Entre tantos tipos de decoração modernos, é comum que queiramos nos encontrar em algo mais vintage, que pareça mais aconchegante e que até mesmo conte uma história. Um dos mais marcantes é o estilo Mid Century pois, além de caracterizar décadas do passado muito marcantes na história da humanidade, conta a visão de futuro e otimismo que as pessoas tinham naquela época.
Neste post, você vai entender o que é o estilo Mid Century e como adotá-lo na sua residência. Conheça:
O que é o estilo Mid Century?
O estilo Mid Century é inspirado nas casas norte-americanas da metade do século XX. Na parede, revestimento Maggie, da linha Decora Design
Variado da expressão \”mid-century modern\”, o estilo Mid Century surgiu e foi popularizado entre as décadas de 1940 e 1960 (por isso o nome, que significa \”meio século\”), principalmente nos Estados Unidos. É muito semelhante ao estilo escandinavo, com cores claras e muitos móveis de madeira. Apesar de ter como objetivo a modernidade, hoje carrega um ar vintage por preservar as características da época.
Uma característica marcante do estilo Mid Century é de não ficar apenas na forma e na função — características de estilos como o bauhaus, que se popularizou um pouco antes, e o industrial, que aparecia na mesma época. Aqui, a intenção era de unir funcionalidade a uma bela estética e cores marcantes.
Como aderir ao estilo Mid Century?
Se você deseja fazer uma viagem ao tempo sem sair de casa, veja como adotar a decoração:
Móveis de madeira maciça
Embora os móveis de MDF, MDP e aglomerado tenham ganhado muita popularidade nas últimas décadas, a madeira maciça carrega o acabamento impecável, a durabilidade e o aspecto vintage tão desejado o estilo mid century. A cor mogno é marcante, mas o importante é que seja madeira de lei.
Antes de fazer a aquisição, observe se o móvel é de madeira de demolição ou certificada. Assim, você faz uma compra sustentável.
Pés de madeira
A madeira aparece em móveis por completo ou apenas nos pés. No piso, Iberica Design, da linha Iberica
E o material não precisa ficar apenas nos móveis por completo. As cadeiras, mesas e poltronas com pé de madeira carregam aquela característica futurista e, ao mesmo tempo, vintage dos móveis das décadas de 1950-60. As cadeiras Eames Eiffel são um exemplo dessa estética.
Junção de matérias-primas
A junção de couro e madeira traz uma interação entre o vintage (madeira) e o que é considerado moderno (couro) mesmo após milênios de sua utilização. Na época, aliás, o couro voltava a ser utilizado nas roupas e acabou se tornando exemplo de rebeldia e modernidade.
A soma do orgânico com o natural, porém, também marca a década. É só lembrarmos das já citadas cadeiras Eiffel, que são feitas de polipropileno (tipo de plástico), madeira maciça e armação em metal. A mistura de materiais demonstra a ousadia do design da época.
Espaços integrados
Uma das características do estilo Mid Century é o espaço. As residências começaram a ser mais espaçosas, com salas maiores e até áreas de lazer.
Se você mora em um espaço pequeno, também é possível adotar o estilo. Nesse caso, é possível pensar na integração dos cômodos, em que não há paredes separando sala e cozinha, por exemplo. Além de realmente proporcionar mais espaço, você consegue fazer alterações mais criativas na decoração da residência.
Cores marcantes
Cores fortes e estampas marcam o estilo Mid Century. Na parede, Hippie Wood Sand, da linha Decora Design
Vermelho, ciano, amarelo e laranja apareciam em eletrodomésticos, móveis e até nas paredes. Para que não fique tudo muito exagerado, você pode usar as cores mais fortes em apenas uma das características do ambiente, como móveis, eletrodomésticos ou enfeites (almofadas e tapetes, por exemplo).
Os materiais mais utilizados no design da época foram madeira, vidro, aço, plástico e couro.
Inspiração retrofuturista
A principal característica do estilo Mid Century é o futurismo. Apesar das linhas limpas, elas tinham a intenção de retratar o que era considerado o futuro, que viria a chegar com a virada do século e do milênio. Por isso, os detalhes em metal e o design mais retangular, quase pontudo, marcam as décadas.
Pronto para aderir ao estilo Mid Century? E para continuar nas inspirações, confira agora o Downsizing.