Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cozinha pequena: 5 dicas de organização

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Os imóveis atuais, principalmente os apartamentos, estão cada vez menores, portanto não é raro se deparar com uma cozinha pequena.

Para deixar o ambiente prático, funcional e, claro, lindo, não adianta investir em um superprojeto se no final das contas o que faz mesmo a diferença é a organização e planejamento!

Priorizar a funcionalidade, apostar em pequenos truques de organização e móveis planejados são alguns pontos que podem ajudar a você na hora de projetar melhor a sua cozinha.

A boa notícia é que ter organização e beleza não é nenhum mistério, mesmo quando falamos de espaços limitados.

Continue a leitura e conheça 6 dicas práticas para ter uma cozinha pequena bonita e vencer o desafio de mantê-la sempre organizada!

1. Antes de mais nada, pratique o desapego!

É incrível como temos a capacidade de acumular coisas ao longo do tempo, não é mesmo? Atire a primeira pedra quem nunca fez uma faxina no armário e ficou impressionado com a quantidade de coisas que saíram de lá por não terem mais uso.

Com a cozinha isso acontece ainda mais! Como é um ambiente com muitos artefatos – e muitos armários e gavetas – é comum eles irem acumulando com o tempo.

cozinha pequena
Tentar reduzir a quantidade de objetos é uma solução para ambientes pequenos. Na foto, revestimento Mônaco Blu, da linha Mônaco

Uma das maiores dicas para cozinha pequena é priorizar o minimalismo. Por isso, a primeira dica para começar a organização é fazer uma “limpa” nos armários e prateleiras.

Retire todos os objetos, exclua o que tiver quebrado ou possuir algum defeito. O que não vem sendo usado, mas ainda está em bom estado, pode ser doado. E também existe a possibilidade de “redescobrir” itens que você nem fazia ideia que existiam.

Ao final de tudo, além de liberar um espaço precioso, ainda pode ser de grande ajuda para deixar à mão o que precisa ser usado no dia a dia.

2. Verticalize

Nem só de armários convencionais vivem as cozinhas. As versáteis prateleiras possibilitam ganhar espaços que você nem imaginava.

Como elas estão disponíveis em vários tamanhos, podem ser colocadas em qualquer trecho disponível na cozinha para ajudar a otimizar o espaço.

Uma prateleira acima do fogão, por exemplo, pode ser bem prática para colocar os utensílios mais usados durante o preparo de uma refeição.

Arrumar os temperos em potinhos de vidro etiquetados e enfileirá-los sobre a prateleira fica muito charmoso.

Prateleiras mais largas também podem abrigar eletrodomésticos muito usados, como cafeteira e torradeira, além de potes de vidros com alimentos que não precisam de refrigeração, como macarrão, açúcar e café.

As prateleiras também podem expor outros itens funcionais/criativos, como xícaras, bules e potes.

cozinha pequena
As prateleiras são uma excelente forma de organizar e otimizar o espaço da cozinha. Na foto, revestimento Vintage, da linha Cimento

3. Aposte em pendurar e suspender

Ganchos, barras e aramados podem fazer maravilhas para o ganho de espaço, seja do lado de dentro ou de fora dos armários.

Acabamos de falar em prateleiras, com quem os ganchos formam uma parceria bastante eficiente. Os ganchos podem ser presos na parte de baixo das prateleiras e usados para pendurar xícaras e canecas.

Para quem gosta de deixar os utensílios expostos, as barras são uma opção muito bacana. Elas podem ser instaladas na parede e os ganchos seguram colheres, conchas, tesouras, abridores e tudo o que for “pendurável”.

As barras imantadas são excelentes formas de guardar facas e proteger o fio, uma vez que elas não ficam expostas a atritos dentro das gavetas.

cozinha pequena
Os ganchos são perfeitos para pendurar conchas e outros talheres. (Foto: Beazy/Unsplash)

Os aramados são encontrados em diversos tamanhos e para vários tipos de uso. Podem ser usados para organizar os espaços internos de gavetas e armários ou mesmo pendurados nas barras.

As funções deles vão desde escorrer pratos e talheres até acomodar rolos de filme plástico e papel toalha.

4. Invista em nichos para sua cozinha pequena

Essas charmosas caixinhas dão um show de praticidade e decoração! Por serem encontradas em diversos tamanhos, servem para alojar desde um micro-ondas até livros de receitas ou mesmo fazer as vezes de adega.

Suas diferentes dimensões possibilitam aproveitar até mesmo aqueles cantinhos escondidos que você não valorizava.

A funcionalidade dos nichos também se deve ao seu formato, que possibilita várias maneiras de utilização.

Podem ser usados os espaços interno e o superior para acondicionar objetos e ainda há a parte inferior e laterais que, com alguns ganchos instalados, abrem mais possibilidades de uso.

5. Surpreenda-se com a capacidade das cores

A percepção de um ambiente está diretamente ligada às suas cores. Por isso, jogar com tonalidades mais claras, iluminação e espelhos é uma estratégia que funciona muito bem para ampliar espaços.

Se além da organização você quer ainda mais, mudar a cor do revestimento ou piso de uma cozinha pequena pode ter um efeito surpreendente.

Há materiais superpráticos, de instalação rápida e limpa, que em pouquíssimo tempo podem dar outra cara para o lugar preferido da casa. Vale a pena apostar nessa ideia!

Quer começar a renovar sua cozinha pequena pela cor do piso e das paredes? Então saiba como escolher a cerâmica para cozinha.