Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decoração de são joão

10 ideias do Pinterest para decoração de festa junina

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Junho chegou e com ele as deliciosas festas juninas. Quitutes saborosos, música boa, fogueira e muita diversão. Com a pandemia de Covid-19, contudo, as típicas celebrações tiveram que ser modificadas. Mas, mesmo em casa, é possível curtir esse momento – e nada melhor para entrar no clima de “arraiá” do que uma bela decoração de festa junina.

Inspirações para decoração de festa junina

É possível enfeitar a casa para curtir os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Para ajudar, nós separamos algumas ideias incríveis de decoração de festa junina que encontramos no Pinterest.

Vem ver como é fácil montar uma festinha super bacana em casa mesmo e não deixar esse momento especial em branco!

1. Balões no pergolado

decoração de festa junina

A área externa pode ficar mais divertida com alguns detalhes coloridos, como os balões de tecido ou papel (Imagem: Pinterest)

Soltar balões para São João costumava ser uma das festividades juninas. Porém, a prática é perigosa. Mas dá para trazer os tradicionais balões, de tecido ou papel, para a decoração. Adoramos essa proposta da Revista Artesanato no Pinterest, com balões pendurados no pergolado, entre samambaias. Para completar, uma mesa recheada de delícias juninas e flores e almofadas coloridas.

2. Fogueira “de mentirinha”

decoração de festa junina

Uma fogueira com feltro, EVA ou papel é uma forma divertida de trazer o clima de São João para dentro de casa (Imagem: Pinterest)

Impossível falarmos em festa junina sem fogueira, não é? Mas, em apartamento, elas são inviáveis. Apesar disso, é possível trazer esse toque especial com uma fogueira fake. A Revista Artesanato compartilhou essa ideia no Pinterest: uma fogueira com lenha de verdade, mas chama de feltro. Também é possível fazer a chama em EVA ou usando papel crepom ou celofane.

3. Xadrez e bandeirinhas

decoração de são joão

A estampa xadrez e as bandeirinhas são características de qualquer festa junina e não podem ficar de fora do seu décor (Imagem: Pinterest)

Outros itens típicos da decoração de festa junina são as estampas xadrez e as tradicionais bandeirinhas. A boa notícia é que eles são bem fáceis de incorporar em casa. Você pode usar um tecido com estampa em xadrez para fazer o fundo da sua mesa principal e pendurar algumas bandeirinhas sobre ele, como nessa decoração do Pinterest do Tua Casa. Elas podem ser feitas em tecido, feltro, cartolina ou qualquer outro material que você tenha. Algumas casas de festa já vendem as bandeirinhas prontas, é só pendurar. Inclusive, as bandeirinhas podem ser um detalhe diferenciado para o topo do bolo, deixando tudo ainda mais divertido.

4. Detalhes artesanais

inspiração para festa de são joão

Os detalhes artesanais são excelentes para trazer um toque de aconchego e diferenciação a sua decoração de festa junina (Imagem: Pinterest)

O artesanato tem tudo a ver com a decoração de festa junina. Você pode aproveitar itens que já tem em casa, como uma manta de crochê colorida. Outra ideia é montar as bandeirinhas com tecidos mais rústicos, como a juta, e criar alguns detalhes artesanais para enfeitar sua casa, como nessa decoração compartilhada no Pinterest do Tua Casa.

5. Itens personalizados

festa junina

Torne seu “arraiá” único com itens personalizados com o sobrenome da sua família (Imagem: Pinterest)

Que tal deixar sua festa junina em casa ainda mais personalizada? Uma boa ideia é produzir itens que tragam a identidade da sua família, como essa bandeirinha com o sobrenome da família, compartilhada no Pinterest da Reciclar e Decorar. Outra ideia é colocar uma lousa na entrada de casa com alguns dizeres festivos.

6. Fitas coloridas

decoração de festa junina

As fitas e os tecidos coloridos fazem parte da decoração de festa junina e trazem um toque descontraído (Imagem: Pinterest)

Uma boa decoração de festa junina é muito colorida, alegre e divertida, passando o espírito da data. Você pode comprar fitas de cetim de cores diferentes e amarrá-las em um círculo de arame ou de madeira. Depois, é só pendurar esses itens no teto, como nessa inspiração do Pinterest da Etsy. O resultado será muito charmoso e fará a diferença na sua casa.

7. Bolo fake

bolo inspirado em festa de são joão

O bolo fake é fácil de fazer e traz um colorido especial para mesa dos quitutes, surpreendendo os convidados (Imagem: Pinterest)

O bolo fake é aquele de mentira, que é produzido com base em isopor ou papelão. Ele é ótimo para enfeitar a mesa e para tirar várias fotos, já que não corre o risco de derreter nem desmanchar. Que tal criar um desse personalizado para sua festa junina? Basta montar uma base, que pode ser até mesmo em papelão, com caixas de sapato reaproveitadas. Depois, é só colar os itens por cima, como pipoca, bandeirinhas de EVA, pé de moleque e outros detalhes que você tiver em casa, como nessa inspiração do Pinterest do Tua Casa. Não fica um charme?

8. Cactos

decoração de são joão

Enfeitar a entrada de casa, com itens maiores e mais “vistosos”, ajuda a entrar no clima de São João (Imagem: Pinterest)

Se você ama festa junina e quer investir na sua decoração, que tal pensar em algo mais chamativo para a entrada de casa? Olha que ideia divertida com esses cactos gigantes no Pinterest da Revista Artesanato. Eles podem ser feitos em tecido e dentro você pode enchê-los com manta acrílica ou espuma – facilmente encontrados em lojas de armarinho. Os cactos têm a cara da festa junina nordestina!

9. Mesa junina

decoração de são joão

Os detalhes fazem toda a diferença e ajudam a criar um clima especial, como o guardanapo dobrado no formato de bandeirinha (Imagem: Pinterest)

Os detalhes fazem toda a diferença – e não é diferente com a decoração de festa junina. Uma mesa colorida e alguns guardanapos dobrados no formato da bandeirinha são suficientes para trazer o clima de diversão, como mostra o Pinterest do Lar Doce Casa.

10. A caráter

decoração de festa junina

Aproveite a festa junina em casa para deixar todos os membros da família vestidos e maquiados a caráter, pois a diversão será garantida (Imagem: Pinterest)

Nada mais gostoso do que curtir a festa junina vestido a caráter. E não é porque a diversão será em casa que você precisa abrir mão disso. Aproveite para celebrar em família com todo mundo vestido assim. Faça uma maquiagem especial e divirta-se – com certeza as crianças vão amar essa ideia! A inspiração veio do Pinterest do Capitão Zeferino.

Veja mais algumas inspirações de decoração de festa junina que separamos no Pinterest:

Gostou das nossas ideias? Já está pensando na decoração de festa junina para sua casa? Para deixar o seu arraiá muito mais animado, confira a playlist de São João que montamos e boa festa!