Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Ilumine o ambiente de forma diferenciada usando cordões de luz

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Tradicionais na época natalina, os cordões de luz já se tornaram elementos fixos na decoração de muitas residências. Por serem leves e versáteis, eles podem ser aplicados em qualquer tipo de ambiente e criar composições variadas.

Quer ver alguns exemplos práticos? Então confira as dicas deste post e saiba como usar esse recurso na iluminação da casa!

126122-ilumine-o-ambiente-de-forma-diferenciada-usando-cordoes-de-luz

Do que é feito um cordão de luz?

Um cordão de luz nada mais é do que um fio coberto por pequenas lâmpadas. O material é encontrado em diferentes modelos, com lâmpadas em formato de bolinhas, flores, corações, estrelas, fadas, bichinhos etc.

A opção com iluminação de LED é ideal para economizar energia — e ainda tem a vantagem de fornecer luzes brancas, amarelas ou coloridas. Hoje, muitas pessoas se aventuram na produção do próprio cordão de luz.

Os artesanais podem ser fabricados usando um pisca-pisca comum. A personalização do fio costuma ser feita com aplicações de recortes em cartolina, copinhos descartáveis coloridos, barbante endurecido, entre outros materiais.

Como decorar com cordões de luz?

Eles podem ser pendurados, apoiados, fixados ou até mantidos dentro de um recipiente. A forma de uso vai depender da área disponível para a composição e do tipo de arranjo desejado. Veja algumas sugestões:

126119-ilumine-o-ambiente-de-forma-diferenciada-usando-cordoes-de-luz

Na parede

Que tal fixar o cordão de luz diretamente na parede utilizando fita transparente ou velcro adesivo? Se quiser dar movimento, experimente distribuir o fio na forma de um varal de luzes ou criar figuras na superfície.

Também é possível colocar vários deles descendo em linhas verticais por trás das cortinas, criando um efeito de cachoeira.

Contornando os móveis

Os cordões podem iluminar qualquer peça de mobiliário da casa. Para apoiá-los sobre armários altos e garantir que não caiam, mantenha o meio do fio bem no centro do móvel e, então, deixe suas pontas caírem pelas extremidades.

Se você gosta de ler antes de dormir, que tal contornar a cabeceira da cama? O mesmo truque costuma ser usado em penteadeiras do quarto a fim de fornecer luz extra durante a produção de um penteado ou maquiagem.

Em volta de quadros e espelhos

Quer iluminar retratos da família ou uma obra de arte especial? Basta colocar um cordão de luz em volta de cada peça. Esse tipo de arranjo também fica interessante em espelhos, já que traz a referência das famosas luzes de camarim.

Ao longo da escada

Um ambiente com escada pode ficar muito mais bonito com a adição de cordões de luz. Nesse tipo de decoração, você tem duas opções: envolver todo o corrimão com as luzinhas ou distribuí-las em sentido perpendicular aos degraus, partindo do topo até chegar na base da escada.

Na mesa de jantar

Da mesma forma que as velas, os cordões são capazes de deixar o momento das refeições mais agradável e elegante. Para isso, experimente incluir os fios de luz na decoração de mesa de jantar.

As lâmpadas podem ser distribuídas na parte central da mesa, dividindo o espaço com os copos e utensílios de cozinha. Se desejar uma iluminação pontual, a dica é preencher travessas, tigelas ou potes de vidro com os cordões e mantê-los em pontos estratégicos da mesa.

Em áreas externas

Festas e eventos ao ar livre ganham um toque mágico com a presença da iluminação dos cordões de luz. Nesse caso, procure usar uma quantidade maior de fios a fim de fornecer claridade suficiente ao ambiente externo.

126121-ilumine-o-ambiente-de-forma-diferenciada-usando-cordoes-de-luz

As lâmpadas podem ser penduradas em galhos de árvores, muros ou cercas presentes no quintal da casa. Se quiser uma espécie de “teto” iluminado simulando um céu estrelado, prenda as pontas dos fios em postes ou pilares e atravesse-os por todo o espaço, até que cubram a área ocupada pelos convidados.

E então, gostou das sugestões de como decorar e iluminar com cordões de luz? Aproveite para compartilhá-las em todas as suas redes sociais!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida