Decoração de casa alugada é um assunto um pouco delicado. Afinal, vale investir mesmo quando o plano não é morar para sempre no mesmo lugar? A resposta é sim! Deixar os ambientes agradáveis e com a cara do morador promove conforto e bem-estar, independentemente da situação do imóvel.
Ficou animado com a ideia? Separamos seis sugestões valiosas e mais um bônus. A inspiração foi a live Casa Alugada com Estilo, que aconteceu no Instagram da Pointer e agora pode ser assistida no IGTV. Nosso convidado foi Michell Lott, jornalista de decoração, que mora em uma casa alugada há 8 anos e deu muito estilo ao imóvel. “Essa é a casa que você mora. Gastar algum dinheiro a favor da sua felicidade é válido”.
Mineiro, Lott mora em São Paulo, dividindo a casa alugada com mais duas pessoas. O local já passou por diversas transformações, refletindo diferentes momentos e desejos dos moradores. “A residência demonstra muito sobre quem somos. E nós mudamos. Por isso, nada mais natural que a casa mude com a gente”, explica Lott. A criatividade sempre superou a verba reduzida.
Confira dicas de decoração para casas alugadas:
1 – Aposte em móveis soltos
Investir em armários embutidos não combina com uma casa alugada. Isso porque dificilmente será possível levá-los para imóveis futuros. É melhor apostar em móveis soltos, que seguem facilmente com você para qualquer outro destino junto com a mudança. “Eu só não consigo levar a pintura das paredes”, afirma Lott.
Além de armários para os quartos e estante para a sala, existem móveis soltos também para cozinha e, até mesmo, banheiro, como gabinete e gaveteiro. Lembre-se também das prateleiras, disponíveis em diferentes formatos e tamanhos. Práticas, elas se encaixam facilmente em diferentes ambientes e ajudam a compor a decoração.
Essa alternativa permite fugir de produtos planejados padronizados. Uma forma de economizar e ainda encontrar ótimas peças é garimpar móveis usados em antiquários e lojas especializadas. A internet também facilita muito essa pesquisa.
Caso o dinheiro esteja curto, adaptações ajudam. Basta explorar a criatividade. Lott, por exemplo, montou uma mesa com uma porta velha e cavaletes. Outra dica do especialista é optar por móveis leves, facilitando renovar a decoração constantemente. “Assim consigo trocar de lugar quando eu quiser”, diz o jornalista.
2 – Pinte ou aplique papel de parede
Uma maneira rápida e eficiente para começar a decorar com estilo é pintar as paredes. “É como um quadro em branco. Alugar uma casa não significa deixar de colorir essa tela”, explica Lott. No final de uma locação é comum repintar o imóvel antes de entregar as chaves ao proprietário. Nesse momento, basta retornar ao padrão original. “Então, viva agora da melhor forma possível”.
A dica é apostar nas cores para renovar os ambientes. “Isso muda completamente a energia do lugar”, fala Lott. Antes de escolher o tom preferido, busque inspiração em perfis de arquitetos e decoradores nas redes sociais. O site da Pointer é uma ótima referência.
É possível trabalhar com uma ou mais cores. Em caso de dúvida, pinte apenas metade da parede. Deixe o branco preferencialmente na parte inferior. Aliás, as cores não precisam ficar restritas às paredes. Elas podem dar uma nova vida para portas, janelas, rodapés e, até mesmo, espelhos de tomadas e interruptores.
Papel de parede também ajuda no trabalho de personalização da casa. É possível utilizar o material, por exemplo, para criar um detalhe. Cuidado apenas com a colocação do produto. Para um resultado final com qualidade é bom contar com a ajuda de um profissional.
3 – Aposte em elementos coloridos
Ao fugir do branco nas paredes, amplie essa proposta para outros elementos que formam a decoração da casa, como móveis e objetos decorativos. Conhecer as cores análogas e complementares ajuda na escolha dos tons. Lott costuma personalizar até mesmo os eletrodomésticos, como geladeira, micro-ondas e fogão. “Utilizo tinta multissuperfícies e pistola para pintar”.
