Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
construção no segundo andar

Construção de segundo andar: saiba como fazer corretamente

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

A construção de segundo andar é um desejo comum e que, ao mesmo tempo, gera muitas dúvidas. Apesar de parecer complexo, esse trabalho pode apresentar ótimos resultados quando executado com cuidado e acompanhamento profissional.

Quer ajuda para começar? Então confira as nossas dicas para fazer reforma em casa corretamente!

Consulte um engenheiro ou arquiteto

Independentemente do tamanho da sua casa, jamais pense em construir sem antes consultar um arquiteto ou engenheiro. Esses profissionais possuem preparo durante a formação para avaliar a condição e os potenciais de uma obra.

Antes de pensar no projeto, o especialista deverá levantar informações sobre as fundações, estruturas e instalações da casa. Esses detalhes são importantes porque definem se uma edificação é ou não capaz de suportar o peso de um segundo piso.

Defina as características do projeto

A construção de segundo andar tem como objetivo replicar a planta baixa do pavimento térreo? Saiba que essa opção é mais simples porque envolve a execução de parede sobre parede para a obtenção de plantas semelhantes.

Caso a ideia seja construir um segundo andar totalmente diferente do térreo, você talvez precise fazer um reforço na estrutura existente. Nesse caso, é preciso considerar o tempo e custo extra para realizar tal adequação.

Outro ponto a ser pensado é se os dois pavimentos serão unidades independentes ou interligadas. Isso porque a criação de um segundo andar independente vai exigir uma nova ligação de energia elétrica e de água para abastecimento separado.

90282-construcao-de-segundo-andar-saiba-como-fazer-corretamente

Contrate um empreiteiro especializado

O empreiteiro será responsável por diversas etapas da obra e, portanto, deve ser escolhido com cuidado. Caso não tenha um profissional em mente, consulte amigos e familiares que já realizaram trabalhos de reforma e construção para pedir indicações.

É importante que o empreiteiro tenha experiência com trabalhos de adição de novos níveis para edifícios residenciais. Para garantir mais segurança, invista tempo nessa etapa de pesquisa para a contratação de um bom profissional.

Crie um cronograma de obras

Tanto pequenas reformas quanto grandes obras precisam ser encaminhadas a partir de um cronograma detalhado. Esse planejamento facilita o cumprimento de prazos, ajuda no controle financeiro e previne problemas na execução dos trabalhos. Veja como fazer:

Determine as atividades

Ao lado do empreiteiro, estabeleça quais serão as atividades envolvidas na construção de segundo andar. Não precisa colocar em ordem de execução, apenas certifique-se de listar todos os processos essenciais para a entrega do projeto.

Sequencie as atividades

Agora sim é hora de colocar as atividades em ordem de execução. O cuidado em estabelecer uma sequência correta é fundamental para que nenhuma atividade seja esquecida ou mal executada.

Estime a duração das atividades

Estabeleça um prazo para a finalização de cada uma das atividades do projeto. Lembre-se de que a duração estimada poderá sofrer interferência de alguns fatores (dinheiro, disponibilidade de equipamentos, quantidade de trabalhadores) e por isso deve ser ajustada conforme a necessidade.

Acompanhe o cronograma

Inclua todas as informações do cronograma em uma planilha de software ou até mesmo em um caderno. Esse arquivo deve ser acompanhado todos os dias para que você verifique o andamento das atividades e defina novos procedimentos.

Escolha materiais de qualidade

O tipo de material de construção e sua forma de aplicação determinam a qualidade final da obra. Para evitar problemas, selecione revestimentos adequados para colocar no piso do segundo andar e outros elementos que exijam esse tipo de acabamento, como uma escada ou churrasqueira nova.

Atenção especial: a impermeabilização do contrapiso e da base das paredes novas deve ser executada com maestria para prevenir problemas com infiltrações no andar de baixo.

90281-construcao-de-segundo-andar-saiba-como-fazer-corretamente

Planeje a rotina da família

A construção de segundo andar dificilmente será feita sem alguma interferência no pavimento térreo. Enquanto são realizados os ajustes na estrutura e a troca da cobertura pela laje, sua família provavelmente precisará de um outro lugar para passar os dias.

Converse com filhos e cônjuge para que se preparem com antecedência. Mudar a rotina pode parecer difícil no começo, mas é fundamental que todos colaborem para que a obra corra tranquilamente.

Siga esses passos e verá como pequenas atitudes fazem a diferença durante as obras e após o término da construção de segundo andar.

Gostou do post? Aproveite para aprender como evitar prejuízos em pequenas reformas!