Uma máxima muito verdadeira é aquela que diz: “menos é mais”. Por isso mesmo é que, a cada dia que passa, a decoração clean ganha força em diversos espaços. A ideia de um ambiente “limpo” traz não só uma estética incrível como também uma sensação de organização e bem-estar.
Você gosta do estilo de decoração minimalista? Então, com certeza vai gostar de aprender a criá-lo em sua casa. Veja as dicas que selecionamos e coloque-as em prática a fim de garantir um lar mais leve e aconchegante!
Escolha tonalidades neutras para as paredes
A parte central de uma decoração clean está na seleção dos tons. Então, nada mais óbvio do que começar com a paleta de cores das paredes do ambiente. Elas devem ser claras justamente para receber bem o restante dos objetos, sem gerar nenhuma poluição visual.
O branco é o rei do estilo clean, mas você não precisa se prender somente a ele. Escolha tons claros, neutros ou pastel, de maneira a estabelecer um bom diálogo também com o piso — seja ele de porcelanato ou madeira, por exemplo.
Selecione revestimentos mais claros
Além das cores das paredes, também é fundamental pensar nos revestimentos do espaço a ser decorado de forma clean. Uma grande aposta é o vidro, um material ao mesmo tempo neutro e sofisticado que permite maior combinação de elementos no ambiente.
Para o chão, é possível investir em acabamentos e revestimentos que dão a sensação de limpeza, como é o caso de linhas neutras e texturizações brancas. Além de uma decoração mais minimalista, eles permitem maior facilidade para faxina e manutenção.
Tenha um bom projeto de iluminação
A iluminação também é outro fator fundamental de uma decoração clean. Ao contrário do que muitos pensam, um bom projeto para essa área é muito bem-vindo, principalmente quando pensamos em toda a dinâmica do ambiente.
Em primeiro lugar, é interessante que os seus espaços sejam abertos, com muitas janelas, cortinas claras e leves, além de luzes artificiais e até mesmo vidros e espelhos bem-posicionados, a fim de garantir um resultado mais arejado e iluminado.
Invista no minimalismo
A decoração clean se encaixa muito bem no estilo minimalista, uma maneira prática e moderna de compor ambientes.
Como espaços muito limpos podem perder a personalidade e ficar sem vida, é interessante pontuar alguns objetos decorativos coloridos, como enfeites, almofadas ou mantas de sofá, por exemplo, que quebram o exagero na impessoalidade.
Além disso, também é possível decorar com plantas e flores, que combinam muito bem com recintos claros e arejados, trazendo cor e presença aos cômodos.
Opte por móveis mais indicados para a decoração clean
Por falar em itens decorativos, não podemos nos esquecer também dos móveis, que são essenciais para o acabamento perfeito de um estilo clean. Nesse caso, escolha peças que tenham um ar moderno, sem muitos detalhes.
A mobília branca é bem-vinda, mas você também pode investir nas madeiras (inclusive as escuras), desde que bem-dosadas e harmonizadas com o restante do cômodo. Não se esqueça de que, além da estética, esses móveis devem ser funcionais e contribuir para o bom aproveitamento do espaço.
A decoração clean é, sem dúvidas, uma das mais simples e gostosas de ter em casa. Como não exige muitos detalhes, é possível explorar bem os ambientes e aproveitar ao máximo o espaço e a iluminação, apenas escolhendo lugares pontuais para aplicar uma cor ou objeto irreverente.
Agora que você sabe como elaborar essa decoração clean, está mais do que na hora de colocar a mão na massa, não é mesmo?
Mas antes, não deixe de curtir a página da Pointer no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram. Assim você acompanha outras dicas e inspirações para a sua casa!