Como a ideia é decorar a casa alugada com estilo, arrisque-se. No design de interiores não existe padrão rígido. Afinal, a ideia é retratar a sua personalidade em cada um dos ambientes. Lott apresenta uma sugestão: “Geralmente eu seleciono a cor para pintar uma parede. Determino os outros elementos a partir dessa primeira escolha”.
As plantas também ajudam nesse processo de explorar as cores para customizar o imóvel. Portanto, aposte sem medo em diferentes espécies. Conhecida por absorver a energia negativa do lugar, a samambaia alegra qualquer ambiente. Além de útil, uma horta de temperos promove um charme especial. Montar semanalmente um arranjo com flores naturais, por exemplo, acrescenta constantemente um elemento novo na decoração.
4 – Adicione tapetes e cortinas
Alguns elementos são muito importantes na decoração. Funcionam como um coringa na composição, encaixando em diferentes ambientes e escondendo algo que você não gosta. Dificilmente a janela do imóvel será substituída apenas por causa da aparência. Em apartamentos, por exemplo, é preciso até mesmo seguir o padrão da construção. Nesse caso, a solução é apostar nas cortinas, que também protegem o ambiente contra o excesso de luz e vento.
Já os tapetes conseguem desviar a atenção de um revestimento considerado feio ou que não combina com a sua personalidade. Dificilmente você encontrará um modelo com as medidas exatas para cobrir completamente o piso. A sobreposição é a solução. Para acertar na composição, experimente até achar uma combinação agradável. “Não existem fórmulas, principalmente quando estamos falando da nossa casa”, destaca Lott.
5 – Traga personalidade nos itens decorativos
Para promover uma revolução na decoração do seu apartamento alugado, vale apostar em itens decorativos, como almofadas, vasos, cadeiras e lustres. Assim como os móveis soltos, são facilmente transportados para outra residência. Também podem ser mudados constantemente de posição ou ambiente.
Esses itens não precisam ser adquiridos ao mesmo tempo. Em constante movimento, a decoração de uma casa permite acrescentar elementos novos sem comprometer o projeto. Às vezes uma poltrona antiga guardada na garagem da casa dos seus pais combina com a sua sala, promovendo também conforto através da memória afetiva. Com relação às luminárias, Lott recomenda substituir a luz branca por uma outra um pouco mais quente.
6 – Aceite itens que você não pode mudar
Durante o processo de personalização da casa alugada você provavelmente encontrará algo que não consegue mudar, por exemplo: um metal manchado ou um azulejo quebrado. Esses itens contam a história do imóvel. Por isso, aprenda a conviver com eles em harmonia. “É bom para treinar o olhar”, destaca o especialista. Uma forma criativa para se relacionar bem com essas imperfeições é integrá-las na decoração. Ao repintar as paredes da sala, Lott manteve um pedaço que estava descascado.
Bônus – É possível trocar o revestimento do imóvel alugado
Contar com a cerâmica em uma residência faz toda a diferença na decoração. O revestimento permite destacar ainda mais a beleza dos ambientes, facilitando também a higienização. Mesmo em uma casa alugada, é possível substituir o revestimento. Em alguns casos, vale a pena seguir esse caminho. Tudo dependerá da autorização e negociação com o proprietário.
Como o revestimento cerâmico valoriza e ajuda a preservar o imóvel, é possível conseguir desconto no aluguel por um determinado período para poder concluir a obra. “Sempre dá para negociar com o dono. Se você quiser pagar, é muito justo”, destaca Lott. Para ajudar na negociação, separe as imagens das peças e monte um projeto com orçamento e prazos.
Está animado para colocar a mão na massa e personalizar o seu espaço? Com essas dicas ficou mais fácil decorar a casa alugada com estilo. Para conferir outras informações sobre revestimentos cerâmicos, arquitetura e decoração, acesse o blog da Pointer.