Experiência de compra: a importância para lojas de material de construção

Sua loja de materiais de construção pode ter uma enorme gama de produtos e até serviços, mas se não houver uma boa experiência de compra, os clientes não vão voltar. 

Entender as necessidades do seu público e como ele espera ser atendido ajuda sua empresa não apenas a conquistar novos consumidores, mas principalmente a fidelizá-los. 

Neste texto, você entenderá o que é experiência de compra e como implementá-la na sua empresa. Confira! 

O que é experiência de compra?

Oferecer uma boa experiência de compra é fundamental para fidelizar clientes (Foto: cottonbro studio) 

Experiência de compra é o conjunto de percepções que o cliente tem enquanto faz uma aquisição na sua loja. Também inclui o pós-venda, como bons resultados com o produto e algum tipo de desconto para quando comprar novamente. 

Uma boa experiência abrange uma série de fatores — desde a iluminação da sua loja até um bom atendimento caso o produto dê defeitos. 

Quando falamos de um e-commerce, o que você deve observar muda bastante, mas ainda assim é fundamental garantir que o cliente tenha uma boa experiência. 

Segundo a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 73% dos clientes mudam para a concorrência após várias experiências desagradáveis com uma loja; mais da metade trocam depois de apenas uma interação ruim. 

Como garantir uma boa experiência de compra numa loja de materiais de construção? 

Veja como auxiliar seu cliente para que ele sempre retorne ao seu negócio: 

Tenha um bom site responsivo 

O site é o cartão de visitas da sua loja de materiais de construção. Se o seu negócio for físico, a página servirá para mostrar os produtos disponíveis e até ampliar sua cartela de clientes, caso invista em um e-commerce. 

Não se esqueça de oferecer um site responsivo, ou seja, que abra com facilidade em qualquer dispositivo. 

Segundo pesquisa TIC Domicílios 2023, 58% dos internautas brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. Um layout fácil de abrir pelo smartphone pode significar mais compras na sua loja. 

Dê opções ao cliente

Ofereça diferentes opções ao seu cliente (foto: Mochammad Algi) 

Se a sua loja for física, o ideal é oferecer produtos que estejam conforme o orçamento. Veja quanto o cliente está disposto a investir e mostre opções de acordo com o desejado. 

No site, você pode fazer essa mesma ação colocando produtos relacionados na página de cada item. No rodapé da página, por exemplo, coloque uma seção \”Você pode gostar também de:\” e alguns produtos da mesma categoria e com preço semelhante. 

Treine seu time 

É preciso que o time esteja alinhado para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente. Para tanto, faça treinamentos para que cada funcionário entenda como:  

  • Abordar o cliente; 
  • Oferecer produtos de acordo com o desejado; 
  • Negociar o orçamento; 
  • Ser persuasivo, mas sem constranger o consumidor; 
  • Resolver problemas no pós-venda. 

Conheça seu cliente

Conheça o tipo de cliente que frequenta sua loja e crie um plano de comunicação voltado para ele (foto: Jeswin Thomas) 

Uma loja de materiais de construção pode atender a um público muito abrangente, mas é preciso ter um foco. Ter um cliente ideal ajuda em diversos aspectos:  

  • Criar uma linguagem de comunicação adequada a quem você deseja atingir; 
  • Oferecer uma cartela de produtos e serviços mais equilibrada; 
  • Elaborar promoções que consigam cativá-lo. 

Pronto para oferecer ao cliente uma experiência de compra inesquecível? Mas você não precisa fazer todo o trabalho sozinho. Conheça o Loja Perfeita, programa de relacionamento da Pointer para lojas de materiais de construção!