Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como usar painéis na decoração de um quarto?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

1.2 - decoração de quarto ok

Quem adota os painéis na decoração da casa costuma mantê-los na sala de estar ou jantar. O que muita gente não sabe é que esses elementos podem ter utilidade em diferentes cômodos e servir de complemento para um projeto diferenciado.

Para quem tem interesse em outras possibilidades de uso dos painéis, listamos neste post 5 dicas de como aproveitá-los na composição do quarto. Acompanhe!

1. Combine o painel com os materiais dos móveis

A melhor maneira de incluir um painel no quarto sem comprometer a decoração existente é combiná-lo com os materiais do mobiliário. Por exemplo, se você possui uma cômoda ou guarda-roupa em madeira, pode apostar em modelos de painéis que também tenham esse tipo de acabamento.

Uma alternativa mais econômica que a anterior é montar um painel com chapas de MDF ou com madeira de demolição. Essa segunda opção é ideal para quem quer um visual mais rústico e despojado. Outros materiais comumente utilizados são pedras naturais, vidro, cerâmica, plástico, couro, tecidos e até espelhos.

2. Transforme o painel em cabeceira para a cama

Os painéis são bastante procurados para oferecer suporte aos aparelhos de TV de tela plana. Embora essa solução também seja interessante para quem tem uma televisão no quarto, o fato é que existem outras formas de aproveitar um belo painel.

Com uma estrutura revestida em camurça ou tecido, é possível transformar o seu painel em uma cabeceira bastante diferenciada para a cama. A cobertura com o material pode se limitar ao formato de uma cabeceira comum ou preencher toda a parede de fundo.

3. Crie um jogo de painéis na decoração da parede

Hoje, você pode encontrar painéis prontos nas lojas ou personalizar um modelo único com as medidas desejadas. Essa possibilidade de encomendar peças pode ser interessante para a criação de um jogo com vários painéis no quarto.

Se gostou da ideia, avalie algumas referências para escolher as cores, formatos e tamanhos dos painéis. Os modelos com texturas e estampas são ideais para simular obras de arte e podem dar um toque de ousadia na decoração.

Finalizada a seleção das peças, é hora de fixá-las na parede. Comece distribuindo os painéis em linhas, colunas ou diagonais até encontrar a solução preferida. Com o tempo, você muda os modelos de lugar sempre que quiser dar uma repaginada no quarto.

4. Divida ambientes com um único painel

Mais do que um elemento decorativo, o painel também pode ter a função de dividir o cômodo. Essa opção é valiosa para quem possui um quarto grande ou deseja criar ambientes menores no próprio cômodo.

Na hora de escolher o modelo, use a criatividade e considere que o painel atuará como uma nova parede no quarto. Se a ideia é separar áreas de maneira discreta, o melhor é optar por painéis vazados em vez dos lisos e maciços.

5. Use o painel como apoio para nichos

Quem divide o quarto pode ter dificuldade para manter todos os objetos e pertences no lugar. Felizmente, isso pode ser resolvido com a adoção de um painel com apoio para nichos e prateleiras. A vantagem é que já existem modelos prontos no mercado e que trazem toda a estrutura necessária para o armazenamento de itens pessoais.

Se você já tem um painel e não quer investir em outro modelo, pode adquirir nichos e prateleiras individuais para fixar na peça. Nesse caso, você tem como vantagem a liberdade para definir onde devem ser instaladas as novas estruturas. Depois, é só guardar porta-retratos, brinquedos, enfeites e outros pertences da família no painel.

E você, conhece outras ideias para usar painéis na decoração? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe o Instagram para mais dicas!