Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como cobrir azulejos antigos que estão na cozinha?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quando se trata da escolha de piso para banheiro, os materiais frios, como cerâmica e porcelanato, são unanimidade entre os consumidores. Apesar de essa preferência estar correta, as características térmicas não são as únicas que devem ser consideradas na decisão.

Por se tratar de um ambiente muito úmido, é fundamental escolher pisos seguros, a fim de evitar acidentes. Se houver idosos e crianças entre os moradores da casa, então, a atenção deve ser redobrada, para impedir eventuais escorregões e quedas, que podem gerar graves consequências e que, infelizmente, são comuns nessa parte da casa.

Quer descobrir como optar pelo piso ideal para o seu banheiro e garantir a segurança da sua família? Continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos para você!

Invista em pisos antiderrapantes

Para tornar o seu banheiro mais seguro, vale a pena investir em pisos com resistência ao escorregamento. Aposte em materiais foscos, pois eles previnem acidentes domésticos — afinal, são desenvolvidos exatamente para aumentar a aderência dos pés ao chão.

O interessante é que essa segurança a mais não sacrifica a beleza do produto. Hoje, existe uma série de pisos e revestimentos antiderrapantes, mas que não necessariamente têm um estilo estético rústico. É possível encontrar peças para qualquer estilo de decoração sem perder na segurança de ter um material que não seja escorregadio.

Os pisos em cerâmica, por exemplo, são excelente escolha, pois, além de terem um acabamento muito bonito, não são escorregadios, o que traz a segurança necessária para essa parte da casa.

Por outro lado, fique de olho caso o piso seja muito poroso. Apesar de ser útil no quesito antiderrapante, ele pode absorver maior quantidade de água e produtos de limpeza e, consequentemente, desenvolver manchas ao longo do tempo. A dica é verificar isso sempre com o vendedor e tirar todas as dúvidas sobre uso e limpeza antes de adquirir qualquer produto.

Evite materiais polidos

Fuja dos pisos polidos no banheiro. Embora esses materiais sejam muito bonitos, eles são mais escorregadios, o que aumenta a ocorrência de acidentes nessa parte da casa.

Com a combinação entre água, sabonete, xampus e condicionadores, o risco de quedas aumenta consideravelmente se o piso for liso demais. Além disso, se algum resquício de produto de limpeza ficar ali, ele pode ficar com aspecto gorduroso e muito escorregadio quando misturado à água.

Se não quer abrir mão do brilho nessa parte da casa, mas ainda assim preza pela segurança da família, você pode optar por um revestimento de cerâmica com acabamento com brilho, que fica bem semelhante ao polido, mas é seguro para banheiros. Também, ainda é possível optar por um revestimento polido nas paredes, o que traz um ótimo resultado sem prejudicar a segurança.

 

Escolha pisos claros para o seu banheiro

Outra boa dica é escolher revestimentos claros para o seu banheiro. Agora, você deve estar se perguntando: “Nossa! Mas o que a cor tem a ver com a segurança do piso?”. E a gente responde: tudo! A tonalidade não é somente uma questão estética.

Na verdade, o material claro permite a visualização de objetos que podem causar tropeções e escorregões, por exemplo. Vale ressaltar que os pisos claros ainda criam a sensação de amplitude, fazendo o banheiro parecer maior do que realmente é.

Opte por um piso para banheiro fácil de limpar

Além disso, é recomendável optar por um material prático, funcional e fácil de limpar no dia a dia. A manutenção da higiene do banheiro é essencial para tornar o espaço mais agradável e seguro. E é muito importante que ela seja feita de maneira correta: os produtos de limpeza que são colocados ali devem retirados totalmente.

Alguns desses produtos, quando secam, ficam gordurosos e, consequentemente, escorregadios. Se ficar algum resíduo, mesmo que o piso seja antiderrapante, a camada de produto pode comprometer sua segurança e facilitar quedas e escorregões.Por isso, é preciso ter certeza de que eles foram removidos por completo após a limpeza desse cômodo.

Também é importante que o piso seque com facilidade. Lembre-se: quanto mais limpo e seco for o seu banheiro, menores são as chances de alguém adoecer por conta da sujeira acumulada no ambiente ou escorregar porque o ambiente vive encharcado.

Escolha os modelos que permitem um bom escoamento de água

Preste atenção aos detalhes do revestimento e pergunte sempre ao vendedor se aquele piso auxilia no bom escoamento da água. Dependendo do tipo e do acabamento, ela pode ficar parada ali, podendo causar acidentes e até prejudicando a limpeza do banheiro.

O ideal é que a água passe pelo piso com facilidade, o que depende da qualidade do piso e do bom nivelamento do local. É importante ter atenção a esse detalhe também para que você não acabe escolhendo um bom revestimento, mas, na hora de colocá-lo, o resultado não fique como o esperado por conta de algum desnível.

Fique de olho na qualidade das peças

Esse é um diferencial muito importante, mas que poucas vezes é verificado na hora de comprar não somente pisos para o banheiro, mas para toda a casa. A qualidade da matéria-prima utilizada na confecção da peça é um detalhe essencial para garantir a durabilidade e a segurança de quem vai viver nos ambientes em que ela será colocado.

Verifique a marca do produto e pesquise a sua qualidade perguntando a vendedores e pessoas que tenham feito reforma recentemente. Alguns pisos podem até ser descritos como antiderrapantes ou resistentes à água, mas, na verdade, acabam acumulando umidade em longo prazo e se tornam um problema para os proprietários da casa.

A umidade acumulada pode trazer consequências como mofo no ambiente, infiltrações nos cômodospróximos, manchas nas pinturas e até problemas nos armários do espaço. Essa umidade em excesso pode causar alergias e diversos outros problemas respiratórios nos moradores.

E aí, o que achou das nossas dicas de como escolher pisos para banheiro e garantir a segurança de toda família? Muito legais, né? Tem outras estratégias para aumentar a segurança dessa parte tão intimista, aconchegante e reservada da casa?

Se você ainda tem dúvidas em relação à escolha dos pisos, acesse nosso simulador!