Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Como cobrir azulejos antigos que estão na cozinha?

Como cobrir azulejos antigos que estão na cozinha?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quando se trata de revestimentos para cozinhas, a cerâmica decorativa para parede é unanimidade de preferência entre os consumidores pela facilidade de limpeza, pela durabilidade e pela beleza. Para economizar na reforma, cobrir os azulejos antigos com novos é uma excelente solução.

Ao contrário dos pisos, que podem exigir revestimentos com resistência ao escorregamento (antiderrapantes) por questões de segurança, nas paredes é possível investir em modelos polidos, com texturas e geometrias diferenciadas.

Quer cobrir azulejos antigos e precisa encontrar a melhor cerâmica decorativa para parede? Continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos para você!

Fuja do quebra-quebra

Cozinha com revestimento antigo.

Quem já fez uma reforma e acompanhou tudo de perto sabe que não é muito simples a fase de quebrar os revestimentos antigos para substituí-los por novas peças.

Por isso, cobrir azulejos de cozinha antigos com os novos é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos. Assim, é possível fugir dessa etapa inconveniente, gerando menos resíduos — o planeta agradece! — e concluindo a obra rapidamente.

Desse modo, apesar de existirem várias técnicas bastante viáveis, a melhor opção para manter as mesmas propriedades de brilho e impermeabilidade é utilizar a técnica de cerâmica sobre azulejos.

Para que essa solução seja 100% eficiente, é importante primeiro verificar se as peças antigas não estão sofrendo destacamentos, infiltrações ou outras patologias que venham a prejudicar os novos revestimentos. Caso esteja tudo certo, é só partir para a execução do serviço.

Calcule a quantidade correta

Preste atenção aos detalhes do revestimento, principalmente às dimensões laterais e à área ocupada por ele. Esse aspecto é importante para comprar a quantidade correta de peças, de forma a cobrir todas as paredes que você deseja reformar na cozinha.

Afinal, ninguém merece a surpresa de faltar placas já no final dos serviços, menos ainda o inconveniente de ter gastado comprando peças demais sem necessidade.

Caso não consiga mensurar por conta própria, o mais indicado é buscar a ajuda de um arquiteto ou um engenheiro, que são profissionais especializados em elaborar projetos racionalizados, desde as ideias iniciais até a execução dos serviços.

Além disso, no site da Pointer, a cada revestimento escolhido, é possível usar uma calculadora que ajuda na quantificação. Ou seja, mesmo com o apoio de um profissional, checar as informações de cálculo com uma das melhores fabricantes de revestimentos serve para dar mais segurança ainda ao processo.

Descubra como acertar na nova parede

Azulego com detalhes geométricos.

É imprescindível atentar a vários critérios durante a escolha da nova cerâmica decorativa para parede, de maneira a definir a opção mais vantajosa. Veja a seguir!

Invista em geometrias alternativas

Para tornar a sua cozinha ainda mais bonita, vale a pena investir em revestimentos em geometrias incomuns, com formas hexagonais, retangulares, em escama, entre outros. Assim, o visual fica muito mais interessante.

Hoje, existe uma série de coleções de cerâmicas decorativas que investem nesses diferenciais. As peças correspondem a qualquer estilo de decoração, sem perder na praticidade de limpeza e na qualidade dos materiais.

Porém, se você é um apaixonado pelo visual dos azulejos e pela história que eles contam, uma boa notícia: as cerâmicas que reproduzem azulejaria estão cada vez mais populares e unem aquele aspecto aconchegante com as novas tecnologias.

Busque uma paginação diferente

Fuja do convencional “um quadradinho após o outro”. Embora seja o modo mais comum de assentar revestimentos e que sempre garante bons resultados, por que não inovar nesse ponto também?

Os revestimentos retangulares — do tipo metrô, por exemplo — permitem uma variedade incrível de formas de assentamento. Zigue-zague, transpassado ou na vertical são apenas alguns modelos. Vale buscar inspirações em aplicativos especializados e sites de decoração.

Além disso, uma paginação de revestimentos fora do convencional ajuda a reforçar as mudanças que você deseja fazer na cozinha, evitando que a sua tão trabalhosa reforma passe despercebida.

