A cerâmica amadeirada é uma tendência na decoração de interiores. Afinal, ela recria o charme e o aconchego dos diferentes tipos de madeira. E, o melhor, é uma opção sustentável!
Essas peças oferecem alta qualidade estética e funcionalidade para diversos ambientes, tanto internos quanto externos, com grande riqueza de detalhes.
Acompanhe o nosso post e entenda o que é essa tendência e como aproveitar o seu grande potencial!
O que é a cerâmica amadeirada?
A cerâmica amadeirada é a que reproduz os revestimentos de madeira. Essa cerâmica é estampada de maneira muito fidedigna e pode reproduzir madeiras de diferentes cores, formatos e estilos, tanto para a aplicação em pisos como em paredes.
As dimensões dessas cerâmicas também são diferentes, assim como os formatos. Elas são vendidas em réguas que se assemelham às antigas tábuas de madeira, aproximando a estética da cerâmica ainda mais dos amadeirados originais.
Uma das características principais de um piso de madeira convencional, por exemplo, é a imprevisibilidade: uma vez que cada planta é única, as placas se diferenciam em termos de coloração ou padrão de ranhuras.
Os estudos de estilo para desenvolver as cerâmicas atentaram inclusive a esse fato, o que proporciona estabilidade no acabamento, tendo a variação de características sob controle. Para o projeto, essa é uma vantagem especial, pois o arquiteto ou designer sabe exatamente qual será o aspecto a ser atingido na conclusão da obra.
A cerâmica amadeirada também pode ser usada nas paredes, como essa ideia com revestimento Avelana Castanho, e Sambaqui no piso
Por que usar a cerâmica que reproduz madeira?
Revestimentos que replicam a madeira oferecem diversos benefícios técnicos e estéticos, proporcionando atmosferas únicas a diferentes ambientes. Veja os principais:
Resistência à água
Como as demais cerâmicas, a fabricação do modelo de releitura da madeira incorpora processos de queima e impermeabilização que impedem que o material seja suscetível à ação da água. Dessa forma, o revestimento evita infiltrações e não é danificado pelo contato ocasional ou constante com água.
Aliás, um dos principais usos dos modelos que aparenta madeira é em decks de áreas de lazer. À medida que a popularidade aumentou, a releitura cerâmica da madeira chegou aos demais ambientes residenciais e comerciais.
Não inflamável
É uma das maiores vantagens das cerâmicas que reproduzem madeira, pois o fato de o material não ser vulnerável a incêndios oferece maior segurança aos moradores, especialmente quando aplicado em abundância.
A resistência a altas temperaturas também impede que os revestimentos desse tipo escureçam ou emitam gases ou substâncias tóxicas caso entrem em contato com objetos muito quentes.
Essa característica favorece o uso das peças em espaços como churrasqueiras ou cozinhas, em paredes, pisos ou sobre bancadas.
É versátil
É possível compor várias decorações de interiores com revestimentos que reproduzem madeira, explorando seu potencial aos mais diversos cômodos: salas de estar, quartos, banheiros, cozinhas, academias, áreas externas.
A atmosfera pode ir do rústico ao sofisticado, dependendo da cor, do tamanho e da harmonização com peças de outros tipos. No entanto, a sensação de aconchego é uma constante, tornando os locais mais leves e convidativos.
A cerâmica amadeirada é muito versátil e pode aparecer no piso e em outros detalhes, como a cabeceira da cama. Na imagem, revestimento Ibérica Natural no piso e Intársia na cabeceira
Além do piso, você pode usar essa cerâmica para revestir as paredes. Por exemplo criando um lindo painel de madeira ripada, super em alta.
Confira o nosso simulador de ambientes para visualizar várias composições incríveis!
Resistente a riscos
Como as peças não contam com o esmalte que dá alto polimento, elas se tornam mais resistentes a riscos do que placas com essa característica. Dessa maneira, têm excelente adaptação a ambientes nos quais há expressiva circulação de pessoas ou até mesmo locais cujo layout precise ser redefinido com certa frequência.
A suscetibilidade a arranhões também é uma desvantagem percebida na madeira original, exigindo tratamentos auxiliares para manter o piso esteticamente agradável, como ceras ou óleos.
Mais um ponto para a releitura da madeira em peças cerâmicas: depois de concluído o assentamento e rejuntamento, nenhum processo adicional é necessário.
É mais fresco
Os revestimentos cerâmicos em geral tendem a ser mais frescos e sofrem pouca variação de temperatura de acordo com o clima. A madeira, por outro lado, sempre foi um piso usado em locais com temperaturas baixas, por ser confortável ao tato.
A cerâmica permite que seu uso seja ampliado a climas quentes, uma vez que não se aquece de fato com a elevação da temperatura ambiente e oferece o mesmo conforto visual e tátil.
Resistente a manchas
A baixíssima porosidade das cerâmicas que replicam madeira impede que o contato com a maioria dos produtos químicos gere manchas, independentemente do tipo de estampa de madeira replicada. Ainda que esse contato aconteça, o produto é mantido apenas sobre a superfície do revestimento.
A remoção de qualquer substância deve ser feita depois que estiver seca, de preferência. A limpeza, então, é como a de qualquer outra placa cerâmica: com água e detergente neutro ou produtos não abrasivos.
