Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

8 dicas para decorar a casa gastando pouco

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Nossa casa é um espaço de conforto, descanso e lazer, portanto merece atenção especial. Para receber amigos, descansar após um longo dia de trabalho ou simplesmente curtir o lar com a família, uma boa decoração é indispensável.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, é possível decorar a casa gastando pouco. Se você pesquisar, planejar e investir em ideias diferenciadas, poderá reformular diversos ambientes sem prejudicar o orçamento.

Quer saber como? Então, continue com a gente e mãos à obra!

1. Investigue os brechós

Os brechós são excelentes opções para economizar na hora de decorar a casa. Além de venderem a baixos preços, costumam ter peças únicas e exclusivas. Quer jeito melhor de deixar seu lar verdadeiramente com a sua cara?

Muitos móveis e objetos de decoração encontrados em brechós foram parar lá porque seus antigos donos se mudaram, ou porque não tinham mais a ver com o lar original. Faça algumas visitas e verá como é fácil encontrar peças de alta qualidade ou itens com pouco tempo de uso.

2. Invista em uma decoração minimalista

Decorar gastando pouco

Quando falamos em decoração, muitas pessoas imediatamente pensam em mudanças extravagantes, obras de arte, tapetes finos, móveis de luxo… Ou seja, apenas itens caros que, no fundo, não se encaixam de verdade no estilo da maioria das pessoas.

Portanto, nada de se intimidar diante de uma tarefa que pode parecer difícil. Que tal investir no estilo minimalista para decorar a casa gastando pouco? O tema traz uma elegância discreta e confortável aos ambientes e requer poucos objetos e móveis, o que diminui os gastos.

O importante aqui é escolher itens certeiros, que criarão uma harmonia com os outros elementos e com a cor das paredes do cômodo. Combine tons discretos nas grandes superfícies, invista em móveis multifuncionais e decore com poucos objetos.

Uma simples prateleira de livros, por exemplo, pode ser o grande destaque de uma sala: além de enfeitar, mantém o cômodo organizado ao guardar diferentes pertences e acessórios dos moradores.

3. Use luminárias e mangueira luminosa
decorar gastando pouco

É possível encontrar uma grande variedade de modelos de luminárias de mesa e abajures a preços baixos. Leves e versáteis, esses equipamentos podem ser transportados facilmente e dão um toque especial a qualquer espaço.

Se você já tem algum exemplar em casa, melhor ainda. Para um efeito impactante na decoração, o ideal é incluir mais de um ponto de luz no mesmo ambiente. Disponha, por exemplo, um abajur de piso ao lado do sofá e pequenas luminárias dentro dos nichos de parede ou sobre os móveis da sala.

A combinação criará jogos de luz e sombra que transmitem aconchego e elegância ao cômodo. Outra opção interessante está na mangueira de LED, que pode ser usada para iluminar rodapés, sancas e escadas da casa.

4. Repare peças antigas de mobiliário

Decorar gastando pouco

Móveis velhos podem ser aproveitados nas residências mais modernas. Com simples trabalhos de reforma, é possível fazer com que uma peça antiga seja reinserida na decoração. Confira opções para renovar a mobília:

Pintura

Se você gosta de simplicidade, experimente pintar peças antigas com cores neutras, como branco ou bege. Caso contrário, aposte em tons vivos, como amarelo, pink, vermelho ou azul-turquesa. Os móveis coloridos continuam em alta e são bem-vindos em diferentes estilos decorativos.

Estofamento

Que tal substituir o estofamento desgastado de um móvel antigo por espumas e tecidos novinhos em folha? Além de recuperar a funcionalidade da peça, esse trabalho permite que você cubra assentos e encostos com cores e estampas mais atuais.

Móveis com superfícies duras e frias (geralmente os de ferro e madeira) também podem ficar mais confortáveis com um trabalho de estofamento. Aproveite para revestir bancos e cadeiras velhas com tecidos macios e, de quebra, ganhar peças únicas.

