Decoração sensorial: como harmonizar a decoração com as sensações
Tendências de DecoraçãoHarmonizar a composição dos elementos com as sensações transmitidas por eles. É o que propõe a decoração sensorial, focada em despertar os sentidos para transmitir boas mensagens, proporcionar experiências mais agradáveis e criar ambientes personalizados.
Diferentemente de um simples projeto de arquitetura, um projeto sensorial não se limita ao apelo estético. Em vez disso, utiliza um conjunto de objetos, superfícies e efeitos interagindo com os cinco sentidos.
Tato
Muitas vezes, olhar não basta. É preciso tocar as coisas para saber como funcionam e quais são suas características. Com a intenção de proporcionar essa experiência, você pode usar alguns elementos para fazer com que as pessoas sintam os ambientes com o tato.
Tecidos
Fibras com diferentes tramas e densidades são perfeitas para agregar texturas: um jogo de tapetes macios no banheiro, uma cortina de veludo na sala, uma manta de plush na cama de casal, uma peça de macramê na parede do corredor. Existem diversas possibilidades.
Plantas
Quem cultiva flores dentro e fora de casa certamente tem gosto por atividades de jardinagem. Isso envolve manusear as plantas de diversas formas, estimulando o tato e potencializando o cuidado com as mudas. A dica é levar o verde para dentro de casa, com terrários e vasos com suculentas.
Peças rugosas
Que tal uma parede composta por placas de cerâmica com relevo? Esse modelo é um produto tridimensional perfeito para agregar mais informação aos ambientes. Você também pode apostar nas versões que reproduzem pedras (corte canjiquinha, por exemplo) ou outros materiais.
Olfato
Ninguém resiste à ideia de manter a casa perfumada todos os dias. A boa notícia é que a decoração sensorial também envolve o despertar do olfato, responsável pela identificação de odores diversos. Nesse caso, aposte nos seguintes itens.
Sachês e difusores
É possível encontrar uma grande variedade de itens aromáticos, e alguns produtos são desenvolvidos com um design de qualidade para incrementar a decoração. Bons exemplos são os difusores com palitos e o sachês amarrados em delicadas embalagens com fitas.
O ideal é posicioná-los em pontos estratégicos da casa, fazendo com que os aromas cheguem a todos os recintos. Outras possibilidades são as velas perfumadas e potes de vidro preenchidos com pau de canela, com pétalas ou ervas frescas.
Enfeites floridos
Uma forma tradicional e muito simples de perfumar a residência é investir em arranjos de flores. Escolha espécies que exalam odores agradáveis e bastante intensos, como a lavanda. Os caules podem ser dispostos em vasos, combinados com outras folhagens ou ramos de trigo.
Audição
Melodias agradáveis e que remetem a boas lembranças são ótimas para relaxar e curtir o tempo de folga. Mas você pode ir além das músicas e desfrutar dos sons produzidos pela natureza. Para isso, aposte nas dicas a seguir.
Fontes
O barulho da água corrente traz tranquilidade e é extremamente agradável. A melhor forma de ter esse som em casa é por meio das fontes. Há vários modelos no mercado, com tamanhos e formas distintas para você escolher. Se houver espaço no quintal, vale atualizar o paisagismo com um pequeno lago em cascata.
Sinos
O vento é um elemento importante na composição inspirada no Feng Shui, arte milenar chinesa que utiliza diferentes recursos para equilibrar a casa. Na sua residência, os sons emitidos por ele podem ser produzidos por meio dos sinos, também chamados de mensageiros dos ventos.
Lareira
O crepitar do fogo em brasa pode ser um som relaxante e muito acolhedor, principalmente no inverno. A maneira mais simples de conseguir esse tipo de som é investir em uma lareira. Esta pode ser instalada tanto em áreas internas, como a sala, quanto em varandas e quintais.
Visão
Esse é um sentido muito despertado em composições. Logo, você não terá dificuldades para aguçar a visão a partir da decoração sensorial. Veja alguns recursos para aproveitar.
Cores
Inúmeras tonalidades são exploradas em projetos de interiores. Abuse da criatividade para encontrar soluções inovadoras, como um teto colorido, um piso estampado, uma porta que contrasta com os tons das paredes etc.
Formas
Objetos e móveis com dimensões que variam atraem o olhar facilmente. Portanto, experimente trabalhar tanto com formas perfeitas quanto com linhas irregulares. Uma ideia é fazer uma composição com nichos redondos em uma cozinha retangular ou, quem sabe, combinar uma mesa quadrada, um sofá com curvas e luminárias com design em conceito orgânico.
Volumes
É interessante criar diferenças de volume e, nesse sentido, vale brincar com superfícies que tenham elevações ou sulcos, como uma divisória de cobogó. Outra opção é enganar o sentido com adesivos ou papéis de parede 3D, que simulam texturas.
Paladar
As experiências com diferentes sabores não precisam acontecer apenas na mesa de jantar, durante as principais refeições do dia. Outros momentos podem ser propícios para degustar delícias ao longo do dia. Veja só algumas estratégias.
Plantas frutíferas
Tem espaço livre para cultivar novas mudas no jardim? Então, varie as escolhas e selecione espécies frutíferas. Uma pitangueira ou uma jabuticabeira fica linda no décor e, ainda, tem frutas saborosas para você colher em casa.
Se preferir, invista em hortaliças ou em ervas medicinais para usar nos preparos da cozinha. A vantagem é que são plantas menores e podem ser mantidas em espaços compactos.
Arranjos comestíveis
Por que não compor um cantinho do chá com quitutes para degustações esporádicas? Basta dispor uma bandeja sobre um aparador na sala ou sobre uma mesinha de canto. Dentro dela, você consegue colocar biscoitos, doces finos, salgados e apoiar bebidas.
Outros enfeites pontuais podem ser compostos por alimentos específicos. Que tal uma linda cesta de frutas na bancada da cozinha? Adapte os produtos ao gosto das pessoas e capriche na montagem de arranjos comestíveis.
E então, o que achou das ideias? É claro que existem outros elementos para você aproveitar na hora de incrementar sua própria decoração sensorial. O importante é experimentar, fazer diferentes combinações e avaliar os resultados até compor um visual que faça sentido com o estilo e as necessidades dos moradores.
Caso tenha ficado com dúvidas ou queira contribuir com sugestões, deixe um comentário e compartilhe algo com os demais leitores!
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida