Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração de apartamento: saiba como ampliar o espaço disponível

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O mercado imobiliário tem apostado, cada vez mais, em apartamentos com menos de 100 m². Apesar de talvez esse não ser o tamanho dos sonhos para o seu lar doce lar, existem dicas e truques econômicos e simples de decoração de apartamento que podem dar um efeito de amplitude incrível para o ambiente.

Ficou curioso? Então acompanhe a leitura e veja as dicas que selecionamos. Confira!

Cores e iluminação

Atente-se à cartela de cores escolhida para cada ambiente do apartamento, pois elas influenciarão no efeito espacial obtido. Cores mais claras e tons pastel, por exemplo, dão efeito de profundidade, pois refletem mais a iluminação natural.

No entanto, se você faz questão de cores fechadas e vibrantes, limite-se a pintar somente uma das paredes de cada ambiente, ou deixe as cores fortes por conta dos móveis ou itens decorativos. Assim, o espaço fica com a sua cara, sem perder na percepção de tamanho.

Outra dica é manter a mesma cor de piso por toda a extensão da casa, para trazer a ideia de continuidade em todo o ambiente.

Mobiliário

Móveis compactos e/ou que acumulam funções são grandes aliados em ambientes pequenos. Sofás que se transformam em camas, mesas dobráveis, pufes que também são descanso de pés ou mesas de centro, camas com gavetas embutidas, enfim, tudo o que for multiúso é bem-vindo, se a intenção é trazer a sensação de amplitude ao ambiente.

Vale lembrar que as cores dos móveis não podem ser muito contrastantes em relação à cor das paredes, isso porque essa diferença de cores delimita espaços, e reduz o efeito de continuidade desejado.

Itens de decoração de apartamento

Itens decorativos não servem apenas para trazer beleza e personalidade ao ambiente, eles também ajudam a construir o efeito espacial desejado para o espaço disponível.

Em espaços com móveis grandes, por exemplo, procure minimizar a decoração, sem exagerar no tamanho dos itens. Assim, você evita poluição visual, contribuindo para um estilo mais “clean” e espaçoso.

Também vale a pena caprichar em prateleiras e ganchos em banheiros, cozinhas e varandas, assim você inclui itens de decoração sem afetar o espaço de que você já dispõe.

Outra dica é evitar cortinas escuras ou pesadas demais, que bloqueiem a luminosidade natural, pois, como já vimos, isso dificulta a construção do efeito de tamanho.

Espelhos

Colocar espelhos em lugares estratégicos do ambiente é um ótimo truque, pois traz a sensação de que o ambiente se estende. Experimente colocar um espelho na vertical em uma parede inteira, por exemplo. Isso praticamente dobra a percepção de espaço do cômodo.

Divisões

Por último, mas não menos importante, cuidado com as divisões bruscas de ambientes. Deixar mais fluido o espaço entre um cômodo e outro ajuda a manter a ideia de amplitude.

Se ainda assim precisar dividir algum espaço, experimente utilizar um móvel para criar essa linha em vez de construir uma parede. Assim, o ar e a luz circularão sem obstrução e a ideia de espaço amplo permanecerá.

E então, gostou de como as nossas dicas de decoração de apartamento fazem qualquer ambiente parecer maior sem precisar de reforma? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais, e espalhe essa ideia entre seus amigos!

Imagem: Divulgação