Cimento queimado na decoração: como conseguir com revestimentos?
Dicas PointerJá pensou em decorar sua casa com cimento queimado? Moderno, ele remete ao estilo industrial, que se popularizou nos últimos anos. Porém, é tão fácil de se adaptar que pode ser coordenado com decorações delicadas e até mais futuristas.
O problema é que o cimentado é extremamente poroso, o que permite a proliferação de microrganismos em seus microporos. Para se proteger, nada melhor do que substituí-lo por um revestimento cerâmico — que traz o mesmo efeito, mas com mais proteção. Confira como fazer:
O que é cimento queimado?
Over Cement Sage, da linha Over Cement, também pode ser usado em ambientes externos
Apesar do que o nome indica, cimento queimado nada tem a ver com fogo. Na verdade, ele é uma argamassa formada pela mistura de cimento, água e areia, que traz essa coloração específica. O preparo é feito no próprio local de aplicação e pode receber alguns aditivos para melhorar a aderência na superfície e evitar rachaduras.
É depois do preparo e da aplicação que ocorre o processo de \”queima\”, ou seja, joga-se o pó do cimento sobre a massa fresca e, por fim, alisa-se a superfície com uma desempenadeira. Assim, o pó vai ficar nivelado.
Por fim, é preciso selar e impermeabilizar essa superfície. A aplicação do impermeabilizante deve ser repetida a cada cinco anos, em média.
Além do cimento queimado comum, porém, você ainda tem outras opções:
Cimento queimado branco
Para que a superfície tenha uma tonalidade mais clara, aplique granito ou pó de mármore na mistura. Quanto mais pó você colocar, mais branco o resultado será.
Cimento queimado colorido
Outra opção é colocar pigmentos coloridos na mistura. A lógica é a mesma: quanto mais pó, mais colorida a parede vai ficar. A escolha da cor, claro, vai depender do resultado que você deseja para o ambiente e dos outros elementos (móveis, portas, janelas, estruturas e objetos decorativos no geral) que serão colocados no ambiente.
Onde aplicar o cimento queimado?
Apesar da textura têxtil, o revestimento Tear Avelã, da linha Tear, reproduz o tom do cimento queimado
Não há restrições para a mistura. Ela pode ser aplicada em salas, banheiro, quarto, cozinha e varanda.
O mais comum é ver o cimento queimado aplicado nas paredes, pois ele impacta mais no resultado geral do cômodo. A mistura pode ser aplicada tanto em uma só quanto em todas. Novamente, a escolha vai depender do resultado que você deseja para a sua decoração.
Contudo, isso não impede você de utilizá-la no piso, por exemplo.
Por fim, você também pode fazer a aplicação em móveis ou objetos de casa. Aplicá-la em apenas um ou mais itens proporciona um resultado mais discreto. Algumas sugestões:
- bancadas
- prateleiras
- bancos
- mesas
- vasos
- potes
Como o cimento queimado harmoniza com a decoração?
O grande diferencial do cimento queimado é trazer um ar industrial a qualquer ambiente. Esse tipo de decoração, aliás, é a mais fácil de harmonizar com a argamassa. Isso porque ele proporciona uma aparência “inacabada”, como se estivesse faltando a aplicação do revestimento, mas que mesmo assim é sofisticada e moderna.
Veja como utilizar o cimento queimado na sua decoração.
Com branco
O cimento branco é muito versátil — combina com uma cartela ampla de cores, das neutras às mais vibrantes. Para quem deseja começar com uma combinação interessante, mas não muito chamativa, a melhor opção é o branco.
Paredes em cimento mais escuro com móveis e eletrodomésticos claros traz o contraste entre o delicado e o rústico, o moderno e o vintage, o futurista e o industrial.
Madeira
Over Cement Sage, da linha Cement, pode ser usado no quarto quando combinado a elementos aconchegantes
A madeira, um material orgânico, faz um constraste bastante interessante com o cimento queimado porque traz um estilo ainda mais rústico a um material que faz alusão ao industrial. Além disso, ela também é responsável por proporcionar a ideia de aconchego, já que o cimento deixa o ambiente mais rígido e frio.
Industrial
O estilo, que vem da década de 1960, ganhou popularidade nos últimos anos. Aqui, a graça é combinar o cimento queimado com madeira, tubos e canos aparentes, estruturas metálicas, ferro galvanizado e tijolos.
Delicadeza
Plantas, móveis de madeira, flores pequenas, tecidos orgânicos e objetos de corda trazem um estilo campestre que contrasta com a rigidez do cimento queimado.
Como substituir o cimento queimado?
Uma forma inteligente de substituir o cimento queimado é utilizando revestimento cerâmico. Extremamente resistente, ele tem porosidade praticamente nula, o que impede que microrganismos se \”escondam\” e se proliferem. Essa característica, portanto, faz dele naturalmente bacteriostático.
Além disso, a cerâmica tem alta capacidade de reproduzir revestimentos. Isso significa que ela pode tanto ter estampas exclusivas e coloridas quanto imitar com maestria matérias-primas orgânicas, como o mármore e a madeira. Embora o cimento queimado seja uma mistura de elementos, ele também consegue ser reproduzido pelo revestimento.
Por fim, ele também é fácil de limpar: basta passar uma vassoura macia e, para limpezas mais profundas, um pano úmido com detergente neutro.
A Pointer tem diversos revestimentos inspirados no cimento queimado. Conheça alguns:
Cimento Cinza
Revestimento Cimento Cinza, da linha Cimento, pode ser aplicado em pisos e paredes
Quer dar um ar neutro ao seu banheiro, mas saindo do tradicional branco? O revestimento Cimento Cinza, da linha Cimento, traz um efeito incrível. Por ter acabamento mate, ele não é escorregadio — algo essencial para ambientes com alto contato com a água, como o banheiro.
Cimento Branco
Cimento Branco, da linha Cimento, também pode ser usado em ambientes úmidos
Também da linha Cimento, o revestimento Cimento Branco traz um resultado ainda mais inusitado: ele reproduz o efeito do cimento queimado branco. Também é adequado para ambientes que exigem um pouco mais de atrito, mas pode ser utilizado na casa inteira, se você quiser.
Outro fator interessante é que ele é extremamente fácil de combinar. Para quem quiser dar o primeiro passo, uma boa pedida é combiná-lo com um revestimento estampado, mas de fundo branco.
Linha Over Cement
O tom azulado do Over Cement Sage combina com ambientes de decoração industrial
Da linha Over Cement, o revestimento Over Cement Gray tem um tom mais escuro e azulado de cimento queimado. É uma ótima opção para quem deseja um resultado mais voltado à decoração industrial.
Além do Gray, há outros exemplos da linha Over Cement que ficarão incríveis na sua residência:
- Over Cement Sage: além da versão mate, você encontra o Sage para uso em ambientes externos. Com boa capacidade de atrito, ele oferece a segurança necessária para essa área, mas sem prejudicar a beleza que só um revestimento cerâmico é capaz de proporcionar
- Over Cement Snow: também em tom mais claro, é ótima pedida para quem deseja um cimento queimado quase branco.
Viu como é possível usar o cimento queimado na decoração? Para complementar, confira agora 5 dicas para fazer uma decoração com espelhos!