Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 segredos para transformar a decoração de pequenos espaços

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

86153-6-segredos-para-transformar-a-decoracao-de-pequenos-espacos

Com o desenvolvimento frenético da área urbana e os preços crescentes dos imóveis, é cada vez mais comum morarmos em lares menores. Aconchegantes e econômicos, esses espaços apresentam desafios particulares quanto à decoração e à organização.

Afinal, como deixar a casa ou apartamento pequeno com a sua cara? Como brincar com estilos e cores sem “entulhar” o ambiente? Como aproveitar ao máximo cada cantinho disponível? Para a decoração de pequenos espaços, o planejamento e a otimização são pontos-chave.

Pensando nisso, no post de hoje nos unimos ao Almoço de Sexta e trouxemos as melhores dicas para a decoração de imóveis compactos. Quer saber como transformar seu pequeno espaço? Então, vem com a gente!

1. Estude a disposição dos móveis no ambiente

É importante que seus móveis não fiquem no caminho uns dos outros, o que dificulta a locomoção e cria “barreiras” visuais, tornando o ambiente claustrofóbico. Para tanto, é preciso conhecer seu imóvel e aceitar seu tamanho reduzido.

Isso mesmo! Muitas vezes, o maior erro que alguém pode cometer na decoração de pequenos espaços é tratá-los como uma casa ou apartamento maior e, assim, encher o ambiente de móveis luxuosos, extravagantes ou enormes — muitas vezes sem utilidade alguma além da estética.

Em um espaço pequeno, os móveis devem ter razão de estar ali. Priorize a facilidade de locomoção e procure deixar áreas livres para que o ambiente possa “respirar”. Lotar o cômodo de coisas cria um efeito bagunçado e sufocante.

Uma excelente solução para esse dilema é investir em peças planejadas. Dessa forma, você vai garantir que cada móvel seja construído de acordo com sua função e com o tamanho disponível para ele. Pense também na utilidade do cômodo em que ele ficará. Isso cria harmonia e organização, algo importante para imóveis compactos.

86155-6-segredos-para-transformar-a-decoracao-de-pequenos-espacos

2. Priorize itens funcionais e móveis inteligentes

Sejam os móveis planejados ou não, é imprescindível que tudo na casa ou apartamento pequeno tenha um emprego bem definido. Para melhorar ainda mais o aproveitamento de espaço, procure investir também em móveis que podem realizar mais de uma função.

Nos banheiros, ocupe o espaço sob a pia com a instalação de um armário acoplado a um espelho. O mesmo vale para escadas com baús nos degraus, camas com gavetões, portas de correr e sofás de canto alemão. Você não precisará de um guarda-roupas tão grande se puder manter os lençóis e cobertores embaixo da própria cama, não é mesmo?

Estantes e prateleiras também otimizam o espaço das paredes. Com essas escolhas, você aproveita ao máximo cada cantinho disponível e, ainda por cima, garante a melhor organização de todos os cômodos e de seu objetos.

3. Faça uso de espelhos em locais estratégicos

Os espelhos são famosos aliados na decoração de pequenos espaços. Eles trazem a sensação de amplitude aos ambientes compactos, tornando-os mais leves e aconchegantes.

Portanto, invista neles sem medo nas portas dos armários e dos guarda-roupas. Mas não fique só nisso! Os espelhos também podem agir como objetos de decoração e, assim, dar as caras nas paredes da sala de estar ou de jantar, por exemplo. Dessa forma, além de embelezar o ambiente, os espelhos ajudam a torná-lo mais amplo.

Os espelhos também são excelentes para otimizar a entrada de luz em cada cômodo. O ambiente já recebe bastante luz natural? Então, a claridade extra proporcionada pelos espelhos maximizará esse efeito. Já os cômodos pouco iluminados serão fortemente beneficiados com a iluminação acentuada pelos espelhos.

Entretanto, não exagere! Enfiar espelhos em todo canto da casa não é agradável em termos estéticos, não é? O segredo é colocá-los em pontos estratégicos para, assim, otimizar seus efeitos benéficos.

Espelhos em excesso nos cômodos em que passamos muito tempo, como o quarto, podem incomodar bastante. A sala de jantar, por sua vez, pode ganhar até mesmo uma parede inteira de espelho. Nos corredores ou mesmo na sala de estar, pequenos espelhos decorativos, com molduras bonitas, podem dar muito certo.

86152-6-segredos-para-transformar-a-decoracao-de-pequenos-espacos

4. Entenda a influência da iluminação

Em ambientes pequenos, a principal função da luz é acentuar o que é mais importante em cada espaço da casa, criando uma hierarquia entre os móveis e objetos. Com isso, o cômodo fica organizado e elegante.

Além disso, lugares escuros parecem ser ainda menores. Portanto, valorize também a iluminação natural recebida por sua casa. Janelas grandes e bem abertas deixarão o ambiente muito aconchegante.

Mas, se isso não for possível, a iluminação artificial pode chegar por meio de lustres ou lâmpadas instaladas nas paredes e no teto. Cuidado com o uso excessivo de abajures e similares, para não atulhar ainda mais o ambiente.

5. Defina a personalidade do ambiente

Como já deu para perceber, o planejamento é fundamental para a decoração de ambientes pequenos. Isso vai permitir que você escolha cada peça com cuidado, evitando adquirir móveis e objetos inúteis e/ou que não se encaixam com o restante do cômodo.

Na hora de pensar na decoração de ambientes pequenos, uma das maiores dúvidas é justamente quanto à possibilidade de manter sua personalidade e estilo próprios no meio de todas essas dicas para aprimorar o espaço. Sim, é possível!

Por isso mesmo é tão importante pensar bem no que você quer fazer em cada cômodo. Dessa forma, poderá escolher os itens de acordo com seu estilo, e definir a personalidade do ambiente antes de começar a montá-lo ou reformulá-lo.

86154-6-segredos-para-transformar-a-decoracao-de-pequenos-espacos

6. Escolha as cores e tons para os revestimentos

Tons claros e neutros trazem iluminação e amplitude ao ambiente. Portanto, para espaços pequenos, o interessante é escolher uma cor neutra (como branco, bege ou cinza claro) e utilizá-la como base para o cômodo.

A partir dessa cor predominante, que será a responsável por fazer o cômodo parecer maior, você poderá compor o restante dos itens com cores mais fortes, especialmente para os ambientes decorativos. Invista sem medo no verde, que remete à natureza e surge como uma grande tendência em 2017.

O mesmo vale para os pisos. Escolha revestimentos lisos e claros, sem desenhos ou excesso de texturas. Isso permite que os cômodos conversem melhor entre si, criando uma sensação de continuidade e amplitude por todo o imóvel.

E então, pronto para colocar em práticas as nossas dicas para a decoração de pequenos espaços? Seu lar vai ficar incrível!

Para mais sugestões de arquitetura e decoração, visite o Almoço de Sexta e confira todo o conteúdo imperdível do blog!