Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração em preto e branco: saiba como e quando usar

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Já parou para pensar que uma decoração simples pode ser tão interessante quanto um estilo carregado de elementos e detalhes? Prova disso é a beleza das decorações em preto e branco.

Nas residências modernas, essa combinação tão clássica tem ganhado força quando o objetivo é compor um ambiente charmoso, arrojado e minimalista.

Se você quer ter sucesso na junção dessas duas tonalidades, aproveite as dicas do post e faça sua própria composição de preto e branco. Venha com a gente!

Quais são as vantagens de usar preto e branco na decoração?

A primeira grande vantagem de juntar preto e branco na decoração é a versatilidade. Esse tipo de decoração é versátil porque o preto e o branco harmonizam com diferentes tonalidades, desde as mais fortes e alegres até o cinza. Além disso, as duas cores podem ser utilizadas em qualquer ambiente da casa, incluindo salas, quartos, banheiro, cozinha e áreas externas, como o espaço gourmet.

Outra vantagem do famoso “P&B” no décor é o fato de essa junção ser atemporal. Passe o tempo que passar, o preto com branco nunca sai de moda no design de interiores. É uma combinação clássica, elegante e visualmente harmoniosa.

Apesar das vantagens da união do branco com preto, é preciso cuidado para não exagerar em misturas que criem um visual confuso e sem graça ao acrescentar outras tonalidades e detalhes na decoração, por exemplo.

Quando usar decoração em preto e branco?

O preto e branco podem ser usados sempre na decoração, até porque as cores são básicas, fáceis de combinar e caem bem em diferentes partes da casa, em várias vertentes decorativas.

Você pode apostar na decoração em preto e branco quando a residência já tem como base um estilo moderno e despojado. Vale destacar que a composição também fica incrível quando é aplicada em ambientes sociais, como a cozinha e a sala de estar, muito embora não seja preciso limitar o uso de preto e branco a esses locais.

Como combinar preto e branco na decoração da sala?

Pensar e compor uma decoração em preto e branco pode ser uma tarefa simples e bastante divertida. Veja abaixo um passo a passo para decorar a sala.

Use branco como base e preto nos acessórios

O preto é uma cor pesada demais para aplicar em grandes áreas e superfícies, e por isso deve ser usado com cautela. Pensando nisso, você pode apostar no branco como base e inserir elementos na cor preta para compor o estilo desejado.

Para começar, mantenha as paredes, o piso e o teto brancos para que sirvam de fundo para os detalhes em preto. Depois, é só inserir acessórios, objetos decorativos e modelos de móveis (sofá, poltrona, cadeira, mesinha de centro) escuros sobre a sala.

Linha Travertino Pointer. Elegância, sofisticação e beleza são características eternas desse material

Aposte em frases, fotografias e ilustrações

Nada mais legal do que usar fotos em preto e branco para compor um estilo que tem como base as mesmas tonalidades, certo? Aproveite as fotos da família ou até mesmo registros antigos para criar um mural personalizado na sala de estar.

Para não ficar só nas fotos, você pode imprimir ilustrações de paisagens e também frases divertidas para transformá-las em quadrinhos decorativos. Ah, e que tal completar o mural com espelhos emoldurados e folhagens em vasos pretos? Com certeza o verde das plantas dará um toque a mais à sua parede.

Adicione cor e luz ao conjunto

Para alegrar o conjunto e causar impacto, experimente adicionar uma terceira cor em diversos itens da decoração. O destaque será maior com uma tonalidade viva e forte, então aposte nos objetos em amarelo, rosa-choque, azul-turquesa ou vermelho.

Além da adição de cor, procure investir em uma iluminação amarelada em diversos pontos da sala de estar. As lâmpadas desse modelo vão trazer sensação de conforto e evitar o efeito artificial de um ambiente com muito branco.

Aplique texturas em preto e branco

Finalizada a composição principal, é possível aplicar texturas nas superfícies da sala e nos objetos para que o ambiente não fique com visual totalmente chapado. Para isso, há uma variedade de itens e revestimentos que podem ser aproveitados na decoração.

