Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como evitar atrasos em construções em 5 passos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A partir do momento em que você decide começar uma obra em sua casa, seja ela uma construção de fato ou somente uma pequena reforma, é importante se preparar para não ter dor de cabeça durante o processo. Isso inclui saber evitar os habituais atrasos em construções.

Para ajudá-lo a lidar com essa questão, trouxemos um passo a passo bem simples, com dicas de como controlar o tempo e não deixar seu projeto atrasar. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura e confira!

96892-saiba-como-evitar-atrasos-em-construcoes-em-5-passos

1. Elabore um cronograma da obra

O primeiro passo para evitar atrasos em construções é elaborar um cronograma detalhado, que inclua também o orçamento.

Para isso, é preciso listar todas as atividades, calcular um prazo médio de realização de cada uma e especificar todos os materiais necessários.

No entanto, somente montar um cronograma não basta para garantir o respeito aos prazos. É importante visitar a obra, se informar sobre o andamento do projeto e acompanhar de perto para ter a certeza de que cada etapa está sendo realizada de acordo com o programado.

Isso certamente diminuirá muito as chances de atraso.

96893-saiba-como-evitar-atrasos-em-construcoes-em-5-passos

2. Tenha uma reserva de emergência

Ao elaborar sua planilha de orçamento, é essencial incluir uma quantia extra destinada a emergências. Se houver algum imprevisto e surgir a necessidade de comprar um material às pressas, você pode recorrer a essa reserva financeira. Desse modo, é possível evitar a paralisação da obra por falta de recursos.

3. Contrate mão de obra especializada

Talvez você se pergunte qual a relação entre a mão de obra e a realização do projeto dentro do prazo. Bem, esses dois fatores estão fundamentalmente ligados.

Descartar e recomeçar um trabalho malfeito é um problema que causa não só atrasos em construções, mas também gastos extras com a compra de novos materiais. Mas quando os profissionais são competentes e experientes, é pouco provável que algum serviço precise ser refeito.

Por isso, tenha cuidado na hora de definir a equipe que realizará a obra. Se possível, busque referências e recomendações antes de fechar o contrato.

96898-saiba-como-evitar-atrasos-em-construcoes-em-5-passos

4. Selecione bons fornecedores e evite atrasos em construções

Assim como é preciso ter cuidado na contratação da equipe, a escolha dos fornecedores também merece essa atenção especial. Isso porque o andamento da obra depende diretamente da entrega dos materiais na data programada.

Com isso em mente, procure saber se o fornecedor que você escolheu respeita os prazos e dê preferência aos que possuam centro de distribuição próximo à obra, para facilitar a logística.

96894-saiba-como-evitar-atrasos-em-construcoes-em-5-passos

5. Atente à qualidade dos produtos

Por último, mas não menos importante, é fundamental escolher materiais de qualidade antes de começar a obra. Os pisos e revestimentos, por exemplo, se forem frágeis demais e ruins, podem se quebrar facilmente durante a colocação no chão e nas paredes.

Em suma, adquirir bons produtos é uma maneira eficiente de evitar desperdícios, refações e compras extras de material. Isso se reflete diretamente na velocidade com que a obra será concluída, portanto, leve esse aspecto em consideração no momento da compra.

Agora que você já sabe como se prevenir de atrasos em construções, compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar seus amigos a evitar imprevistos também!