Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
como reduzir o lixo em casa reciclagem

Como reduzir o lixo em casa? 11 dicas para um lar sustentável

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Família em casa. Todos trabalhando, tendo momentos de lazer, recebendo encomendas, cozinhando, fazendo refeições, brincando com os pets, limpando, usando o banheiro. No final do dia, a surpresa: lata de lixo cheia. De onde veio todo esse lixo?

Essa situação também acontece na sua casa? O simples fato de viver o cotidiano gera uma quantidade preocupante de lixo doméstico. No Brasil, a produção de lixo cresce. Divulgada no fim de 2019, a última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostrou que, em 2018, o país gerou 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos – alta de quase 1% em relação a 2017. 

Todos que valorizam a saúde do planeta se questionam sobre como reduzir o lixo em casa. Conscientes, as pessoas cada vez mais estão adquirindo hábitos sustentáveis, o que é bem positivo. Prova disso é o aumento de 30% na coleta de materiais recicláveis durante a pandemia registrado pela Abrelpe.

Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstram que os materiais orgânicos representam 57,41% do total de resíduo sólido produzido no Brasil, como sobras de alimentos. O restante é composto por plástico (16,49%), papel e papelão (13,16%), vidro (2,34%), material ferroso (1,56%), alumínio (0,51%) e outros materiais (8,56%). De acordo com estudo do Ipea, estima-se a geração de 160 mil toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos no País. 

Ainda que destinar para a reciclagem o lixo seco seja fundamental, o processo de construção de um mundo melhor exige reduzir o lixo gerado em casa, seja ele reciclável ou orgânico. A Pointer, que tem a sustentabilidade como um de seus valores, traz aqui ideias que podem te ajudar a repensar alguns hábitos e gerar uma quantidade menor de lixo. São 11 ações simples, mas que podem fazer uma grande diferença.

Como reduzir o lixo em casa embalagens
Consumir de forma consciente é o primeiro passo para começar a ter uma atitude positiva com o meio ambiente

1 – Assuma uma atitude de consumo consciente

É importante entender que a forma como consumimos é capaz de impactar o planeja. Repense sobre o que você compra e de quem compra, mantendo sempre um olhar atento com relação às embalagens, que normalmente acabam indo para o lixo. Quanto menos embalagem, melhor. E se o produto tiver origem sustentável também é ótimo. Privilegie os selos de orgânico, vegano, cruelty free e sustentável. Evite o consumo por impulso de bens desnecessários, grandes candidatos a acabar na lixeira.

2 – Opte por produtos a granel

Essa modalidade de compra diminui a circulação de embalagens e pode ser aplicada na hora de abastecer novamente o estoque caseiro de cereais, sementes e carvão, entre outros. Uma possibilidade é levar ao mercado ou loja de confiança o pote utilizado para guardar esses produtos em casa.

3 – Evite embalagens de plástico e isopor

Produzidas a partir do petróleo, embalagens de plástico e isopor são duas das vilãs da natureza. No caso da primeira, a estimativa é que ela leve cerca de 500 anos para ser decomposta no meio ambiente. Já a segunda tem prazo de decomposição indeterminado. Surreal! Portanto, prefira produtos com as embalagens de papel, vidro e metal, que devem posteriormente ser reaproveitadas ou corretamente recicladas.

sacola de pano
Prefira as sacolas reutilizáveis de tecido ao invés das opções descartáveis de plástico entregues nas lojas (Foto de cottonbro no Pexels)

4 – Leve suas próprias sacolas ao mercado

Com essa pequena atitude nas compras, diminui-se a circulação de sacolas plásticas, que no mundo chega à espantosa marca de 1,5 bilhão de unidades por dia. Este é mais um item de longo tempo para decomposição, com estimativa de 450 anos. Mais práticas, as sacolas de tecido são muito resistentes e servem para diversas situações. Lindas, possuem opções com diferentes estampas e tamanhos. É só escolher a que mais agrada e lembrar de sempre levar com você para as compras.

