Brazilcore: a estética brasileira que ganhou o mundo

Você já ouviu falar em Brazilcore? A estética brasileira, que agora é uma tendência mundial, surgiu com a necessidade do próprio povo em retomar os símbolos nacionais. 

Essa identificação com o país vai muito além do simples fato de nascer no Brasil: as roupas, costumes, culinária, artesanato e, claro, arquitetura são motivo de orgulho para qualquer brasileiro ao redor do mundo 

Se antes o país era visto como \”terceiro mundo\”, hoje ele surge como potência da América Latina. Entenda um pouco mais sobre o Brazilcore e como ele se desenvolve na arquitetura.  

Brazilcore e a retomada dos símbolos nacionais 

Brazilcore leva a essência da cultura brasileira para o mundo (Foto: Yuri Oliveira/Pexels)

Desde 2013, houve uma apropriação dos símbolos brasileiros pelos movimentos políticos de direita, que logo ficaram marcados como um grupo que utilizava a camisa da seleção brasileira de futebol como uma forma de identificação entre seus pares. 

Com o tempo, principalmente a partir de 2019, as cores e a vestimenta tomaram uma conotação negativa entre as pessoas que não se identificavam com o pensamento direitista. 

Em 2022, porém, artistas e a sociedade no geral sentiram a necessidade de retomar a camisa e remover o sentido de polarização. Em vez de apenas um grupo, a camisa e as cores agora deveriam voltar a simbolizar toda a nação brasileira. 

Anitta, por exemplo, levou as cores do Brasil e homenageou as favelas cariocas no Coachella.

Isso vem também com a vontade de valorizar todos os movimentos culturais do país, como o forró, o artesanato, o Carnaval, as festas juninas, o festival de Parintins, a decoração e os pratos típicos de cada região. 

O Brasil como tendência 

O Trendbook 2024 da Portobello mapeou que o Brazilcore tinha se tornado uma tendência adotada internacionalmente. Alguns fatores contribuíram para esse entendimento.

O show de Madonna, gratuito e aberto em plena Praia de Copacabana, foi outro reflexo do Brasil como tendência. Alguns figurinos da cantora foram feitos com as cores da bandeira brasileira. 

Além disso, o espetáculo contou com as participações especiais de Anitta (cantora brasileira mais popular internacionalmente na atualidade) e Pabllo Vittar (drag queen mais seguida do mundo nas redes sociais). 

Em junho, quando o filme \”Motel Destino\” estreou em Cannes, elenco e diretor do filme dançaram a canção \”Coração\”, do grupo Aviões do Forró. 

Brazilcore na arquitetura 

Na arquitetura, o reconhecimento também é internacional. Em 2023, o Pavilhão Terra, com curadoria de Gabriela de Matos e Paulo Tavares, levou o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza

Já no país, a retomada de revestimentos e decoração típica brasileira é o que mostra como o Brazilcore está no auge. Veja algumas sugestões: 

Cordel 

Revestimento cerâmico Cordel, da linha Decora Design, traz desenhos que simbolizam a Região Nordeste 

Desde sua criação, a Pointer evoca brasilidade. Seus revestimentos evocam matérias-primas, texturas e desenhos que compõem o Brazilcore em sua essência. Um desses exemplos é o Cordel, da linha Decora Design, uma homenagem ao Nordeste. 

O cordel é um tipo de literatura típica nordestina. É um folheto com poemas e textos escritos em forma de rima. O Cordel assim aparece: com desenhos que transmitem o que há de mais tradicional na região. 

Linha Tropicalia 

Revestimento Deck Ilhéus Cedro, da linha Tropicalia, traz frescor e natureza para o piso 

Com revestimentos que reproduzem madeira, a linha Tropicalia traz a brasilidade para as áreas interna e externa. Enquanto a madeira é um bom isolante térmico, a cerâmica é ideal para locais mais quentes. A superfície não retém calor e consegue manter o ambiente mais fresco mesmo quando há alta incidência de sol em sua direção. 

Linha Atol 

Revestimentos Atol Patacho, Atol Maragogi e Atol Milagres, da linha Atol, foram elaborados para piscinas 

Outros revestimentos que simbolizam o Brazilcore são os da linha Atol. Desenvolvida para piscinas, ela conta com três opções inspiradas em pontos paradisíacos de Alagoas, estado que é a casa da Pointer — Patacho, Maragogi e Milagres. 

Como você viu, o Brazilcore está em alta — e você pode ter essa estética em casa, incluindo nos revestimentos. Nascida no Brasil e apaixonada pelo Nordeste, a Pointer traz, nos mínimos detalhes, a brasilidade para a sua decoração. E se você deseja encontrar seu revestimento dos sonhos, use o Localizador de Produtos!