Aposte nas estampas e cores

Cerâmica decorada com padronagem geométrica em tom pastel.

Outra boa dica é escolher revestimentos coloridos ou estampados. Agora, você deve estar se perguntando se não tem risco de ficar muito cansativo. E a gente responde: não. Mas, para isso, é preciso que você goste bastante das cores e padrões escolhidos.

Na verdade, boas estratégias são alternar as cores ou aplicar os tons mais marcantes em pequenas áreas. Assim, o resultado fica encantador e nada excessivo. Que tal investir em uma paginação em zigue-zague com duas ou três cores diferentes? Ou então em listras? Linhas marcantes? Mosaicos? Cores que lembram uma praia paradisíaca? Sua criatividade é quem manda.

Outra ideia muito boa é optar por cerâmicas que reproduzem madeira. Dá um aspecto mais aconchegante à cozinha e é bastante fora do comum, uma vez que usar o material natural oferece riscos de acidentes.

No entanto, caso você prefira tonalidades claras, não se preocupe: para escapar do branco puro, existe uma série de opções em off-white, com fundo nude, amarelo ou rosa. Dessa maneira, o espaço não fica tão pálido nem recebe uma profusão indesejada de cores fortes.

Outra vantagem do off-white é que esse tom aproveita propriedades muito interessantes dos revestimentos brancos: a ideia de amplitude do ambiente e a contribuição para a boa iluminação — seja natural, seja artificial.

Evite excesso de texturas

Como cobrir azulejos antigos que estão na cozinha?

Cerâmica decorativa para parede multi texturas

Cobrir azulejos antigos mantendo nos novos o acabamento com brilho deixa tudo mais fácil de limpar no dia a dia. Afinal, a manutenção da higiene da cozinha é essencial para tornar o espaço mais agradável e seguro para o preparo de alimentos.

É muito importante que a higienização seja feita de maneira correta: os produtos de limpeza que são utilizados ali devem ser removidos totalmente, para evitar contaminação. Alguns desses produtos, quando secam, ficam gordurosos e retêm mais sujeira.

Também é imprescindível que a parede seque com facilidade. Lembre-se: quanto mais limpa e seca for a sua cozinha, menores são as chances de alguém adoecer por meio de uma contaminação cruzada acidental.

Fique de olho também se o revestimento for muito poroso: ele pode absorver maior quantidade de água e gordura. Isso dificulta a limpeza e pode causar manchas ao longo do tempo. A dica é verificar esse aspecto sempre no processo de escolha e compra, procurando tirar todas as dúvidas sobre uso e manutenção antes de adquirir qualquer produto.

Fique de olho nas especificidades

Esse é um diferencial muito importante, mas que poucas vezes é verificado — não somente na hora de comprar cerâmica decorativa para parede, mas para revestimentos de toda a casa. As particularidades de cada acabamento são detalhes essenciais a serem observados, para garantir durabilidade e segurança aos futuros usuários.

Verifique a marca do produto, os materiais necessários para assentamento e rejuntes, produtos e usos contraindicados. Algumas cerâmicas, apesar da qualidade estética sem igual, podem não permitir fixação por cima de peças antigas já instaladas, por exemplo. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa detalhada e pedir orientação a especialistas.

Geralmente, a argamassa de piso sobre piso, como é conhecida, é a mais recomendada para cobrir azulejos, por garantir a aderência dos novos acabamentos.

Por fim, verifique se as esquadrias de portas e janelas, as tomadas e os pontos de água precisam de ajustes, conforme a nova espessura da parede.

Contrate profissionais capacitados

Na hora de executar o assentamento dos novos revestimentos, não adianta economizar chamando aquele faz-tudo que você já conhece há muito tempo. Lembre-se: para o barato não sair caro, priorize a qualidade em vez do preço baixo.

Um profissional realmente qualificado entende as diferenças entre os vários formatos, materiais e paginações de revestimentos. Assim, a chance de ocorrência de erros e retrabalhos diminui muito, o que significa economia na obra — tanto de tempo, quanto de dinheiro.

E aí, o que achou das nossas dicas de como escolher cerâmica decorativa para parede? Animado para cobrir os azulejos antigos e dar uma cara toda nova à sua cozinha? Para saber mais sobre nossos produtos, entre em contato conosco!