As fibras naturais na decoração

As fibras naturais fazem parte da nossa cultura e estão presentes desde artesanatos até móveis sofisticados.

Tendência entre as décadas de 1950 e 1970, elas voltaram com tudo e podem compor tanto ambientes rústicos quanto aqueles mais sofisticados.

A volta à moda tem uma explicação simples: a necessidade de se reconectar com a natureza, o que pode acontecer por meio da inclusão de materiais naturais na decoração.

Portanto, se você quer compor ambientes relaxantes, aconchegantes e que proporcionem bem-estar, as fibras naturais são uma ótima pedida para uma casa-refúgio.

Fique com a gente e descubra tudo sobre essa tendência!

O que são as fibras naturais?

Cadeira em fibras naturais compõem decoração com revestimento de parede E-Motion Wood, da linha Tropicalia. No piso, Zebra Grafite, da linha Classica

As fibras naturais são aquelas tramas extraídas da natureza e muito presentes em artesanatos. No Brasil, a cestaria com esse material tem raízes na cultura indígena. Atualmente, está espalhada por todo o país e é bastante popular no Nordeste.

Entre os exemplos de fibras naturais estão vime, rattan, capim dourado, bambu, corda, sisal, piaçava e palha.

Os materiais podem ser trançados de diferentes formas para criar lindas peças de decoração. E como as fibras naturais são tendência em todo o mundo, é possível encontrar novidades no jeito de criar, sem deixar de lado aqueles mais tradicionais.

Além do poder de tornar o clima mais acolhedor, as fibras naturais são resistentes e ecologicamente corretas.

Elas ainda são capazes de devolver a proximidade com a natureza, principalmente no caso de quem mora em grandes centros urbanos. Ou seja, têm tudo a ver com as tendências atuais de decoração.

4 formas de aderir às fibras naturais na decoração

Muitas vezes, as fibras naturais são associadas a um estilo rústico, boho chic ou mesmo para a casa de praia.

Entretanto, há diversas formas de incorporar esse material. Isso abre espaço para o uso das fibras naturais mesmo em ambientes contemporâneos ou sofisticados, por exemplo.

Afinal, seu uso pode proporcionar uma elegância sutil por meio de cores suaves e transparências.

Além disso, como têm tons neutros, as fibras naturais são muito fáceis de combinar. Usar tons terrosos, por exemplo, é uma ótima forma de complementar uma decoração aconchegante, que remete a elementos naturais.

No entanto, para quem quer um espaço mais moderno, dá para combinar as fibras naturais com cores fortes como amarelo, laranja, rosa, verde ou azul, por exemplo.

Nas linhas a seguir, descubra algumas formas de incorporar o material à decoração.

1. Nos móveis

Fibras naturais são ótimas para móveis externos. No projeto, piso Sambaqui, da linha Lazer e revestimento de piscina Atol Maragogi, da linha Atol

É fácil remeter as fibras naturais a objetos menores, muito encontrados em feiras de artesanato. No entanto, também é possível produzir peças grandes, como móveis.

Sofás, poltronas, mesas, cadeiras, camas e estantes podem ter estrutura ou estofado em fibras naturais.

Como são resistentes, elas podem ficar até mesmo em áreas externas como varandas e quintais. Nesses casos, um conjunto de mesas e cadeiras pode dar um charme a mais à decoração.

Na área da piscina, também dá para apostar em bancos e espreguiçadeiras para relaxar e aproveitar o visual.

2. Fibras naturais nos detalhes

Cesto é forma de incluir fibras naturais na decoração. No piso, stellar Grey, da linha Stellar. Na parede, Mandala Blu, da linha Decora Design e Filete Gray, da linha Zeppelin

Quem acha que objetos em fibras naturais não vai combinar com a decoração da casa pode apostar somente em alguns detalhes feitos a partir das tramas.

Agora, para quem está planejando um ambiente super aconchegante, vale a pena usar abusar de objetos feitos a partir desses fios.

Há muitas opções, tanto em lojas físicas quanto online. Dá para encontrar produtos industrializados ou procurar por aqueles artesanais, ideais para quem gosta de peças únicas e personalizadas.

Entre as possibilidades estão:

  • Esculturas.
  • Quadros.
  • Cortinas.
  • Tapetes.
  • Mantas.
  • Cestos.
  • Vasos.

3. Luminárias e pendentes

Projeto traz pendente em fibras naturais, que se destaca à frente de revestimento de parede Ondina Cinza, da linha Ondina. No piso, Tear Branco, da linha Tear

As fibras naturais também podem aparecer em outro detalhe da decoração, desta vez relacionado à iluminação dos espaços.

Estamos falando de luminárias, pendentes e até abajures feitos com tramas que tornam o clima mais acolhedor. Melhor ainda se você optar por lâmpadas amarelas, para uma iluminação quente.

Se quiser dar destaque a esse elemento, escolha uma peça grande e instale sobre a mesa de jantar ou pendura sobre a mesa de cabeceira. Agora, se quiser mais discrição, prefira luminárias e pendentes menores.

4. Revestimentos que reproduzem fibra natural

Para levar mais sintonia para dentro de casa, a aposta em fibras naturais vem crescendo. Além de móveis e objetos feitos a partir dos fios em si, é possível adotar elementos que reproduzem as fibras e também são capazes de proporcionar aconchego.

Esse é o caso de revestimentos têxteis. Na Pointer, há diversas opções para você escolher e levar a natureza para dentro de casa.

Meia parede tem revestimento Tramma, da linha Alchimia, que reproduz tear. No acabamento, Filete Beige e, no piso, Zeppelin Steel, ambos da linha Zeppelin

Uma opção interessante é Tramma, da linha Alchimia. Na peça, a reprodução é de fios entrelaçados, que levam textura e aconchego para paredes de diferentes espaços da casa.

No projeto acima, o piso é Zeppelin Steel, também da linha Zeppelin. Já a transição entre revestimento e tintura é com Filete Beige, também da linha Zeppelin.

Piso Tear Avelã, da linha Tear, reproduz fibras naturais. Combinação é com revestimento de parede Ondina Bege, da linha Ondina

Outra opção interessante são os produtos da linha Tear, que têm estética de fibra natural com tramas delicadas que compõem a textura. Há duas cores disponíveis: Branco e Avelã, ambas neutras e fáceis de combinar, ideais para projetos aconchegantes.

No projeto acima, o piso Tear Avelã faz uma perfeita composição com o revestimento de parede Ondina Bege, da linha Ondina.

Como você pode perceber, as fibras naturais estão com tudo. E elas revelam outra tendência para ficar de olho: a volta do bege na decoração. Saiba tudo sobre o tema!