Dicas para evitar ou eliminar o mau cheiro do banheiro e do ralo
Dicas PointerNão há nada mais desagradável do que limpar o seu banheiro, deixar piso e parede brilhando, mas o mau cheiro do banheiro continuar. Isso costuma acontecer pelo ralo, mas há outros fatores que também deixam um odor desagradável no cômodo.
Neste post, você confere dicas imperdíveis para eliminar o mau cheiro do banheiro e de outros ralos que possam ter na sua casa. Confira!
O que faz com que o banheiro fique com mau cheiro no ralo?
Banheiro com espelho na parede e revestimento Quasar Sol, da linha Quasar; no piso, Over Cement Snow, da linha Over Cement
O odor desagradável é fruto da decomposição dos resquícios de sujeira que se acumulam no ralo. E isso é normal; afinal, quando tomamos banho caem cabelos, pedaços de sabonete, rótulos de algum produto utilizado e papel higiênico, por exemplo. Se a água é escoada diretamente pela tubulação, as chances de que isso aconteça diminuem consideravelmente.
O problema acontece quando esse resíduos permanecem por lá, obstruindo a passagem da água. Dessa forma, os microrganismos têm um ambiente ideal para proliferarem, causando o mau cheiro do banheiro.
Como tirar o mau cheiro do banheiro e do ralo?
Veja o que fazer para manter o banheiro sempre cheiroso:
1. Limpeza regular
A dica mais importante para eliminar o mau cheiro do banheiro é a limpeza regular, feita pelo menos uma vez ao mês. Você pode fazer essa higienização de diferentes formas:
- use desinfetante: se o ralo estiver muito sujo, vale usar também uma escova de cabo longo. Depois, é só despejar água quente;
- jogue 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo e, depois, 1 xícara de vinagre branco com 1/2 suco de limão. Aguarde 10 minutos e faça o enxágue com água quente.
2. Sifões
O sifão evita que o mau cheiro volte ao banheiro (foto: Chastity Cortijo/Unsplash)
O sifão é uma solução hidráulica, feita de plástico ou metal, que envia água de um dispositivo mais alto a outro. Existem diferentes tipos, mas os mais comuns são os sanfonados. Na pia, além de levar a água diretamente para o esgoto, ele também evita que o mau cheiro retorne.
Para que isso aconteça, é preciso que o sifão seja instalado corretamente numa curva em \”S\”, que cria um fecho hídrico capaz de impedir que o mau cheiro suba.
O sifão também precisa ser limpo mensalmente. Para isso, desacople-o e o mergulhe em uma bacia com água limpa e detergente.
3. Sistema de fechamento
No piso, cerâmica Neo Cimento Branco, da linha Cimento, traz a impressão de banheiro mais limpo
Além da limpeza, outro fator que ajuda a não ter de lidar com o mau cheiro do banheiro é um ralo com sistema de fechamento, ou seja, com uma pequena válvula capaz de fechá-lo quando ninguém estiver no banho.
4. Fios de cabelo
Se você tem cabelo comprido, sabe que o banho é um festival de fios soltos pelo boxe. Ao notá-los, não deixe que cheguem até o ralo. Você pode até deixar para abrir a válvula do ralo apenas no final do banho, facilitando a retirada dos fios.
Viu como não é difícil eliminar o mau cheiro do banheiro e do ralo? E se você vai fazer uma obra em casa e deseja trocar essa parte específica, conheça os prós e contras do ralo linear!