Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
estilo-industrial-vintage

Descubra o estilo industrial vintage de decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A decoração no estilo industrial vintage é um dos mais populares atualmente. Uma das razões da tendência é como ela consegue combinar um aspecto urbano mais rústico e bruto, com alguns detalhes criativos e delicados de um passado nostálgico.

Suas principais características incluem tons terrosos, móveis metálicos, ambientes amplos e integrados, janelas grandes e objetos antigos. Quer saber como criar esse estilo na sua casa?

Integre espaços

O estilo de decoração industrial vintage tenta recriar o visual dos ateliês e estúdios que começaram a surgir depois dos anos 1920, com o fechamento de fábricas em Nova York e na Inglaterra.

Uma das características desses lugares é que eles eram muito amplos. Afinal, eles costumavam ser fábricas ou grandes escritórios. Para começar a criar esse estilo na sua casa, o ideal é passar por uma reformulação estrutural. Contrate um arquiteto ou engenheiro e veja quais paredes são apenas decorativas e podem ser derrubadas.

Invista em revestimentos de estilo rústico

estilo industrial vintage

Banheiro vintage revestido com as linhas Urbana Grafite e Metro Carrara Statuario

A decoração industrial surgiu do reaproveitamento de ambientes de fábricas ou grandes escritórios. Isso significa que o revestimento desses lugares era bem rústico, feito de cimento, arenito ou minérios parecidos.

Portanto, para tentar transpor estilo para a sua casa, o ideal é tentar recriar esse acabamento rústico. Isso não significa que você precisa acimentar o seu chão. Hoje em dia, existem soluções modernas que trazem o mesmo acabamento mais facilmente.

Por exemplo, para o piso A Pointer possui duas linhas de cerâmica nesse estilo: a Urbana e a Metropolitan. A peça ideal vai depender da sua decoração, mas a Urbana Grafite e a Metropolitan Cinza reproduzem muito bem o cimento queimado típico da decoração industrial vintage.

Além do piso, não esqueça de escolher revestimentos rústicos para a parede. O recomendado é tentar uma decoração de tijolinhos aparentes. Uma boa ideia é usar algumas peças da linha Industrial Brick, que combinam muito bem com a Urbana e Metropolitan.

A vantagem de usar essas cerâmicas da Pointer é que você combina revestimentos de alta performance técnica com o visual que é tendência.

Aposte em móveis com estrutura metálica

estilo industrial vintage

Cozinha com decoração industrial vintage revestida com as linhas Industrial Brick Mud e Urbana Branco

Móveis com estruturas metálicas, como bancos, luminárias, centros de mesa e até mesmo aparadores, casam muito bem com a decoração no estilo industrial vintage, especialmente se forem de cobre — ou material que reproduz esse minério.

Claro que nem todos os móveis da sua decoração devem ser metálicos. Isso tornaria sua decoração muito pesada. Porém, o ideal é misturar os metais com outros itens que encaixam no estilo. Por exemplo, sofás de couro, tapetes felpudos e mesas ou estantes de madeira são excelentes pedidas para combinar com o metal de outros móveis, o concreto e os tijolos.

Deixe encanamentos e fios aparentes na decoração

É comum a presença de canos e até mesmo fios aparentes em ambientes industrializados como fábricas, depósitos e oficinas. Por isso, vale a pena usar esses componentes na sua decoração industrial vintage.

Os canos, vigas e fios não precisam ser funcionais, mas, caso você considere perigoso ou não queira usar os elementos da casa, pode comprar alguns apenas decorativos para compor o ambiente.

Outra solução é colocar a mão na massa e adaptar alguns objetos para criar esses elementos decorativos. Por exemplo, canos de PVC pintados podem servir muito bem para criar luminárias que ficariam ótimas na sala ou no quarto de uma casa com o estilo de decoração industrial vintage.

Escolha a iluminação correta para compor o ambiente

estilo industrial vintage

Área externa decorada com o estilo industrial vintage e revestida com as linhas Industrial Brick Red e Pietra di Basalto Oil

descubrUma das dificuldades de lidar com um ambiente industrial é iluminar esses ambientes amplos que o caracterizam. Uma das maneiras de fazer isso é com a luz natural, mas nós falaremos sobre isso a seguir, no momento, vamos focar na iluminação artificial.

O ideal é aproveitar os espaços grandes e criar muitos focos de luz, para customizar a iluminação dependendo do momento do dia ou da parte do cômodo que é usada. Os tons terrosos da decoração industrial vintage combinam muito bem com uma luz amarela emitida por lâmpadas em formato de pera.

Já em ambientes como a cozinha e o banheiro, o ideal é manter uma iluminação branca e neutra, que valoriza a nitidez do lugar.

Invista em janelas e portas largas em todos os cômodos

Uma característica típica da decoração industrial vintage são as grandes janelas e portas largas, que fazem a transição de um cômodo para o outro. Esses elementos surgem por causa da origem do estilo, lá nas fábricas e oficinas dos anos de 1920 e 1930.

As janelas grandes e espaçosas são especialmente importante nesse tipo de decoração por causa da amplitude dos espaços. Para evitar que o lugar fique escuro, é importante ter uma fonte abundante de luz natural e elas cumprem esse papel com louvor.

As portas largas contribuem para harmonizar o ambiente, especialmente se elas tiverem batentes de madeira, que combinam muito bem com tijolinhos aparentes e cimento queimado.

Use objetos decorativos vintage para finalizar o lugar

Com todos os elementos da decoração no lugar, a única coisa que resta é finalizar o trabalho com alguns toques especiais para ilustrar melhor o aspecto vintage do estilo.

Isso significa incluir alguns objetos vintage para ajudar a dar um toque especial à casa. Nesse caso, o ideal é ver que tipo de objeto combina com a sua personalidade e faz sentido com o seu dia a dia.

Algumas pessoas colocarão uma bicicleta antiga na sala, que fica muito legal, especialmente se elas usarem-na para ir ao trabalho ou passear. Já outros vão preferir baús em formato de antigas malas de viagem para ajudar a organizar a sala.

Existe, ainda, a possibilidade de usar máquinas fotográficas antigas, máquinas de escrever, caixotes, quadros pin up, guitarras, telefones antigos, jukebox, toca-discos e muitos outros tipos de objetos vintage.