A cerâmica amadeirada pode ser usada em qualquer ambiente, inclusive varandas e áreas externas. Na imagem, revestimento Avelana Castanho no piso
É durável
Peças de madeira original são bem mais suscetíveis aos danos do tempo, motivo pelo qual seu uso era quase restrito a interiores residenciais sem umidade. Já os pisos de cerâmica que reproduzem madeira não sofrem nenhuma mudança — de brilho, de cor ou de aspecto de maneira geral — ao longo de sua vida útil.
Assim, são uma solução bastante durável e definitiva e, caso permaneçam no mesmo imóvel por muitos anos, é provável que os usuários “enjoem” do material antes mesmo que ele sofra alguma mudança ou dano em seu aspecto.
É ecológica
Os revestimentos de madeira precisam da extração da madeira, com a derrubada de árvores. As cerâmicas amadeiradas, portanto, são mais sustentáveis.
As jazidas para exploração da argila, matéria-prima das cerâmicas, são mais superficiais e podem ser recuperadas. Na Pointer, esse processo é levado muito a sério, devolvendo às jazidas as suas vocações naturais.
Como acertar na escolha da cerâmica amadeirada?
Para que a cerâmica amadeirada traga os resultados estéticos esperados, é muito importante se atentar a escolha do modelo certo. Veja as dicas que a Pointer separou.
- Formato: as opções em régua (15x90cm) são as mais usadas. Mas tudo depende da paginação que você está pensando. Em decks, é possível usar os formatos 60×60 ou 80×80, por exemplo.
- Tonalidade: tanto as peças escuras como as claras ficam elegantes. Em geral, os tons mais próximos da madeira natural remetem a ambientes rústicos, já os mais acinzentados são ideais para espaços modernos. Nos painéis de parede, pode usar tons médios ou escuro, que adicionam profundidade.
- Bordas: prefira as opções com bordas retificadas que permitem o assentamento com menor junta (cerca de 1,5mm), trazendo sensação de continuidade.
- Locais de instalação: a cerâmica amadeirada pode ser usada em qualquer lugar da casa. Nos espaços úmidos, como banheiros, quintais e bordas de piscina, prefira as versões antiderrapantes.
Quais as opções de cerâmica amadeirada da Pointer?
Já está convencido de que a cerâmica amadeirada é perfeita para transformar a sua casa? Então confira as opções da Pointer!
Linha Ibérica
A linha Ibérica reproduz as árvores de oliva, milenares na Península Ibérica. As cerâmicas contam com veios bem desenhados e tons contrastantes. Ainda conta com a exclusiva versão Pop, com veios coloridos e ainda mais intensos.
Na imagem, o revestimento para parede Ibérica Pop traz veios ainda mais coloridos e intensos
Fazem parte dessa linha:
Todas no formato 15×90, com acabamento mate e bordas retificadas.
Tropicália
A linha reproduz as espécies das florestas tropicais brasileiras. São reproduções de madeiras de lei, duríssimas e de cores que variam do castanho ao vermelho.
O destaque da linha é E-motion Wood, uma superfície amadeirada com personalidade, em formato 45x90cm e relevo ripado.
E-motion Wood é um dos destaques da linha Tropicália, perfeito para criar painéis ripados e combinar com outros elementos naturais, como Zebra Cinza
Além dele, integram a linha:
- Ilhéus Canela, em formato 15x90cm, acabamento EXT e bordas retificadas;
- Deck Amazônia, em formato 80x80cm, acabamento EXT e bordas retificadas;
- Intársia, em formato 15x90cm, acabamento mate e bordas retificadas;
- Deck Ilhéus Grigio, em formato 60×60, acabamento EXT e bordas retificadas;
- Deck Ilhéus Cedro, em formato 60×60, acabamento EXT e bordas retificadas.
Mediterrânea
Reprodução de tábuas de espécies das florestas de clima mediterrâneo. São árvores nativas da costa do mar mediterrâneo, de regiões da América do Sul, Austrália e da costa oeste americana, com coloração clara e veios suaves.
A cerâmica amadeirada deixa os ambientes muito mais aconchegantes. Como essa sala com Faia Natural no piso e Ondina Terracota na parede
Integram a linha:
- Faia Natural;
- Avelana Ambar;
- Itatiaia Natural;
- Avelana Castanho;
- Avelana Malbec;
- Avelana Champagne;
- Parquet Natural Mix.
Os quatro primeiros estão disponíveis no formato 15×90 com acabamento mate e bordas retificadas. Avelana Champagne e Avelana Malbec são no formato 30×60, também com acabamento mate e bordas retificadas. E Parquet Natural Mix está disponível em 60×60, com acabamento mate e bordas retificadas.
Raízes
Uma coleção inspirada em momentos marcantes da natureza que recria as raízes do design contemporâneo e revela nossas memórias.
Nessa linha, está presente Madeira Mineira Pátina Natural, no formato 30×60, com acabamento mate e bordas retificadas.
Lenho
A linha reproduz as madeiras de lei brasileiras como a Imbuia e a Aroeira, além de uma versão em pátina, em formato 60×60 composto por réguas rústicas nas opções mate e brilho.
O novo Deck Marfim é um dos destaques, aumentando as opções para áreas externas em tons suaves de madeira clara.
A cerâmica amadeirada também pode ser usada para compor áreas externas, como essa ideia com Deck Marfim
Além dele, fazem parte da linha:
- Parquet Marfim;
- Nativa Patina;
- Deck Surupira;
- Parquet Acácia;
- Nativa Aroeira;
- Refloresta Bege;
- Lenho Ripa;
- Deck Canela.
Gostou de conhecer mais sobre a cerâmica amadeirada? Visite o site da Pointer e encontre a opção perfeita para transformar sua casa!