Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Dicas para decorar apartamentos pequenos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Em uma época em que é cada vez mais comum ver apartamentos de 50m² oferecerem dois ou três quartos, sala, cozinha, área de serviço e até varanda, pensar em uma decoração enxuta é uma questão de necessidade. Mas já passou – ainda bem – o tempo em que apartamento pequeno era visto como provisório e com poucos recursos. Com móveis adaptados e cada vez mais utensílios enxutos disponíveis nas lojas, fica mais fácil viver sem aperto. A seguir destaco dicas de decoração que vão fazer um pequeno lar parecer um palácio aconchegante – ou ao menos um pequeno palácio particular.

Abra as janelas

Espaço sem janelas passa sensação de confinamento. O mesmo pode acontecer com cortinas fechadas, principalmente se forem escuras. Sempre que possível, deixe aberta uma janela por onde possa entrar a luz natural. A vista para fora proporciona a visão de novos horizontes, por assim dizer. Se essa não for opção onde você mora, opte por cortinas claras, com cortes retos e tecidos leves. Também escolha com atenção as lâmpadas, que devem ser claras, mas não fortes demais.

 

Unifique os ambientes

Reduza o número de paredes ao unificar, por exemplo, a cozinha e a sala com um balcão fazendo as vezes de divisória. Outra opção são as separações de vidro, que podem disfarçar a lavanderia ao lado da cozinha sem comprometer o espaço. Já no quarto, um ajuste na disposição dos móveis pode dar lugar a um pequeno escritório. Confira algumas inspirações:

Escolha revestimentos claros

Tanto no piso quanto na parede, invista nos tons claros. Eles refletem a luminosidade das janelas abertas e das luzes artificiais. A sensação de ambiente maior causada pelo branco pode contribuir para todos os cômodos. Tons pasteis fazem uma opção para quem não gosta de branco total.

Móveis baixos

Quanto mais próximos os móveis estiverem do chão, mais espaço até o teto sua casa irá mostrar, criando assim uma sensação de amplitude. Caso opte por esse recurso, lembre-se de prezar o conforto. Um sofá próximo ao chão, por exemplo, pode ser bacana de olhar, mas pouco prático caso alguém na casa tenha dificuldades de locomoção.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e compartilhe!

*Bianca Bibiano é jornalista, paulista e sempre à procura de boas tendências e ideias práticas para decorar com bom gosto.

Imagens: Divulgação Pinterest/ Pointer