Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cerâmica de A a Z: tudo que você precisa saber

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Revestimentos cerâmicos são usados pelo homem há mais de mil anos — basta entrar nas catedrais medievais e reparar no piso para comprovar. Na arquitetura moderna e contemporânea, a cerâmica segue como um dos principais materiais.

No entanto, apesar do amplo uso, podem surgir algumas dúvidas sobre sua fabricação, características, indicações e manutenção. Além disso, também é interessante conhecer as diferenças entre cerâmica e outros revestimentos, como porcelanato e pedras naturais. Para esclarecer tudo isso, elaboramos um dossiê da cerâmica.

Acompanhe e mãos à obra!

Fabricação

Apesar de passar por uma indústria, a cerâmica é um material natural, fabricado a partir de um rigoroso processo que alia tecnologia, sustentabilidade e qualidade de produção. Tudo começa com a extração da argila. E não estamos falando de um barro qualquer, mas sim de minerais específicos retirados de jazidas especiais regulamentadas.

De dois a quatro tipos de argilas diferentes são moídos, dando origem à massa. O profissional responsável por encontrar a fórmula ideal é um engenheiro químico ou de materiais. Agora chegou a hora de ir à prensa, de onde sai a cerâmica crua, e depois para o forno. A esmaltação é o processo que vai dar o acabamento.

No caso da Pointer, utiliza-se uma impressora de alta definição. O maquinário é similar a uma impressora de jato de tinta caseira, mas gigante. Outro processo possível de esmaltação é o rolo, que funciona como um carimbo. Sendo assim, podemos resumir o processo de fabricação da cerâmica no seguinte passo a passo:

  • extração da argila;
  • moagem do material;
  • etapa de prensa;
  • acabamento em impressora de alta definição.img_1836-min

    A argila é a matéria-prima da cerâmica

    _mg_7917-min

    A primeira etapa na fábrica é a moagem

    _mg_7937-min

    Para a cerâmica, são misturados de dois a quatro tipos de argilas. O responsável por encontrar a fórmula ideal é um engenheiro químico ou de materiais

    _mg_7971-min

    Da prensa, sai a cerâmica crua

    _mg_7878-min

    Uma impressora de alta definição dá o acabamento

Indicação de uso

Resistência, praticidade e versatilidade. Essas três características são as responsáveis por fazer da cerâmica uma opção campeã em revestimentos. Isso sem falar que, por suas dimensões extensas, essas peças valorizam qualquer design de interiores, favorecendo as sensações de amplitude e leveza sem deixar de lado o luxo e a sofisticação.

Em termos gerais, a cerâmica pode ser aplicada em pisos, paredes e muros, em áreas internas e externas. Mas cada produto tem suas próprias características técnicas, indicadas na embalagem. Por exemplo: as cerâmicas fabricadas pelo processo via seca podem ser aplicadas apenas em pisos e paredes, não sendo permitidas em muros ou fachadas. Nesses casos, são recomendadas as cerâmicas via úmida. Esteja atento também às siglas RE, CL e CP, que significam “residencial”, “comercial leve” e “comercial pesado”, respectivamente.

Considere o tráfego do ambiente em que o revestimento será aplicado, para escolher a resistência adequada. Abordaremos esse aspecto nos próximos tópicos. Também é importante observar o atrito gerado pela cerâmica, verificando se a peça é polida e se não é escorregadia — principalmente se houver crianças ou idosos na casa.

Peças com brilho são escorregadias, então devem estar apenas em áreas secas, como salas e quartos. O acabamento mate ainda é liso, mas sem brilho, o que garante maior estabilidade, sendo indicado para os locais úmidos, como banheiro. Para esses locais, prefira modelos do tipo natural, com resistência ao escorregamento (comumente chamados de antiderrapantes). Para ambientes externos, aposte nos produtos rugosos ou com relevo, que previnem acidentes.

Aplicações

Por serem peças extremamente versáteis, as cerâmicas são muito fáceis de combinar. Então, qualquer que seja o estilo de décor da sua residência — clássico, moderno, rústico etc. — você pode investir nos revestimentos cerâmicos sem medo de errar, já que eles vão bem com tudo.

Apesar de conhecidas desde a era medieval, as cerâmicas passaram por uma verdadeira revolução na arquitetura moderna. As peças foram ganhando novas nuances de cor, padrões e estampas de modo a permitir as mais diversas combinações para os ambientes, unindo charme, beleza e criatividade para o design de interiores.

Elas podem ser aplicadas tanto em áreas internas quanto externas. Entretanto, na hora de escolher a sua cerâmica, é importante optar pelo produto ideal conforme o local. Assim, você vai conseguir extrair o máximo potencial criativo da peça sem perder o conforto e a qualidade do revestimento.

Cerâmicas com brilho — a Parquet Marfim 60×60 Brilho, por exemplo — são indicadas para ambientes secos, como os quartos. Para os úmidos — banheiros e lavabos — os produtos mate e sem brilho são ideais, como o Lenho Ripa 60×60 Mate.

As áreas externas da residência pedem por produtos específicos para elas, com relevo, para que o piso não fique escorregadio. Nesse caso, uma excelente sugestão é o Pátio Branco Decor 60×60 Externo.

