Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
closet no quarto

Inspirações para montar um closet no quarto

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Montar um closet no quarto é uma ótima opção para quem deseja manter roupas, sapatos e acessórios sempre organizados. Se você possui um ambiente dedicado para isso, ótimo. Caso contrário, fique tranquilo. Diferentemente do que muitos pensam, não é necessário ter um espaço tão grande para realizar esse sonho. Com planejamento e criatividade, dá para aproveitar algum cantinho disponível na casa. Separamos algumas dicas para ajudar a construir o seu projeto.

Antes de colocar a mão na massa, é necessário conhecer a finalidade do closet. Assim como um armário, esse espaço é dedicado para guardar de forma organizada as roupas e calçados. Mas no caso do closet, proporciona mais liberdade e privacidade para se vestir. Algumas casas maiores possuem um ambiente exclusivo, que funciona como uma extensão do quarto. Em locais menores, porém, existem ótimas alternativas. 

Identifique o melhor local

closet no quarto
Avalie com calma o melhor espaço para montar o closet no quarto

O primeiro passo é avaliar possíveis espaços disponíveis. Caso tenha um armário no seu quarto, provavelmente o closet poderá substituí-lo. Observe paredes vazias ou sem utilização. Outra alternativa é explorar espaços abaixo da janela, nichos ou quadros. Feito isso, agora é a hora de pensar como montar seu closet. Analise as possibilidades e ideias pra escolher qual combina mais com o seu jeito e o seu bolso.

Uma forma de criar uma área reservada para o closet no quarto é afastar a cama da parede. Na sequência, basta isolar a área atrás da cabeceira. Nesse caso, pense em investir na construção de uma parede de drywall, de madeira ou até mesmo com cobogó. Uma forma mais barata e prática é contar com a ajuda de biombos ou divisórias. 

Closet aberto ou fechado?

closet aberto na cor branca
Na opção de closet aberto, a parte superior pode ser utilizada para organizar caixas, travesseiros e malas

Após a delimitação do espaço disponível chegou o momento de definir se o closet do quarto será fechado ou aberto. A decisão dependerá das suas preferências e também do seu bolso. Afinal, será necessário algum investimento. Se você ainda não entendeu a diferença, calma que vamos explicar. 

Um closet fechado cria uma área reservada e evita deixar as roupas expostas. Nesse local determinado e delimitado por paredes ou móveis é possível incluir portas, ferragens e gavetas para facilitar na organização. Nesse caso, porém, é necessário gastar um pouco mais. Por sua vez, o closet aberto permite trabalhar com biombos, prateleiras, nichos, araras e até mesmo móveis adaptados. Essa opção é mais barata, mas exige criatividade e bom gosto para construir um ambiente realmente eficiente e organizado, evitando deixar aquele aspecto de “cantinho das roupas empilhadas e bagunçadas”. 

Opções para a criação 

closet com gaveteiro separado ambos na cor branca
Módulos independentes com gavetas ajudam na organização do closet

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e finalizar o projeto. Para conseguir manter roupas, sapatos e acessórios organizados será necessário construir uma estrutura para acomodá-los. Caso tenha um pouco mais de dinheiro à disposição para investir, móveis planejados facilitam aproveitar um pouco melhor o espaço. Boa parte das lojas possui projetistas que indicam os produtos ideais para o espaço disponível. 

Outra saída é comprar módulos vendidos em lojas de móveis e decoração. Com isso é possível construir o closet no quarto da forma que preferir, mesclando partes abertas – com cabideiros e prateleiras – e fechadas – com gavetas. Já a base pode funcionar como apoio para os sapatos.

Uma composição com prateleiras e araras torna-se uma alternativa mais econômica. Para complementar, compre um gaveteiro. Contar com uma divisória ajuda na organização e permite pendurar ganchos para apoiar algumas peças de roupa, como casacos. Nesse caso, invista em um biombo elegante para isolar o espaço e ajudar na decoração. 

Espelho e iluminação

arara de roupas e espelho
Forma criativa de montar um closet, com arara e espelho apoiado no chão

Um closet perfeito exige um espelho. Além de muito útil no momento de escolher a roupa, esse item ajuda a promover a sensação de amplitude no ambiente. Ele pode ser aplicado em uma porta ou diretamente na parede. É possível ainda apoiá-lo no chão, formando assim uma decoração mais despojada. Cuidado apenas para evitar acidentes.  

Lembre-se também da iluminação. Caso não conte com luz natural nesse espaço, invista em luminárias. Um abajur pode resolver o problema. Dica: lâmpada com luz quente facilita identificar com perfeição as cores das peças de roupas, sapatos e acessórios.

Por fim, cerâmica é um ótimo revestimento para o piso do closet,  já que agrega higiene e conforto ao ambiente. A Pointer possui Supercerâmicos e cerâmicas que certamente se encaixarão no seu projeto. 

Gostou das dicas? Agora ficou mais fácil realizar o sonho de construir um closet no quarto. Para saber mais sobre design, arquitetura e decoração, acompanhe o nosso blog. Aproveite e deixe o seu comentário.