Os adesivos ou papéis de parede com imagens impressas na cor preta são ótimas alternativas para adicionar relevo. No piso ou parede, você pode optar por peças de cerâmica ou azulejos que oferecem figuras e texturas com diferentes formatos.

Por fim, invista em tapetes felpudos, cortinas com pregas e almofadas que tenham aplicação de renda ou franjas no tecido. Todos esses detalhes trarão textura e movimento à decoração em preto e branco da sua sala de estar.

Como decorar o quarto usando preto e branco?

O quarto é um ambiente voltado para o descanso e o relaxamento. Portanto, é ideal que a decoração seja leve e aconchegante. Confira como fazer isso unindo o preto e branco no projeto decorativo.

Use mais branco do que preto

Em dormitórios, a base deve ser predominantemente clara. Utilize o preto apenas para criar pontos de contraste. Isso evita que o resultado seja mórbido, monótono e pesado.

Inclua roupas de cama com detalhes pretos

Uma boa solução para quebrar o branco total, sem deixar o quarto muito escuro, é recorrer ao enxoval com detalhes pretos. Aposte em colchas, lençóis, mantas e fronhas nessa cor ou invista em peças em estampa preta, como listras, poás, arabescos, grafismos e florais.

Não abra mão de detalhes em preto e branco

Molduras, almofadas, travesseiros, móveis e revestimentos pretos dão o tom na decoração do quarto e complementam bem o ambiente. Não tem erro: toques sutis de preto compõem o recinto de forma marcante e ao mesmo tempo discreta. Fica a dica!

Como juntar preto e branco na cozinha?

A cozinha é um espaço que fica lindo quando decorado nessas cores, sobretudo porque o branco transmite a ideia de limpeza e o preto agrega um ar de modernidade. Descubra como juntar esses dois tons para fazer uma decoração linda na sua cozinha.

Escolha móveis e eletrodomésticos nessas cores

A primeira dica para decorar a cozinha em preto e branco é encontrar móveis e eletrodomésticos nessas cores. O armário planejado, por exemplo, pode ser bicolor. Se preferir, escolha a mobília branca e geladeira, fogão, micro-ondas, liquidificador e outros aparelhos pretos. O contrário também cria um efeito lindo.

Opte por revestimentos em preto e branco

Ao escolher cerâmicas e porcelanatos para revestir o piso e as paredes, dê preferência a materiais pretos e brancos. O mesmo vale para as pastilhas e até mesmo para as tintas usadas no projeto.

Invista em bancadas pretas ou brancas

Para finalizar, invista em bancadas e ilhas em pedra preta ou branca. Caso deseje economizar na decoração sem abrir mão da beleza, praticidade e durabilidade, troque as pedras naturais por revestimentos cerâmicos nas superfícies.

Dá para usar preto e branco no banheiro?

Claro que dá! Por ser um local tão íntimo, que precisa ser bonito e agradável para oferecer conforto e privacidade aos usuários, é importante caprichar na decoração. Quando for usar preto e branco para decorar esse ambiente, é necessário seguir alguns passos.

Use preto e branco com moderação

A combinação de preto e branco no banheiro deve ser delicada, a fim de não sobrecarregar o ambiente e torná-lo desagradável. Para não errar na composição, planeje o décor, simule a utilização das cores e não exagere na dose.

Deixe o branco predominar

O branco vai fazer o banheiro parecer visualmente maior do que de fato é, e mais limpo do que de fato está. O preto, em excesso, criaria a sensação inversa.

Adicione poucos toques de preto

Pastilhas, toalhas, kits de bancada e bordas de espelho na cor preta são itens interessantes para complementar a decoração do banheiro. No entanto, as paredes, louças e revestimentos principais devem ser, preferencialmente, claros.

E aí, você gostou do nosso texto sobre a combinação de preto e branco na decoração? Que tal curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades e conferir outras dicas do universo do design de interiores?

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida