Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Iluminação do ambiente: como deixá-lo mais aconchegante?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A iluminação do ambiente é uma das protagonistas no quesito decoração da casa. Você investiu em roupas de cama aconchegantes, mantas, almofadas no sofás e tapetes confortáveis mas ainda não conseguiu o efeito acolhedor que queria? Pode apostar que a solução está em escolher as luminárias e os abajures certos!

Uma iluminação bem pensada pode valorizar determinados objetos e cômodos da casa, ou ainda esconder algo que não se quer em evidência. É capaz de causar sensações boas e até mesmo ruins, se não for bem planejada. Então, para saber como deixar o ambiente mais aconchegante usando a luz correta, é só continuar a leitura!

76168-iluminacao-do-ambiente-como-deixalo-mais-aconchegante

Saiba escolher entre “frias” e “quentes”

Não estamos literalmente falando sobre temperatura (apesar de, dependendo do tipo de lâmpada,  a iluminação poder deixar o ambiente mais quente). A cor da lâmpada diz se ela é fria, como no caso das brancas fluorescentes, ou quente, como as de cores amareladas.

As lâmpadas frias são mais indicadas para ambientes relacionados a trabalho e atenção, por isso são mais usadas em cozinhas, banheiros e home offices. As amarelas são ideais para quartos e salas de estar.

É por isso que para um maior conforto, não use luzes “frias e duras” nos dormitórios ou ambientes destinados a relaxamento e descanso. Opte pelas “quentes”, de preferência posicionadas de maneira indireta.

Aposte na iluminação indireta

Nada mais desconfortável do que estar num ambiente em que a luz incomode os olhos. Isso pode ser causado por má distribuição ou por contrastes excessivos.

A iluminação indireta prefere pontos de luz espalhados no ambiente, em vez de um foco central de iluminação geral. Isso pode ser feito com abajures, luminárias de chão, spots ou arandelas. Além de trazerem aconchego, ainda são um componente muito importante para uma decoração acolhedora.

Amplie as possibilidades da iluminação do ambiente

Iluminar um ambiente extrapola o uso de luminárias e abajures. Ainda há outros tipos de materiais que trazem resultados bem bacanas. Conheça abaixo alguns deles e suas possibilidades!

A versátil fita de LED

Ótima para destacar detalhes, pode ser instalada em nichos e na parte interna de móveis. Prateleiras (principalmente as de vidro) iluminadas por LED ficam lindas e valorizam o ambiente.

Ela é vendida por metro, é adesiva e adaptável a diferentes tipos de superfície. Essa solução permite dar um destaque especial para coleções, fotos ou objetos de design especial. Ainda pode ser instalada em sancas, corrimãos, rodapés e degraus.

As opções da luz dicroica

É um tipo de luz direcional e intensa. Por isso, normalmente ela é usada como um foco, apontada para locais ou móveis que se deseja destacar. Por proporcionar um efeito superinteressante de luz e sombra, o resultado é capaz de valorizar texturas e volumes, como se usa na técnica wall washing (um “banho de luz” na parede).

Com o posicionamento correto, cria ambientes intimistas e aconchegantes.

A modernidade dos trilhos de iluminação

Os trilhos são barras para fixar no teto ou parede, nas quais são presos spots de luz. A quantidade de spots vai depender do tamanho da barra. Mas o mais bacana dessa ideia é poder direcioná-los para onde você quiser!

É também uma opção superprática para quem não quer colocar forros de gesso nem ter gastos com instalações mais complexas.

Combine luz e decoração

A decoração de uma casa deve ser pensada juntamente à iluminação do ambiente. A luz é uma ótima forma de valorizar seu quadro preferido, aquela parede que recebeu um belo revestimento ou pintura especial.

A luz ainda é capaz de dar o “tom” de cada lugar da casa. Com a iluminação correta, é possível criar espaços que estimulam o relaxamento, ou ainda dar vivacidade e alegria a ambientes dedicados à convivência e ao entretenimento, por exemplo.

Além disso, os abajures e luminárias fazem um par eficiente e bonito com mesas laterais, buffets e aparadores. Escolha cores harmônicas, aposte em contrastes interessantes e combine peças com design charmoso!

Quer ter sempre uma luz para inovar na decoração e nas reformas da sua casa? É só não perder nossas dicas, curta nossa página no Facebook!