Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 locais da casa que exigem pisos antiderrapantes

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Sua casa deve ser um espaço de conforto, paz e segurança para sua família. Mas como manter o lar seguro? Quando se trata desse assunto, pensamos logo em câmeras, alarmes e portões altos. Porém, nem sempre os perigos vêm de fora. Infelizmente, acidentes domésticos são bastante comuns. Há um detalhe muito importante que precisamos considerar: os pisos antiderrapantes.

Eles contam com texturas que oferecem resistência ao escorregamento. Por isso, os pisos antiderrapantes são muito importantes para evitar acidentes e, em determinados ambientes, chegam a ser considerados obrigatórios. Afinal, uma queda no banheiro, por exemplo, pode resultar em uma situação bastante grave.

Para levar segurança para toda a casa, fabricantes como a Pointer oferecem pisos antiderrapantes diferentes. A opção com acabamento mate é ideal para ambientes internos molhados, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Já os pisos com acabamento externo (identificados pela sigla EXT) são os mais indicado para áreas fora da casa. Isso inclui garagem, calçada, varanda e quintal. São revestimentos ainda mais resistentes à ação do tempo e à circulação de pessoas. Entenda mais sobre os pisos antiderrapantes a seguir.

Como funcionam e onde instalar pisos antiderrapantes?

Os pisos antiderrapantes têm uma superfície áspera ou rugosa. Assim, aumentam consideravelmente o atrito com os pés descalços ou com os sapatos conforme caminhamos pela casa. Com isso, eles oferecem uma resistência a escorregões, que acontecem justamente por falta de atrito.

Quer saber quais espaços do seu lar precisam de pisos com resistência ao escorregamento? Então, continue a leitura e prepare-se para a instalação!

1. Banheiro

Não é à toa que escolhemos o banheiro como primeiro item da nossa lista. É nesse espaço que podem acontecer acidentes perigosos, mas que são facilmente evitados a partir da instalação de um piso com acabamento mate, que oferece resistência ao escorregamento.

O perigo do banheiro é a umidade constante do ambiente. Afinal, nesse local há o intenso uso de água, como nos jatos do chuveiro e o vapor que se acumula após banhos longos e/ou quentes.

E o risco é ainda mais alto para idosos. Sem falar que podem sofrer fraturas graves e até mesmo quedas fatais ao escorregar no banheiro. Portanto, garanta pisos antiderrapantes nesse ambiente o quanto antes. Para complementar, conte também com o auxílio de tapetes que tenham a mesma função.

Um ótimo exemplo é Heritage Beige, da linha Classica. Com acabamento mate, ele não escorrega. Além disso, é super elegante porque reproduz mármore. Se você quiser dar uma ideia de continuidade em toda a casa, ainda pode colocar o mesmo piso, mas com acabamento polido, para outras áreas, como a sala e o quarto.

Piso Heritage Beige, da linha Classica, é mate. Ele combina com os lançamentos Catavento Pitanga e Piquet Blanc

2. Calçadas

Fora da casa, a calçada fica exposta ao tempo e pode molhar com a água da chuva ou sujar facilmente com substâncias escorregadias. Para evitar cair e se machucar ao entrar e sair de casa, o ideal é investir em um piso com acabamento externo. Ele pode ser identificado pela sigla EXT.

A diferença é que o acabamento tem textura mais áspera que os revestimentos para áreas internas. Além disso, conta com maior durabilidade para resistir aos efeitos do sol, da chuva, do calor e do frio.

Você encontra diferentes opções de piso para calçada na Pointer. Um bom exemplo é Boulevard Street, da linha Lazer. Essa é uma cerâmica neutra, que combina com diferentes estilos de projeto. Além disso, tem acabamento externo e texturas que ajudam a não derrapar.

Boulevard Street, da linha Lazer, é cerâmica ideal para calçadas

3. Área da piscina

É sempre bom recomendar a todos (especialmente às crianças) que não corram ou andem descalços no entorno da piscina. Ainda assim, é imprescindível instalar um piso com resistência ao escorregamento em toda a área.

Escolha modelos com acabamento externo para garantir não só a segurança, mas também a durabilidade. Ao tomar essa providência, você proporciona um espaço onde todos poderão se divertir e aproveitar o ar livre por mais tempo e, claro, com bem menos chances de se machucar!

Invista também em pisos diferenciados para criar um ambiente personalizado e, além de seguro, esteticamente bonito. O legal da cerâmica é que tem muitos modelos para você escolher, inclusive aqueles que reproduzem outros materiais.

Esse é o caso de Deck Marfim, da linha Lenho, que tem aspecto de madeira e acabamento externo. É uma alternativa bonita e mais durável que a madeira para formar um deck charmoso no entorno da piscina.

Deck Marfim, da linha Lenho, é boa escolha para quem quer um deck na área externa

4. Área de serviços

Este é outro ambiente com constante manipulação de água e substâncias líquidas. Isso inclui produtos de limpeza, que podem cair e causar um acidente grave. Ao instalar um piso com acabamento mate e resistência ao escorregamento na área de serviço, como Stellar Grey, você garantirá mais segurança.

Ele tem acabamento mate, sendo ideal para áreas internas que precisam ser antiderrapantes. Além da área de serviço, esse tipo de revestimento cai bem em banheiros, varandas cobertas e cozinhas, por exemplo. Assim, você faz a manutenção e limpeza da casa sem contratempos.

Acabamento mate do piso Stellar Grey faz dele boa opção para áreas molhadas, como lavanderia

5. Corredores externos

Se o seu lar ou quintal tem corredores externos, é muito importante que eles também recebam pisos antiderrapantes. Não é incomum que passemos por esses espaços com pressa, caminhando rápido ou até mesmo correndo. Isso sem falar nas crianças, que muitas vezes não prestam atenção durante suas brincadeiras.

Outro perigo é a umidade trazida pela chuva, que realça ainda mais o potencial para quedas. Portanto, os corredores externos da sua casa precisam receber um piso que evite acidentes.

Uma boa opção é a versão EXT de Zeppelin Steel. Como tem acabamento externo, pode ser usado não só nos corredores externos, como também no restante do quintal. Além disso, tem versão mate, para aplicar nas áreas internas da casa, mantendo a unidade visual.

Para corredores externos, pisos antiderrapantes com acabamento EXT são ideais. É o caso de Zeppelin Steel, que combina com o lançamento Catavento Azul

Gostou de entender melhor a importância dos pisos antiderrapantes para o seu lar? Então, confira agora mesmo onde encontrar as opções citadas no texto e garanta a segurança da sua casa!