5 dicas que vão transformar a decoração do quarto de bebê
Tendências de DecoraçãoDepois que o resultado positivo vem, as mudanças começam a acontecer. A chegada de um filho não apenas transforma o corpo da mãe e a estrutura familiar, como também altera a dinâmica da casa. É preciso preparar o ambiente, principalmente o quarto do bebê, para receber o novo morador da melhor maneira possível, a fim de que o pequeno seja acolhido com segurança e conforto.
Geralmente, o quartinho do bebê começa a ser montado no segundo trimestre de gestação, fase em que os enjoos e a indisposição inicial da gravidez começam a passar. Esse momento é especial para as futuras mamães, pois é muito gostoso organizar cada detalhe do cantinho do filho.
Se você está pensando na montagem do quartinho do filhote, confira a seguir 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa. Vem com a gente!
1. Faça o planejamento da decoração
Antes de montar o quarto, elabore o planejamento da decoração. Coloque no papel tudo que você pretende acrescentar ao ambiente, estabeleça prioridades, tire as medidas do espaço, defina o estilo do quartinho, decida se ele terá um tema específico ou não, estipule um limite de gastos e só depois parta para a montagem em si.
2. Escolha uma paleta de cores suaves
O quarto de bebê deve transmitir calma e suavidade, afinal, será um lugar de descanso para a criança. Por conta disso, é fundamental apostar em cores claras e combinações delicadas. As paletas compostas por tons pastel são sempre bem-vindas nos quartinhos infantis.
Caso você opte por incluir tonalidades vibrantes ou escuras no projeto, faça isso com moderação e equilíbrio. Lembre-se de que as cores fortes cansam o bebê e deixam o visual pesado.
3. Alie estética e conforto
Não adianta montar um quartinho lindo e cheio de enfeites, se o espaço não for agradável e confortável para os pais e, especialmente, para o bebê. É claro que beleza é importante, porém, mais do que estética, é fundamental priorizar o conforto.
Invista em móveis macios e ergonomicamente corretos, inclua poltronas no espaço, compre uma cortina para controlar a entrada de luz e ventilação, aposte em uma iluminação suave e faça o possível para tornar o ambiente acolhedor.
4. Evite itens supérfluos
O universo infantil é repleto de novidades que enchem os olhos dos pais, porém, é preciso tomar cuidado para não sair comprando tudo o que vê pela frente. O ideal é focar nos itens básicos e fugir dos supérfluos, pois o excesso de coisas inúteis prejudica a praticidade do ambiente, dificulta a limpeza e deixa o espaço menos arejado, além de poluir visualmente o quarto de bebê.
As peças que não podem faltar são o berço, cômoda ou guarda-roupa, trocador, mesa de apoio e cadeira ou poltrona de amamentação. Se o quarto for grande, outros móveis podem ser inseridos, mas é importante evitar os exageros.
5. Procure otimizar o espaço
O quarto de bebê também precisa ser prático e funcional. É nessa parte da casa que o bebê vai dormir, mamar, ter as fraldas trocadas… são muitas as atividades e todas elas precisam fluir com total naturalidade. Para tanto, é indispensável otimizar o espaço.
Boas estratégias para isso consistem em evitar excessos decorativos, deixar uma área livre para circulação, investir em nichos e prateleiras suspensos e incluir peças multifuncionais no ambiente. Utilizar mobília planejada também é uma ótima pedida para aproveitar cada centímetro do cômodo de maneira inteligente.
E aí, você gostou do nosso artigo? Para ficar por dentro de outras dicas exclusivas, nos acompanhe nosso Instagram e nossa página no Facebook. Até a próxima!