Faça você mesmo: passo a passo para criar almofadas decorativas
Tendências de DecoraçãoJá pensou em fazer suas próprias capas para almofada? Além de serem um charme e darem aquele toque especial ao ambiente, as almofadas decorativas DIY podem ser totalmente personalizadas e têm um custo bem mais baixo do que as compradas prontas.
Gostou da ideia? Então acompanhe nosso passo a passo e divirta-se!
Materiais necessários
Confira abaixo o que você vai precisar para confeccionar uma almofada. Se quiser fazer várias, é só multiplicar a lista:
- 1 m do tecido de sua preferência;
- 1 enchimento para almofada de aproximadamente 50×50 cm.
- 5 colchetes de pressão;
- 2 linhas de cores diferentes;
- agulha e alfinetes;
- lápis;
- tesoura;
- régua ou fita métrica;
- ferro de passar roupa.
A escolha do tecido, claro, fica a seu critério. É importante ressaltar que uma das linhas vai aparecer do lado de fora da almofada, por isso ela deve ter a mesma cor do pano ou um tom que combine com a estampa.
Passo a passo da costura
Antes de começar, não se esqueça de lavar e passar o pano que você comprou pelo menos uma vez. Isso evita que ele encolha depois que a almofada estiver pronta!
- Usando a régua ou fita métrica, meça dois quadrados de 50×50 cm no tecido.
- Corte com a tesoura, tomando o cuidado de deixar bem reto.
- Dobre as bordas do tecido cerca de 0,5 cm para dentro (do lado estampado em direção ao avesso), prendendo com alfinetes.
- Passe essas beiradas dobradas com o ferro para marcar.
- Depois de repetir com os dois quadrados, coloque um sobre o outro e confira se estão do mesmo tamanho, corrigindo se necessário.
- Sem retirar os alfinetes, costure as bordas grosseiramente com uma linha bem aparente. Isso se chama “alinhavo” e serve apenas para segurar o pano no lugar.
- Com a ajuda de uma máquina de costura ou à mão mesmo, costure (agora para valer) as bordas, com pontos pequenos e usando a linha que combina com a estampa.
- Remova a primeira costura grosseira.
- Repita com o outro quadrado.
Até aqui, seus dois quadrados devem ter um lado estampado, marcado apenas pelos pontos da linha, e o avesso com as abas da dobra aparecendo.
- Coloque um quadrado sobre o outro, com o avesso para fora, e costure grosseiramente de novo, pregando-os. Faça a costura sobre as bordas, passando a agulha por todas as quatro camadas de tecido.
- O próximo passo será costurar (à máquina ou à mão) um lado da almofada no outro, com a linha adequada. Mas atenção: você só vai fazer isso em três das laterais, deixando uma abertura para inserir o enchimento.
- Quando estiver pronto, remova a primeira marcação grosseira com a tesoura.
Sua almofada está quase concluída! O próximo passo será pregar os colchetes para fechá-la. Nessa etapa, continue trabalhando pelo avesso.
- Dobre a capa de almofada em quatro partes, com a parte aberta para cima. Faça a marcação com o ferro.
- Usando a linha permanente, pregue todos os colchetes machos na borda aberta da capa de almofada, sobre as três marcas deixadas pelo ferro e nas duas pontas.
- Repita o passo anterior, do outro lado, pregando os colchetes fêmeas.
Pronto: agora é só virar a capa do lado certo, passá-la novamente, colocar o enchimento e fechar!
Como usar as almofadas decorativas
Você já pode exibir seu trabalho com todo orgulho em casa: é só escolher onde as almofadas vão ficar mais bonitas: em cima da cama, no sofá, no cantinho de leitura, na poltrona do escritório… Lembre-se de combinar a paleta de cores, as estampas e o tipo de tecido com o visual do cômodo.
Coloque-as com a abertura para baixo ou para trás e lave-as sempre que precisar (de preferência no tanque, já que foram feitas manualmente), retirando o enchimento antes.
Ficou com vontade de colocar a mão na massa e confeccionar suas próprias almofadas decorativas com o nosso guia? Compartilhe essa ideia nas redes sociais e chame seus amigos para fazer também!