Brinquedoteca em casa: 4 dicas simples para criar este espaço
Não categorizadoVocê já pode ter visto por aí a frase \”brinquedo é tão importante para a criança quanto o trabalho é para o adulto\”. E isso não é exagero: brincar estimula a criatividade, a coordenação motora e os processos cognitivos. Por isso, um espaço pensado para isso, como uma brinquedoteca em casa, pode fazer toda a diferença para a criança.
Além de trabalhar a saúde física e mental, o espaço ainda ajuda a criança a ser mais organizada, disciplinada e independente. Descubra o que é uma brinquedoteca e 4 dicas para montá-la na sua casa!
O que é uma brinquedoteca?
Espaço pensado nas brincadeiras, a brinquedoteca traz uma série de benefícios para as crianças (Foto: Christchurch City Libraries)
Pense na brinquedoteca como uma \”biblioteca de brinquedos\”: um espaço para as crianças deixarem bonecos, jogos, livros, bolas, revistas, lápis de cor, papéis e muito mais. Um ambiente colorido, pensado para que ela possa explorar sua criatividade.
Esse espaço não poderia ser o próprio quarto da criança? Poderia, mas a brinquedoteca traz mais possibilidades para explorar.
Por ser um espaço apenas para brincadeiras, ele permite que a criança se suje mais, enquanto o quarto exige mais limpeza e é um local de descanso e estudos.
Por que montar uma brinquedoteca em casa?
Primeiramente, para ter uma criança feliz e saudável. Em segundo, para que ela tenha um espaço exclusivo para brincar sem se preocupar (tanto) com a sujeira.
Outro ponto importante é que a brinquedoteca trabalha a autonomia e a organização. A criança entende que não precisa de companhia o tempo inteiro para se divertir.
Ao mesmo tempo, ela será a responsável por manter todos os brinquedos organizados e limpos — tudo, claro, à medida que sua idade permitir.
Como criar uma brinquedoteca em casa
Dê preferência a brinquedos criativos, que estimulam a imaginação (Foto: SECOM UFRGS)
Não se preocupe: uma brinquedoteca não precisa ser enorme. Basta ter um espaço onde os pequenos possam colocar seus brinquedos, papéis e lápis de cor. Veja nossas dicas para montá-la:
1. Trabalhe o lado lúdico
A estrutura do ambiente também estimula a criatividade. Use revestimentos com cores leves, como tons pastel, ou papéis de parede com estampas. Você também pode usar tinta para pintar algo mais lúdico nas paredes.
Outra ideia é usar um papel de parede preto que permita riscar com giz. Mas deixe para apenas um trecho da parede; assim, a brinquedoteca não ficará tão escura.
2. Coloque um cabide com fantasias de carnaval
Fantasias também podem ser brinquedos (Foto: Universidade Federal do Ceará)
Se a criança participou de bloquinhos ou de festinhas de Carnaval na escola, é bem provável que ela tenha fantasias guardadas em casa. Se esse é o seu caso, deixe essas peças na brinquedoteca também. É uma chance de explorar a criatividade usando as peças que tem em casa.
3. Deixe os brinquedos à disposição
Muitos brinquedos ficam esquecidos porque são guardados em um armário alto e fora do alcance da criança. Numa brinquedoteca em casa, eles devem ficar dispostos de uma forma que a criança possa alcançá-los facilmente. Assim, ela pode brincar com o que preferir e, depois, colocar no lugar.
4. Use o conceito montessoriano
O método montessoriano estimula a independência da criança (Foto: Valilouve)
Criado pela educadora italiana Maria Montessori, o método montessoriano estimula a criatividade e a independência da criança.
No geral, ele é utilizado para quartos, pois isso estimula que a criança tenha um ambiente próprio e, desde cedo, consiga manter sua independência. Porém, você também pode adaptar para a brinquedoteca em casa:
- Diferentes texturas, cores e formas nos brinquedos, móveis e até mesmo nos revestimentos;
- Armários baixos: a criança poderá brincar e guardar seus objetos com facilidade;
- Materiais naturais: madeira, lã e algodão trazem sensação de conforto;
- Brinquedos lúdicos, que estimulem a criatividade, como jogos;
- Banquetas, cadeiras, pufes e poltronas na altura da criança.
Pronto para montar uma brinquedoteca em casa? E para continuar no assunto criança, veja como montar um quarto infantil!
(Crédito da imagem principal: Universidade Federal do Ceará)