5. Pratique a reciclagem para decorar a casa gastando pouco
decorar gastando pouco

Outra ótima ideia para gastar pouco na decoração é investir na reciclagem. Além da economia, isso também fará com que você exercite a criatividade e, de quebra, ajude o meio ambiente.

Transforme garrafas de vinho, cerveja ou refrigerante em suportes para velas ou enfeites de flores. Para cobrir os rótulos, você pode colar corda de sisal ou barbante colorido diretamente sobre o vidro.

Quer trocar o sofá? Monte um baratinho com pallets! Eles podem ser encontrados em depósitos de feiras, mercados ou até mesmo nas ruas. Para customizar, basta lavar, lixar e pintar cada peça com tinta na cor de sua preferência. Depois, é só empilhar na altura desejada e cobrir a base com um colchão macio e almofadas.

Mais uma opção de reciclagem é reaproveitar louças antigas ou trincadas para plantar temperos e/ou mudas de suculentas. Esses arranjos são pequenos e podem ser mantidos em qualquer cantinho da casa.

A lista de possibilidades não acaba aqui, então aproveite para pesquisar ideias que tenham a ver com seu estilo. Quem sabe você não descobre novos talentos e hobbies ao decorar o próprio lar com itens exclusivos?

6. Abuse dos retratos e quadros

Decorar gastando pouco

Itens atrativos, como retratos e quadros, são excelentes para decorar paredes e mudar os ares dos ambientes. Além disso, esses objetos são capazes de agregar mais personalidade a qualquer residência.

Fotos das pessoas que você ama podem ser dispostas de diversas maneiras criativas, seja em forma de varais com prendedores bacanas, apoiadas sobre os móveis ou cobrindo uma parede inteira, por exemplo.

Quadros coloridos ou posters — com ilustrações de filmes, bandas, artistas ou paisagens — imprimem a casa com os interesses e gostos de seus moradores, deixando o lar cheio de originalidade.

7. Renove as paredes dos ambientes

Decorar gastando pouco

Pintar é trabalhoso e papéis de parede são caros. Uma alternativa mais em conta é renovar as paredes com adesivos ou até mesmo com papel contact. Além de terem custo acessível, esses materiais são fáceis de encontrar e aplicar, portanto não demandam a contratação de um profissional.

Com diversos temas e padrões, os adesivos darão vida nova e elegância ao ambiente. Já o papel contact é uma excelente maneira de inovar na decoração dos azulejos da cozinha ou do banheiro. Há opções com cores lisas e outras estampadas, para você decorar do seu jeito.

A parede deve ser lisa e plana para receber o adesivo ou papel contact. Portanto, se a superfície tem marcas de buracos, fissuras ou algum tipo de textura, é necessário prepará-la antes. Para isso, você pode usar gesso ou massa corrida e, então, fazer o acabamento com auxílio de uma lixa.

Aplique o papel ou adesivo sobre a parede seca e limpa, e remova os interruptores para facilitar o trabalho. Nunca trabalhe sobre superfícies que apresentam manchas de gordura, mofo ou sinais de infiltração, pois isso só mascara o problema e desperdiça material decorativo.

8. Troque os revestimentos da casa

Decorar gastando pouco

Trocar os materiais usados no acabamento da mobília ou no revestimento de superfícies é uma boa maneira de repaginar o visual da casa sem gastar muito. Com uma pesquisa nas melhores lojas, você com certeza encontrará peças que aliam beleza a preços acessíveis.

Antes de escolher um revestimento específico, tente imaginar como ele ficará no cômodo para garantir que sua estampa, cor ou textura não entre em conflito com o estilo do ambiente.

Viu só? Com criatividade, é possível decorar a casa gastando pouco e deixar cada cômodo com a sua cara. Além de seguir as dicas acima, aproveite para mudar a disposição dos móveis de tempos em tempos e, dessa forma, renovar o visual.

Se gostou das dicas, curta a página da Pointer no Facebook e no Instagram. Assim, você consegue acompanhar todas as novidades!