5 – Reaproveite as embalagens para armazenamento

Se você comprou algum produto com um pote legal, não jogue fora. Lave-o após o fim do produto e deixe-o pronto para o posterior reabastecimento. Os potes de vidro da geleia, por exemplo, são bons para armazenar compotas e molhos caseiros. A embalagem do sorvete, por sua vez, facilita o congelamento comidas. Já o vidro de requeijão vira copo.

6 – Aproveite os alimentos completamente

O jeito como se cozinha pode ser um aliado ou vilão da natureza. Se você é do tipo de pessoa que aproveita tudo de verduras, frutas ou legumes, merece um muito obrigado do meio ambiente. Nada de preconceito. Utilize cascas, talos e folhas em novas receitas, como doce de casca banana, suco de casca de abacaxi ou caldo de talos de legumes. Apesar da composição do lixo orgânico ser mais rápida do que derivados do petróleo, ele é muito volumoso em uma residência. 

como reduzir lixo com reciclagem
Separar corretamente material reciclável também faz parte dos hábitos sustentáveis

7 – Separe o lixo seco para a coleta seletiva de reciclagem

A coleta seletiva já faz parte do dia a dia de boa parte da população mundial. Mas não custa reforçar: sempre separe latas, vidros, embalagens de plástico e tudo o que puder ser reaproveitado para a coletiva seletiva.

8 – Invista na compostagem caseira

Transforme alimentos em adubo. O processo conhecido como compostagem trabalha na decomposição de resíduos orgânicos para a criação de uma substância rica em nutrientes, que serve como um fortificante natural muito potente para o solo. 

É possível ter uma composteira em casa, inclusive em apartamento. Formada por três caixas apropriadas empilhadas, essa estrutura recebe restos de determinados alimentos e folhas secas, que se decompõem e viram adubo. Normalmente, quem faz o trabalho de decomposição são as minhocas californianas. 

Quando montada corretamente, a composteira não atrai insetos e não cheira mal. Alguns resíduos orgânicos, porém, não podem ser compostados: frutas cítricas, derivados de trigo, carne, laticínio, arroz, cebola, alho, fezes de animais, plantas doentes e papel.  

9 – Evite o desperdício de alimentos

Para isso, compre aos poucos e apenas o que for consumir. Quem muito acumula corre risco de perder produtos por conta da validade, sem haver tempo para sequer experimentá-los.

10 – Moderação com o delivery

O delivery gera um consumo pouco consciente ambientalmente. Isso por causa da grande quantidade de embalagens e, consequentemente, do lixo gerado. Portanto, cozinhar em casa é sempre a melhor opção, para a nossa saúde e a do planeta. Lembre-se: delivery deve ser exceção, agora e sempre, para diminuir a quantidade de plástico e papelão em circulação no planeta.

copo descatável
Utilizar um copo plástico diferente sempre que for beber água é um hábito que precisa ser eliminado da sua rotina (Foto de Catherine Sheila no Pexels)

11 – Atenção com as compras on-line

A internet realmente faz cada vez mais parte do nosso dia a dia. Entretanto, os produtos comprados em e-commerces e enviados para a sua casa geralmente exigem muita embalagem. Mudar essa tendência faz parte do conceito de consumo consciente.

Obras

como reduzir o lixo no entulho de obra
Gerar menos entulho também faz parte das preocupações em uma obra

Obras costumam gerar muito lixo. Mas é possível planejar maneiras de reduzir os resíduos gerados na obra. Tijolos, cerâmicas, rochas, concreto, solos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras, forros e outros produtos precisam de um destino adequado, pois não vão para o lixo comum.

O segredo do sucesso nessa empreitada passa pela compra adequada dos itens necessários, sem uma reserva acima da necessária para cobrir imprevistos, armazenamento dos materiais de forma correta para evitar quebras e busca por funcionários capacitados para lidar com este desafio da natureza em um canteiro.

Atenta às transformações do mercado, a Pointer tem como um dos grandes pilares a sustentabilidade, dedicando muita atenção a cada detalhe desde o início do processo de fabricação. Aliás, esse é um dos motivos que transformam o Supercerâmico e a cerâmica no revestimento do futuro. Acesse nosso site e saiba mais sobre a nossa coleção.