Na hora de investir na decoração de casa, o desejo é deixar o espaço aconchegante e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade. Para isso, é necessário pesquisar bastante e buscar referências a fim de encontrar peças e detalhes que combinem com você.
Alguns artifícios são praticamente universais, facilitando nossa vida e deixando qualquer ambiente elegante. As listras são um excelente exemplo disso! Elas conseguem compor cômodos de diferentes maneiras e se encaixam de forma criativa em cada ambiente.
Já pensou em fazer uma decoração com listras? Continue acompanhando este artigo e confira várias dicas para transformar o seu lar!
Saiba escolher as cores
A decoração com listras é algo relativamente simples, mas exige alguns cuidados. Afinal, é sempre importante não exagerar e analisar bem o que colocamos em cada espaço de nossa casa, certo?
Por isso, um dos primeiros passos ao mudar a cara de um cômodo com essas formas geométricas é pensar bem nas cores. Qual a melhor paleta para fazer listras?
Não existe uma única resposta para essa pergunta. Há uma série de paletas e combinações que podem causar efeitos incríveis com a decoração em linhas verticais. Mas uma regra simples deve ser seguida: a busca pelo contraste. Assim, você evita criar ambientes apagados e pouco harmônicos.
Essa palavrinha mágica deve guiar as suas escolhas. Prefira cores claras combinadas à escuras para um efeito mais elegante e contemporâneo. E elas podem até ser diferentes tons da mesma coloração. Por exemplo, que tal aplicar listras vinho e rosé na sala de visitas, que deve ser um cômodo bem aconchegante e charmoso?
O preto e branco também nunca sai de moda: essa dobradinha clássica é a solução ideal se você está sem ideias. Se combinada com as peças corretas, ainda é possível criar um visual sofisticado com inspirações no estilo escandinavo.
Faça um mix de estampas
As listras não precisam andar sozinhas: fazer um mix de estampas pode ser uma alternativa inusitada e bonita. Esse recurso cai bem em ambientes que precisam de um toque a mais de personalização. Se você gosta da ideia que tal aplicá-la no seu quarto? Afinal, ele é todo seu, e deve combinar de fato com a sua personalidade.
Uma opção bem usada e querida pelos designers de interiores é a combinação de listras com estampas florais, principalmente aquelas com cores claras. Esse casamento cria um espaço romântico, delicado e, ao mesmo tempo, bem moderno (já que o floral é tendência absoluta, sempre).
Nesse caso, assim como citamos anteriormente, a cautela com as cores também é essencial: fique atento para não pesar com matizes escuras demais ou combinações carnavalescas. Apoie-se nos tons pastel e neutros.
Cuide dos detalhes
As listras não precisam ser protagonistas apenas nas tintas: existem muitas possibilidades para além da decoração de paredes. Você pode também apostar em linhas verticais em objetos e peças, compondo ainda mais o ambiente.
Os vasos de flores sempre são pontos de atenção dos cômodos, e um cachepô listrado pode ser o toque que faltava em seu lar. Outra opção é utilizar a estampa em molduras, almofadas, mantas e cortinas. Só não exagere: evite aplicar o recurso nas paredes e em vários itens de decoração ao mesmo tempo.
Use listras diferentes
E, para fechar as nossas dicas, aqui vai um conselho valioso: não deixe de explorar os diferentes padrões existentes. Você pode ousar na espessura, na orientação e nas texturas. Que tal investir em um papel de parede, por exemplo? A ideia aqui é fugir do lugar-comum e se aproximar cada vez mais de um estilo único.
Alternar linhas finas e grossas cria um efeito sofisticado que, como dito anteriormente, não precisa estar presente apenas nas paredes. Pesquise referências e mãos à obra!
Viu só como a decoração com listras é simples, mas poderosa? Esse estilo pode dar um tom ímpar à sua casa. Se você gostou das dicas, acompanhe a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.