Para isso, invista nas opções que reproduzem as texturas ou o movimento da natureza.
Como os revestimentos amadeirados, marmorizados, que reproduzem pedras naturais ou que trazem texturas que lembram o movimento das ondas e outras sensações relacionadas à natureza.
Essas alternativas permitem uma experiência sensorial, além de deixar os ambientes mais aconchegantes.
Os produtos da Pointer para entrar na trend!
A Pointer também aderiu a tendência das formas orgânicas, com várias linhas incríveis para você levar a natureza para dentro da sua casa. Conheça alguns destaques.
Clássica
A linha clássica é a que traz a reprodução de mármores nobres, deixando sua casa muito mais aconchegante e elegante.
Dentro dessa linha, destaque para Vizcaya – que reproduz o famoso mármore negro espanhol com veios finos e dourados, com detalhes de veios branco.
Vizcaya é a reprodução do mármore negro espanhol, com toda sua potência para ambientes refinados
Outro que faz sucesso é o Zebra – um mármore que impressiona pelo contraste de fundo claro com veios largos em tons fortes. A superfície está disponível nas cores cinza e grafite.
E, fechando a linha, ainda há o Heritage, inspirado em um mármore raro já não disponível na natureza, trazendo um perfume vintage para projetos que buscam elegância e sofisticação.
Ondina
Ondina traz a sensação de movimento típica da natureza, com cores despojadas para espaços alegres e únicos
Ondina é a linha da Pointer inspirada na beira do mar e no movimento entre as praias da Barra e da Ondina, em Salvador. É o criar sem limites que traz um ritmo próprio aos projetos e reforça essa sensação de movimento, com cores inspiradas na natureza.
Ibérica
Inspirada nas milenares árvores de oliva da Península Ibérica, essa é a linha da Pointer que traz as cerâmicas amadeiradas. As reproduções são nas cores naturais e também na exclusiva versão Pop, com veios coloridos e ainda mais intensos.
Tropicália
Outra opção de cerâmica amadeirada, Tropicália reproduz as florestas tropicais brasileiras, com madeiras de lei que vão do castanho ao vermelho.
Dentro dessa linha, destaque para E-motion Wood, uma superfície amadeirada e cheia de personalidade, com relevo ripado, versátil para todos os ambientes da sua casa.
Mediterrânea
Que tal uma reprodução de tábuas de espécies de florestas de clima mediterrâneo? A Pointer tem! Mediterrânea é composta por cerâmicas que reproduzem as árvores nativas da costa do mar mediterrâneo, das regiões da América do Sul, da Austrália e da costa oeste americana, com coloração clara e veios suaves.
Atol
As áreas externas também podem entrar na tendência das formas orgânicas, como essa ideia com Atol no interior da piscina e Sambaqui no deck
As áreas externas também podem entrar na tendência das formas orgânicas com a linha Atol, da Pointer, inspirada em anéis de corais que formam as ilhas oceânicas. A beleza da natureza inspirou a criação de uma superfície hipnotizante, com brilho que remete às águas oceânicas.
Sambaqui
A aglomeração das conchas de Sambaquis foi usada como inspiração para criação dessa linha da Pointer, com dimensões e formas variadas para áreas externas e nuances de bege e cinza, que adicionam rusticidade aos ambientes despojados.
Piasentina
Piasentina é a reprodução da Pointer de uma pedra natural de Roma, perfeita para ambientes aconchegantes
Piasentina é a reprodução da pedra natural que ocorre na região de Roma e tem como característica marcante suas cores acinzentadas com pequenos grãos negros e veios brancos.
Agora que você já sabe tudo sobre formas orgânicas, que tal conferir mais opções da Pointer para transformar sua casa? Acesse nosso site e conheça nossos lançamentos para pisos e paredes!