Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Faça você mesmo: passo a passo para criar almofadas decorativas

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Já pensou em fazer suas próprias capas para almofada? Além de serem um charme e darem aquele toque especial ao ambiente, as almofadas decorativas DIY podem ser totalmente personalizadas e têm um custo bem mais baixo do que as compradas prontas.

Gostou da ideia? Então acompanhe nosso passo a passo e divirta-se!

107657-faca-voce-mesmo-passo-a-passo-para-criar-almofadas-decorativas

Materiais necessários

Confira abaixo o que você vai precisar para confeccionar uma almofada. Se quiser fazer várias, é só multiplicar a lista:

  • 1 m do tecido de sua preferência;
  • 1 enchimento para almofada de aproximadamente 50×50 cm.
  • 5 colchetes de pressão;
  • 2 linhas de cores diferentes;
  • agulha e alfinetes;
  • lápis;
  • tesoura;
  • régua ou fita métrica;
  • ferro de passar roupa.

A escolha do tecido, claro, fica a seu critério. É importante ressaltar que uma das linhas vai aparecer do lado de fora da almofada, por isso ela deve ter a mesma cor do pano ou um tom que combine com a estampa.

103838-faca-voce-mesmo-passo-a-passo-para-criar-almofadas-decorativas

Passo a passo da costura

Antes de começar, não se esqueça de lavar e passar o pano que você comprou pelo menos uma vez. Isso evita que ele encolha depois que a almofada estiver pronta!

  1. Usando a régua ou fita métrica, meça dois quadrados de 50×50 cm no tecido.
  2. Corte com a tesoura, tomando o cuidado de deixar bem reto.
  3. Dobre as bordas do tecido cerca de 0,5 cm para dentro (do lado estampado em direção ao avesso), prendendo com alfinetes.
  4. Passe essas beiradas dobradas com o ferro para marcar.
  5. Depois de repetir com os dois quadrados, coloque um sobre o outro e confira se estão do mesmo tamanho, corrigindo se necessário.
  6. Sem retirar os alfinetes, costure as bordas grosseiramente com uma linha bem aparente. Isso se chama “alinhavo” e serve apenas para segurar o pano no lugar.
  7. Com a ajuda de uma máquina de costura ou à mão mesmo, costure (agora para valer) as bordas, com pontos pequenos e usando a linha que combina com a estampa.
  8. Remova a primeira costura grosseira.
  9. Repita com o outro quadrado.

Até aqui, seus dois quadrados devem ter um lado estampado, marcado apenas pelos pontos da linha, e o avesso com as abas da dobra aparecendo.

  1. Coloque um quadrado sobre o outro, com o avesso para fora, e costure grosseiramente de novo, pregando-os. Faça a costura sobre as bordas, passando a agulha por todas as quatro camadas de tecido.
  2. O próximo passo será costurar (à máquina ou à mão) um lado da almofada no outro, com a linha adequada. Mas atenção: você só vai fazer isso em três das laterais, deixando uma abertura para inserir o enchimento.
  3. Quando estiver pronto, remova a primeira marcação grosseira com a tesoura.

Sua almofada está quase concluída! O próximo passo será pregar os colchetes para fechá-la. Nessa etapa, continue trabalhando pelo avesso.

  1. Dobre a capa de almofada em quatro partes, com a parte aberta para cima. Faça a marcação com o ferro.
  2. Usando a linha permanente, pregue todos os colchetes machos na borda aberta da capa de almofada, sobre as três marcas deixadas pelo ferro e nas duas pontas.
  3. Repita o passo anterior, do outro lado, pregando os colchetes fêmeas.

Pronto: agora é só virar a capa do lado certo, passá-la novamente, colocar o enchimento e fechar!

Como usar as almofadas decorativas

Você já pode exibir seu trabalho com todo orgulho em casa: é só escolher onde as almofadas vão ficar mais bonitas: em cima da cama, no sofá, no cantinho de leitura, na poltrona do escritório… Lembre-se de combinar a paleta de cores, as estampas e o tipo de tecido com o visual do cômodo.

107658-faca-voce-mesmo-passo-a-passo-para-criar-almofadas-decorativas

Coloque-as com a abertura para baixo ou para trás e lave-as sempre que precisar (de preferência no tanque, já que foram feitas manualmente), retirando o enchimento antes.

Ficou com vontade de colocar a mão na massa e confeccionar suas próprias almofadas decorativas com o nosso guia? Compartilhe essa ideia nas redes sociais e chame seus amigos para fazer também!