Outra dica quanto à aplicação das cerâmicas é sobre o assentamento do material. Em linhas gerais, recomenda-se que as peças sejam assentadas de forma alinhada e não na diagonal, pois isso garante um acabamento melhor, com menos rejunte aparente e menos desperdício da peça com os recortes.

scene_1-min

Na hora de escolher a sua cerâmica, é importante optar pelo produto ideal para cada ambiente. Cerâmicas com brilho, como o Parquet Marfim 60×60 Brilho, são indicadas para ambientes secos, como o quarto

scene_2-min

Para ambientes úmidos, como o banheiro, são indicados produtos mate, sem brilho, como o Lenho Ripa 60×60 Mate

scene_3-min

Áreas externas pedem por produtos específicos para elas, com relevo, para que não fique escorregadio. Aqui, foi usado o Pátio Branco Decor 60×60 Externo

Durabilidade

Se forem respeitadas as instruções de uso, o revestimento cerâmico deve durar entre 25 e 50 anos no piso e mais de 50 anos nas paredes. Ou seja, a vida toda! A cerâmica não racha, não desbota e não mancha. E também não é agredida pelo sol — grande diferencial em relação a outros materiais.

A garantia disso é que, para ser fabricada, a cerâmica passou por um forno de 1.200 a 1.300 graus Celsius. O sol esquenta no máximo a 80 graus Celsius. Também por ter passado por essas altas temperaturas no forno, a cerâmica não propaga chama. Enquanto opções como pisos vinílicos e carpetes pegam fogo com facilidade, a cerâmica não inflama de jeito nenhum.

Resistência

Resistência e durabilidade andam lado a lado, não é mesmo? Por isso, na hora de escolher a sua cerâmica, é muito importante estar atento ao grau de resistência do esmalte, já que os modelos seguem uma tabela padrão de especificações conforme cada área da casa.

Essa tabela chama-se PEI (do inglês, Porcelain Enamel Institute). Segundo a padronização, quanto maior o número da especificação da peça, mais resistente será a cerâmica. Para você ter uma ideia de como isso funciona na prática, listamos a seguir as principais indicações:

  • PEI 0: indicada apenas para paredes;
  • PEI 1: indicada para áreas de pouco movimento.
  • PEI 2: indicada para banheiros e dormitórios com fluxo moderado de pessoas.
  • PEI 3: indicada para todas as dependências residenciais sem portas externas;
  • PEI 4: indicada para todas as dependências residenciais e pequenas salas comerciais;
  • PEI 5: indicada para todas as dependências residenciais, comerciais e industriais.

Limpeza

Já ouviu dizer que a cerâmica é uma superfície vitrificada? Esse é um termo popular para dizer que ela é esmaltada, portanto não tem poros. Esse é o motivo pelo qual é tão fácil limpar a cerâmica e o porquê de ela ser antialérgica — não há “buraquinhos” para que poeira, detritos ou bactérias se escondam.

Pedras naturais, em contrapartida, são bem porosas. Existe um índice que mede a facilidade de limpeza de um piso, com escala de 0 a 5. A cerâmica se classifica como nível 3, 4 ou 5, enquanto os cimentícios e carpetes apresentam nível 1 ou 2.

Na hora de limpar, basta evitar alguns ácidos, que vêm indicados na embalagem pelo fabricante. Pode até lavar com lavadoras de alta pressão tipo vap, mas não são recomendados produtos abrasivos, sodas e demais materiais à base de cloro.

Esse tipo de produto é capaz de corroer o esmalte da peça, causando fissuras que descascam o piso e deixam a argila exposta. Por isso, o material mais indicado para a limpeza de revestimentos cerâmicos é, sem dúvidas, a clássica dupla água e detergente neutro.

Para a limpeza diária, basta varrer com uma vassoura macia e depois passar um pano embebido em um pouquinho de detergente neutro por toda a extensão das peças. Depois é só finalizar com um pano seco e que não solte fiapos. Pronto! Sua cerâmica estará limpa e conservada.

Cerâmica ou porcelanato?

É muito comum confundir esses dois materiais, então vale reforçar as diferenças, que estão basicamente no processo de fabricação. Enquanto a matéria-prima da cerâmica é a argila, o porcelanato contém uma combinação de fragmentos atomizados de pedras duríssimas.

Para você ter uma ideia, considere que as cerâmicas são compostas por 2 a 4 tipos de argila, enquanto nos porcelanatos são utilizados de 7 a 10 tipos. Além disso, as cerâmicas possuem aproximadamente 70% de argila e 30% de rocha na sua composição. Nos porcelanatos essa proporção se inverte, com aproximadamente 70% de rocha e 30% de argila na fórmula.

O resultado é que o porcelanato pode ter um nível a mais de resistência e ser aplicado em ambientes industriais e urbanos, representados pela sigla IU. Outra diferença é que, enquanto a peça de cerâmica tem no máximo 60×60cm, a de porcelanato pode atingir 1×3m.

Porém, para o uso residencial ou comercial comum, a cerâmica não perde em nada para o porcelanato. Como são peças belíssimas, conseguem garantir o máximo de requinte e sofisticação para qualquer ambiente.

Existe também a peça de cerâmica de 45×90cm, que é a grande tendência lançada em 2018 e pode ser encontrada na Pointer. A loja oferece também cerâmicas com acabamento retificado que, além de nobre, é um grande diferencial, já que a maioria das peças não possui esse tipo de acabamento.

Sustentabilidade

A cerâmica é considerada mais sustentável do que pedras naturais, justamente por seu processo de extração. Enquanto jazidas de mármore ficam devastadas depois de serem esgotadas, as de argila podem ser recuperadas, se transformando em áreas reflorestadas ou terras para agricultura.

Em comparação ao porcelanato, a cerâmica também pode ser considerada mais sustentável, sobretudo se pensarmos nas cerâmicas fabricadas em via seca, como as da Pointer, que economizam a energia necessária para a evaporação da água.

Após essa leitura, você já está pronto para fazer a escolha certa. Afinal, com tantas vantagens, não restam dúvidas sobre qual revestimento escolher para a sua casa, certo? Então aproveite e entre em contato com a Pointer para encontrar a cerâmica perfeita!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida