3 passos certeiros para limpar piso cerâmico

Limpar piso cerâmico é muito fácil. E esse é um dos motivos pelos quais a maioria das pessoas opta pelo material. Sem falar que são bonitos e podem ser encontrados em uma imensa variedade.

No entanto, limpar piso cerâmico de forma incorreta pode levar a diversos problemas na estética do produto, como manchas e porosidade, por exemplo.

Se você quer manter a casa sempre bonita e limpinha, acompanhe as nossas dicas para não errar ao limpar piso cerâmico!

Vantagens do piso cerâmico

Como mencionamos, ser fácil de limpar é um dos principais benefícios do piso cerâmico. Afinal, essa característica faz com que ele possa ser usado praticamente em qualquer ambiente. Desde internos até externos, incluindo piso e parede, seja em áreas secas ou com a presença de água ou umidade.

Além disso, o material apresenta ainda outras vantagens. É bastante durável, é resistente a bactérias e fungos e pode deixar os ambientes mais frescos.

Vale mencionar ainda que a tecnologia permite ter pisos cada vez mais bonitos. Inclusive aqueles que reproduzem materiais naturais, como a cerâmica amadeirada ou marmorizada, por exemplo.

Passo a passo para limpar piso cerâmico

Variedade de tipos cerâmicos chama a atenção. No projeto, revestimento de parde Ondina Bege, da linha Ondina, combinada com piso Ilheus Canela, da linha Tropicalia

A casa limpa contribui não só para a estética. Também ajuda a manter o bem-estar nos ambientes, sem falar que ajuda a evitar alergias, por exemplo.

Sendo assim, é importante limpar piso cerâmica com frequência, evitando o acúmulo de poeira e outros detritos. Afinal, a sujeira pode ajudar a danificar e arranhar o revestimento, sobretudo se você tem o costume de andar de sapato em casa.

Na sequência, entenda como limpar piso cerâmico corretamente e evitar que isso aconteça!

1. Passe uma vassoura macia ou aspirador de pó

Os revestimentos cerâmicos, no geral, são bastante resistentes. Isso quer dizer que uma vassoura de piaçava, por exemplo, não vai danificar o material.

Contudo, no caso de um revestimento polido e brilhoso, é bom evitar arranhões. Portanto, prefira uma vassoura macia.

Já quem prefere o aspirador de pó, também tem essa opção para limpar piso cerâmico.

2. Complemente com um pano úmido

Geralmente, só varrer ou passar o aspirador não é o suficiente para remover toda a sujeira. Portanto, em seguida, passe um pano umedecido em água com o auxílio de uma vassoura.

É importante que você garanta que o revestimento vai ficar seco. Então, caso necessário, passe um pano seco para remover o excesso da água.

3. Detergente ajuda na limpeza profunda

Não é necessário passar muitos produtos para limpar piso cerâmico, como Piasentina Cinza, da linha Piasentina

Agora, pode acontecer da sujeira ainda resistir. Principalmente quando algum líquido derramar, ou quando o revestimento está engordurado.

Em caso de necessidade de limpeza pesada, você também não precisa se preocupar com produtos mirabolantes para limpar piso cerâmico.

Contudo, é importante mencionar que todo produto de limpeza aplicado sobre a cerâmica precisa ser diluído em água.

No caso do detergente neutro, por exemplo, use uma colher de sopa do produto para cinco litros de água.

Com uma vassoura, você pode esfregar essa solução onde for necessário remover a sujeira pesada, inclusive nos rejuntes.

Na sequência, será necessário remover o excesso usando um pano umedecido em água. Mais uma vez, é fundamental garantir que a superfície esteja seca. Se necessário, use um pano para remover todo o líquido.

Vale mencionar que essa mistura é suficiente até mesmo para a limpar piso cerâmico do banheiro.

Como limpar rejunte?

Produtos retificados, como Vizcaya, da linha Classica, usam menos rejunte. Na parede, Ondina Cinza, da linha Ondina

Além de limpar piso cerâmico, pode ser necessário remover o limo ou o excesso de sujeira também do rejunte.

De maneira geral, quando se mantém o piso limpo, é mais difícil a sujeira se acumular também no rejunte. Entretanto, isso pode acontecer, sobretudo em locais com muita umidade.

Nessas situações, é importante tentar remover a sujeira com a mesma solução de detergente diluído em água, usada na limpeza do piso cerâmico. Use uma escovinha para esfregar.

Agora, caso não funcione, outra dica é misturar uma xícara de café de vinagre com um litro de água e usar uma escovinha para esfregar a sujeira.

E aqui vai uma dica de ouro para quem não quer ter rejunte encardido em casa! Na hora de comprar o revestimento, prefira os que têm bordas retificadas.

Isso significa que elas sofrem uma espécie de corte depois que saem do forno, de maneira que suas bordas fiquem regulares.

Dessa maneira, é possível usar juntas de assentamento menores, reduzindo também a quantidade de rejunte que você vai precisar aplicar.

O que não usar ao limpar piso cerâmico?

É muito comum cometer erros na hora de limpar piso cerâmico. Entretanto, vale mencionar que esse é um produto feito a partir de argila misturada a outros materiais.

A massa pronta é levada ao forno, que funciona a altas temperaturas. É esse processo que faz do piso cerâmico resistente e durável.

Além disso, é comum os revestimentos terem uma camada de esmalte no acabamento. Dessa forma, ganham brilho, que chama a atenção de muitos compradores.

Portanto, o piso cerâmico é um investimento que se faz na estética do projeto. É por isso que se deve ter cuidado ao usar determinados produtos, que podem ser abrasivos. Ainda que a embalagem diga que são voltados para a limpeza do piso cerâmico.

Isso significa que a sua aplicação pode causar problemas ao revestimento, como é o caso de manchas permanentes.

Portanto, se você quer manter a superfície sempre bonita, saiba que todo produto de limpeza precisa ser diluído em água antes de limpar piso cerâmico.

Além disso, evite produtos que tenham na composição ácido, soda ou cloro, por exemplo. O uso contínuo pode não só causar manchas amarelas, como também desgastar o revestimento.

E se você tem piscina em casa, precisa ficar de olho em alguns pontos. Sobretudo no verão, quando é mais utilizada. Confira os principais cuidados com piscinas!