5 dicas para uma decoração de quarto de bebê mais aconchegante

Organizar o quarto do bebê é uma das etapas mais gostosas da gestação. Segundo boa parte das mamães, é uma maneira de materializar esse momento tão especial, e até mesmo de controlar a ansiedade e a expectativa que giram em torno da chegada do filho.

Uma época oportuna para iniciar a montagem do quartinho é entre o sexto e o sétimo mês, fase em que a gestante tende a ficar mais disposta e já sabe o sexo da criança. Os detalhes finais podem ser ajustados no oitavo mês de gestação.

Há quem decore de maneira bem intuitiva, escolhendo apenas o que acha bonito. Mas para um bom resultado é indispensável observar outros aspectos, como adequação ao orçamento, conforto e segurança do espaço.

Para ajudar você na deliciosa e desafiadora missão de montar um ambiente incrível, vamos compartilhar cinco dicas de decoração de quarto de bebê que vão deixá-lo bem aconchegante. Veja abaixo!

1. Tome cuidado com os exageros

O mercado oferece muitas possibilidades para quem pretende decorar o quarto do bebê que está a caminho. No entanto, é importante tomar cuidado com os excessos, que trazem confusão visual e fazem com que o ambiente pareça menor do que realmente é.

Quando se trata de decoração de dormitórios infantis, menos é mais! Priorize os móveis utilitários e, se possível, use os próprios brinquedos do pequeno como enfeites.

2. Monte um quarto prático e funcional

Ter um bebê em casa exige bastante dos pais. Ele demanda muitos cuidados, especialmente no primeiro ano de vida. Sendo assim, é preciso ter em mente que não sobrará muito tempo para cuidar da limpeza dos acessórios do quartinho, afinal, a rotina será intensa.

O ideal para driblar esse problema é apostar em peças práticas e funcionais, que não acumulem muita poeira e sejam fáceis de limpar.

3. Pense na segurança

Quem não quer oferecer ao bebê um ambiente lindo e confortável? A realização dos pais ao receber o filho também passa por preparar um quartinho bonito, mas a estética não deve ser mais importante que a segurança.

Portanto, adquira um berço dentro das normas técnicas, escolha móveis pintados com tintas atóxicas, evite brinquedos pequenos demais, opte por tapetes antialérgicos, prefira uma iluminação suave, instale pisos que ofereçam conforto térmico e que, de preferência, sejam resistentes ao escorregamento. À medida que a criança cresce, começa a engatinhar e, posteriormente, a andar, esses cuidados farão toda a diferença.

4. Escolha cores suaves

Uma paleta de cores suaves é a mais recomendada para quartos de bebê, pois tonalidades delicadas não criam agitação e proporcionam um ambiente tranquilo, favorável ao descanso.

Invista em tons pastel como bege, amarelo, rosa-claro, verde-água e azul-celeste, inclusive nos revestimentos. Caso queira um toque moderno, aposte em detalhes sutis com cores vibrantes para criar pontos de contraste.

5. Aproveite bem o espaço disponível

Outra dica valiosa para montar o quarto do bebê é saber aproveitar bem o espaço disponível. Meça o cômodo e procure otimizar cada centímetro, sem se esquecer de manter 90 cm de distância entre um móvel e outro a fim de preservar uma boa área de circulação.

Nessa hora, vale encomendar móveis planejados, apostar em peças multifuncionais, incluir enfeites compactos e priorizar portas de correr.

E então, você gostou das nossas dicas de decoração de quarto de bebê? Vai colocá-las em prática na sua casa? Tem outras sugestões para compartilhar conosco? Deixe seu comentário!