Existem estilos decorativos que são atemporais e a decoração rústica é um belo exemplo. Marcada pela mescla dos elementos de campo e itens modernos, esse tipo de decoração imprime muita personalidade e bom gosto.
Se você acha linda a decoração rústica e quer saber como aplicar em sua casa, confira esse artigo completo.
O que caracteriza uma decoração rústica?
A decoração rústica preza pelo conforto e, apesar do nome, pelo acolhimento. É um estilo muito marcado pelo uso abundante de madeira (material muito usado em casas de campo para demonstrar aconchego) e ferro forjado, que pode aparecer por meio de objetos como bules, chaleiras, grades para janelas, maçanetas ou até estrutura aparente.
Além disso, vale lembrar que os tecidos naturais também têm presença marcada, em especial em mantas e colchas, usadas para cobrir móveis, e também em cortinas e tapetes, a depender da temperatura da cidade onde a sua casa fica.
A decoração rústica também pode-se estender para as áreas externas. Na foto, piso Deck Marfin, da Linha Lenho.
Outra característica do estilo rústico é que ele é bastante eclético, ou seja, baseado em contrastes. Portanto, não é raro ver peças muito clássicas ao lado de objetos mais simples ou até modernos. Adicionando uma dose de bom senso, além de funcionar muito bem, promove um ambiente mais bonito e funcional.
E por falar em funcional, esse é o último ponto-chave que não pode faltar para caracterizar a decoração rústica. Apesar de haver objetos decorativos, todos eles servem para o funcionamento da casa, e muito raramente as superfícies dos móveis estarão repletas de souvenirs.
Esse é um ponto que pode agradar pessoas que moram em lares menores e prezam por maior organização e minimalismo.
A madeira é um elemento predominante na decoração rústica e nesse caso ela aparece na estrutura aparente. Piso Deck Canela, da Linha Lenho.
Como inserir uma decoração rústica em sua casa?
Bom, depois de entender um pouco mais sobre a decoração rústica é hora de refletir: eu gosto mesmo desse estilo e quero inseri-lo em minha casa? Então saiba como começar:
Priorize tons terrosos e boa iluminação: dê preferência a paredes de tons naturais, como branco, off white, bege, creme e caramelo, e que reflitam a luz do sol e a transforme na protagonista do ambiente.
Janelas reveladas: os “janelões” de madeira são muito característicos do estilo rústico, mas caso você não possa trocar as janelas nesse momento, invista em cortinas leves e de cortes simples que revelam sempre a luz solar.
Você pode inserir alguns elementos rústicos, de início, como no caso do ambiente da foto, que tem piso e móveis de madeira, plantas e muita luz natura. Na foto, piso Deck Sucupira, da Linha Lenho.
Invista em espelhos: ainda nessa pegada da luz natural, os espelhos são grandes aliados da decoração rústica, pois ajudam a refletir a luz dentro dos ambientes onde estão instalados.
Mostre o assoalho: se o seu piso for de madeira ou outro material natural, como pedra ou tijolo, vale deixá-lo super a mostra. Caso não seja, você pode investir em um piso cerâmico que reproduza esses materiais, como é o caso da Linha Lenho, da Pointer.
Aposte em uma decoração com natureza: a decoração rústica pede tudo o que se aproxima do rural, portanto não tenha medo de misturar flores e plantas por toda a casa. Além de combinar com esse estilo, elas trazem vida ao ambiente.
Quer se aprofundar mais no assunto? Leia também: Estilo rústico contemporâneo: aconchegante, mas urbano e atual.