Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 dicas para manter a conservação de roupa de cama por mais tempo

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Um belo jogo de lençóis e fronhas faz toda a diferença na decoração do quarto. Apesar de saberem disso, muitas pessoas não praticam os cuidados básicos para deixar as peças limpas e bem conservadas.

Foi pensando nessa dificuldade que reunimos dicas para manter a qualidade e prolongar a vida útil da sua roupa de cama. Confira!

Modern and comfortable bedroom interior design in scandinavian style

Modern and comfortable bedroom interior design in scandinavian style

1. Faça a troca no tempo adequado

Ignorar o tempo de troca da roupa de cama prejudica a durabilidade das peças. Isso porque lençóis e fronhas usados por longos períodos tendem a acumular mais sujeira, exigindo uma quantidade maior de produtos químicos na lavagem.

Quando executada com frequência, essa limpeza mais reforçada danifica as fibras dos tecidos, deixando as peças frágeis e ásperas.

A orientação é realizar a troca semanalmente, mas essa periodicidade pode variar de acordo com a estação do ano. Em cidades onde o verão atinge altas temperaturas, a frequência de trocas deve ser maior para evitar o acúmulo de suor.

96087-5-dicas-para-manter-a-conservacao-de-roupa-de-cama-por-mais-tempo

2. Respeite o tipo de tecido ao lavar

Observe o tipo de tecido usado em cada peça antes de jogar tudo dentro da máquina. Se possível, leia as orientações de lavagem indicadas nas etiquetas. Esse cuidado básico vai evitar surpresas desagradáveis como danos e desbotamentos.

Outra regrinha que muita gente ignora é separar a roupa de cama por cores antes da lavagem. Para evitar manchas e borrões, o ideal é que as peças brancas nunca sejam misturadas aos tecidos mais escuros ou coloridos.

Para otimizar a rotina de lavagem, procure acumular o máximo de peças e depois lavá-las no modo cheio da máquina. Além de praticidade, essa prática permite que você economize água e tenha uma casa mais sustentável.

3. Limite o tempo de secagem ao sol

Evite deixar a roupa de cama em contato constante com o sol. Em um tempo de exposição muito prolongado, os raios solares queimam a peça e degradam as fibras do tecido, causando um aspecto duro e encolhido.

Se for ficar em casa, você pode limitar o período de secagem ao sol até o momento em que as peças ainda estiverem macias. Caso contrário, procure pendurar a roupa de cama em um local sombreado e ventilado para que seque devagar e longe do calor excessivo.

96084-5-dicas-para-manter-a-conservacao-de-roupa-de-cama-por-mais-tempo

4. Dobre a roupa de cama antes de guardar

Dobrar a roupa de cama logo após tirá-la do varal é outra estratégia eficiente para aumentar a durabilidade da peça. Às vezes o tecido nem precisa ser passado a ferro porque não teve tempo de ficar amarrotado dentro do cesto de roupa suja ou sobre a cama.

Antes de dobrar, reúna as peças com seus devidos pares para que os conjuntos sejam armazenados na mesma pilha. Isso facilita a troca da roupa de cama e evita a bagunça no armário.

Para revezar os jogos e garantir que todas as peças sejam usadas de forma equilibrada, você deve colocar a roupa de cama recém-lavada sempre abaixo das pilhas que estão guardadas. Se faltar espaço no armário, experimente utilizar um baú ou dispor as peças dentro de caixas organizadoras.

5. Aplique aromatizantes nas peças

Prolongar o aroma de limpeza é uma forma interessante de manter a roupa de cama adequada e agradável até o dia da lavagem. Além do amaciante, você pode misturar aromatizantes próprios para tecidos na água da máquina ou aplicar águas de lençóis nas peças que serão passadas a ferro.

No dia a dia, experimente borrifar água perfumada sobre a cama com a ajuda de um aplicador e deixar secar. Nos armários e gavetas onde a roupa de cama ficará guardada, você também pode distribuir alguns sachês perfumados com a essência favorita.

Viu só como é tranquilo cuidar da roupa de cama? Aplicando essas dicas, você evita a substituição ou perda de peças e garante um lar mais limpinho.

Você ficou com alguma dúvida ou tem outra dica interessante para conservar essas peças? Então contribua com seu comentário no post!